Conheça tudo sobre a anchova, um dos peixes mais saborosos do mundo!
Embora sejam peixes tão pequenos, as anchovas são extremamente saborosas. Para dar sabor a um molho, por exemplo, tudo o que você precisa usar é apenas uma anchova. E, apesar do sabor forte, oferecem inúmeros benefícios à saúde na forma de ácidos graxos essenciais, proteínas e outros nutrientes.
Desde os tempos clássicos, a anchova tem sido usada para realçar os sabores de pratos de todo o mundo. Na Rússia, ela é consumida quando defumada; no Oriente médio, ela é melhor servida seca, e, no sudeste da Ásia, é triturada e transformada em um molho picante de peixe. E essas são apenas algumas voltas pelo mundo.
Que tal conhecer algumas curiosidades da anchova?
Conhecida por sua coloração azulada, corpo comprido e alongado, e uma cabeça grande, as anchovas também são um tipo de peixe com hábito de migração. Amam viajar, e, por dia, chegam a nadar de 6 a 8 km.
Outra curiosidade sobre as anchovas é que elas atacam cardumes inteiros durante essas migrações. Alguns especialistas, inclusive, acreditam que elas abatem mais animais do que o necessário para sua alimentação.
Como um peixe de águas tropicais e subtropicais, podem ser facilmente encontradas no Atlântico Leste, em países como a África do Sul e Portugal, passando pelo Mar Negro, Mediterrâneo, Ilhas Canárias e Madeira. Já no Atlântico Ocidental, é encontrada no Canadá, Bermudas e Argentina. No oceano Índico também é possível localizá-las na Austrália, Madagascar, sudoeste da Índia, e Península Malaia. E, por último, no sudoeste pacífico da Nova Zelândia.
Benefícios das Anchovas para a saúde
As anchovas têm vitaminas e minerais que proporcionam grandes benefícios à saúde. Elas são mais conhecidas por serem fontes de ômega-3, que promove a saúde do cérebro e do coração. Além disso, têm 31 microgramas (MCG) de selênio, que, quando ingerido regularmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer.
As anchovas também são uma excelente fonte de niacina, vitamina b12, cálcio, potássio e vitamina A. Elas são carregadas de proteínas capazes de ajudar seu corpo a reparar tecidos, criar massa muscular e aumentar o metabolismo.
Para incentivar o seu consumo, conheça essa receita maravilhosa de Anchovas no forno
Antes de te ensinar a preparar esse prato delicioso, saiba como escolher corretamente a sua anchova: sempre preste muita atenção aos rótulos e a todas as informações a respeito. Os métodos de conservação podem ter um impacto significativo no sabor. Isso também pode afetar a nutrição, pois algumas abordagens aumentam o teor de gordura ou sódio. Sabores mais fortes podem ser encontrados em anchovas armazenadas em potes em vez de latas.
Agora, vamos à receita:
Você irá precisar de:
4 anchovas limpas
3 tomates
3 cebolas
2 limões
1 maço de endro
1 maço de coentro ou cheiro verde
Azeite de oliva
Sal
MODO DE PREPARO
Para preparar, você deve começar fazendo alguns cortes nas anchovas. Esse truque simples serve para o peixe assar mais rápido e o tempero penetrar bem. Polvilhe sal por dentro e fora. Feito isso, esprema o suco de um limão sobre elas, e corte o outro em rodelas e coloque na barriga do peixe, com metade das ervas que irá utilizar.
Em um refratário, unte e coloque uma camada de rodelas de cebola e tomate. Coloque as anchovas por cima e regue com azeite a gosto, finalizando com as ervas restantes nos cortes do peixe. Dessa forma, você irá garantir que o seu peixe tenha todos os sabores e fique delicioso!
Se quiser utilizar outros legumes, coloque-os do lado do peixe para ser assado em simultâneo.
Asse em forno preaquecido a 180 °C de 40 a 45 minutos, ou até o peixe estar pronto. Lembrando que as anchovas devem ficar macias e não ressecadas. Atingiu essa consistência? Agora é só servir!
Gostou de conhecer mais sobre esse peixe pequeno e extremamente saboroso? Então garanta agora mesmo a sua anchova aqui na Banca do Ramon!