As frutas desidratadas são a escolha certa para quem precisa de um lanche rápido no meio da tarde, muitas vezes só são lembradas durante o natal e ano novo. Contudo, o consumo regular destes alimentos podem trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Muito saborosas, elas são aquelas frutas que perderam sua água através da desidratação ou secagem e, ainda assim, mantêm seu valor nutritivo. Uma opção saudável para variar no cardápio e acrescentar benefícios à saúde!
Mas por que incluir as frutas desidratadas na alimentação?
Além de ricas em fibras, antioxidantes, potássio, magnésio, cálcio, vitaminas, ferro, entre outros, é recomendável consumir frutas desidratadas para garantir o bom funcionamento do organismo e eliminar toxinas, prevenindo doenças.
Entretanto, é importante não confundir a fruta desidratada com a fruta cristalizada. Pois na fruta cristalizada, além de retirar a água, elas recebem açúcar na sua composição. Já na fruta desidratada, em seu processo de secagem a água é retirada e apenas o açúcar presente da própria fruta se mantém.
Podemos dividir as frutas desidratadas em duas categorias:
Frutas secas como os abacaxis, morangos, bananas, mangas, uvas, figos e outros;
Frutas oleaginosas como os amendoins, nozes, castanhas, pecans, pistaches entre outras oleaginosas.
Além de deliciosas, as frutas desidratadas podem ser consumidas de formas variadas. Além da forma natural, elas acompanham muito bem sobremesas, pratos salgados e saladas. E você que não é um fã de pratos agridoces, pode aproveitar os benefícios que esta iguaria te trás, como por exemplo:
As frutas secas contêm mais fibras do que a mesma quantidade de porção das suas versões in natura. As fibras agem diretamente no sistema digestivo, contribuindo para um bom funcionamento e garantindo uma maior saciedade ao ser consumida. Elas também ajudam a prevenir a obesidade, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Por serem antioxidantes, algumas frutas secas, como tâmaras e figos, são excelentes fontes para o corpo. Polifenóis vegetais (um dos antioxidantes), por exemplo, são usados no combate às doenças cardíacas, câncer, osteoporose, diabetes e doenças neurodegenerativas.
Como quase toda água é retirada dos frutos secos, os nutrientes presentes são condensados num pequeno volume. Damascos, passas, ameixas e figos, por exemplo, contêm grandes quantidades de beta caroteno, vitamina E, ferro, magnésio, potássio e cálcio.
As frutas secas possuem muito pouco ou nenhuma gordura. Contudo, contém um número mais alto de calorias, tornando- se uma fonte rápida e natural de energia e uma forma saudável de ganhar peso.
Agora que sabemos todos os benéficos destas deliciosas fontes de energia e benefícios, que tal conferirmos algumas na Banca do Ramon, onde se encontram a maior variedade de frutas desidratadas para o seu dia-a-dia?