Separamos algumas dicas para você que é a amante de um bom vinho montar a combinação perfeita
É impossível negar que o vinho é uma bebida universal e que tem milhares de amantes pelo mundo todo. Nada melhor do que uma taça depois de um dia cansativo ou em um jantar romântico, não é mesmo?!
Contudo, existem momentos em que o vinho não cai bem com aquele tipo de comida ou petisco… e certamente, se você é um amante de vinho que tem um nível de conhecimento iniciante, já passou por isso.
Mas fique tranquilo! Você não precisa aprender a degustar e identificar todas as nuances e notas de um rótulo, antes de servi-lo com tal comida. Se você souber harmonizá-lo com o prato ou a entrada certa, pode ter certeza que a sua experiência, e a de quem você decidir compartilhar, será inesquecível!
Você pode até achar que fazer essa combinação é uma tarefa muito difícil, mas te garantimos que isso não é nenhum bicho de sete cabeças e que com um pouquinho de pesquisa (e prática) você conseguirá fazer ótimas combinações.
E hoje, vamos começar a te ajudar a se introduzir nesse universo tão diversificado e delicioso que é o da harmonização de vinhos. Continue aqui com a gente!
Queijos e Vinhos
Não poderíamos começar a falar desse tema se não fosse pelo par ideal dos vinhos: os queijos!
Um segredo para escolher quais queijos que combinam com quais vinhos, é pensar que existe uma harmonia entre acidez e o sabor do vinho e a gordura e consistência da comida. E esse equilíbrio deve ser respeitado.
Para montar uma mesa linda e deliciosa de queijos e vinhos, o primeiro passo é escolher os tipos de queijo (entre centenas disponíveis) que você vai servir. Mas, não se desespere! Você não precisa escolher todas as opções, ou investir naqueles que nem conhece, somente por ter ouvido que ele é mais sofisticado ou que combina com vinho tal. Opte por tipos de queijos que você gosta e que trazem prazer ao seu paladar.
Na hora de harmonizar, pense sempre nas características do queijo e do vinho e tente associá-las para combinar. Algumas dicas para você não esquecer:
– Lembre-se sempre de buscar combinações de produtos equivalentes, para que um sabor não anule o outro. Exemplo: Queijos mais leves e moles pedem vinhos mais suaves. Já vinhos mais encorpados vão super bem com queijos de textura mais dura.
– Queijos mais “gordurosos” são perfeitos para servir com vinhos mais ácidos, pois um equilibra as características do outro. Já queijos com mais tempo de maturação, normalmente com aroma e sabor mais forte, pedem vinhos de igual intensidade.
– Outra dica de ouro é: aqueles queijos mais salgados ou amargos tendem a tornar as notas e nuances dos vinhos tintos mais perceptíveis e desagradáveis. Por isso, pra esse grupo de queijos, o ideal é servir com vinho branco ou espumante.
Depois de com toda essa teoria, chegou a hora de pensar na prática!
Quais queijos escolher para combinar com quais vinhos?
Veja nossa sugestão para você combinar sem erro:
Queijo mais nobres com massa cremosa, como o Brie combinam com vinhos brancos, como o de uva Chardonnay, ou vinhos tintos mais leves, como Pinot Noir ou Merlot.
Já um queijo como o Gorgonzola, que tem um sabor mais forte, fungos, massa cremosa, macia, e levemente quebradiça, a sugestão é fazer uma harmonização de contraste. Ou seja, equilibrar o sabor salgado e intenso do queijo com a doçura do vinho do Porto, por exemplo.
Agora, para harmonizar com um dos queijos mais consumidos do mundo, o Provolone. A melhor opção são os vinhos tintos de corpo leve ou médio e com uma acidez mais forte, para equilibrar a gordura. Vinhos como o Bordeaux, o Cabernet Sauvingnon e Merlot, são a escolha certa.
E aquele delicioso Parmesão? Vai bem com o que? Com vinhos tintos de corpo médio ou mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon e Barolo, são perfeitos para sustentar seu sabor pronunciado e o alto teor de gordura.
Combinar vinhos com embutidos e carnes
Agora que já explicamos mais sobre o “par perfeito” queijo e vinho, vamos te dar mais algumas opções de harmonização entre vinhos, carnes e embutidos.
Tábua de frios
Quem aprecia frios e embutidos sabe que, muitas vezes, eles são servidos de maneira mesclada em uma tábua. Afinal, essas iguarias são tão deliciosas, que experimentar somente um tipo de cada vez chega a ser um desperdício! Mas e nessas horas, com qual vinho a harmonização será perfeita, visto que há uma mescla de embutidos?
Aqui, mais uma vez, a regra da acidez prevalece. Porém, opte por vinhos mais leves e ácidos como os Dolcetto ou Lambrusco.
Carnes
A combinação de carnes e vinhos é mais fácil do que se imagina, mas merece um texto inteiro sobre eles, devido a quantidade de cortes e derivações.
Mas, em regras gerais, cortes de carnes vermelhas casam com tipos de vinhos diferentes. Por exemplo, para filés, você pode procurar um vinho tinto Pinot Noir. Para o contrafilé, busque um Cabernet ou um Syrah. E para filé da costela, procure Cabernet ou Chianti. Outros cortes de carne vermelha combinam bem com um vinho tinto Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Já as carnes brancas, como peixes, frangos e porco, geralmente harmonizam bem tanto com vinhos brancos quanto com tintos leves. Vinhos tintos de corpo médio como o Merlot, ou mais leves como o Pinot Noir ou até mesmo com vinhos espumantes, são as melhores escolhas.
Depois de todas essas dicas ficou ou não ficou mais fácil não se desesperar na hora de preparar as combinações para aquele jantar especial ou celebração com os amigos e família?
E, se estiver faltando aquele vinho especial, ou queijo, embutido ou carne perfeitos, ou até mesmo outras especiarias para montar o seu menu, o nosso site está repleto de opções para tornar esse momento ainda mais especial e delicioso. Clique aqui e veja a nossa loja completa.