Para os cristãos, a Páscoa é a mais importante das datas cristãs. Comemorada em todas as partes do mundo simbolizando alegria, recomeço, nova vida e sentido do sacrifício, a ressurreição de Jesus Cristo.
O Peixe na Páscoa é uma das representações que simbolizam a vida e a fé das pessoas em Jesus Cristo. Os primeiros cristãos já incluíam o peixe entre os símbolos das suas crenças, e assim é usado até hoje.
Salmão
Considerado uma carne extremamente saudável, por causa de sua concentração de ômega-3, uma gordura que faz bem ao coração, o salmão se torna um dos tipos de peixes favoritos de quem opta por servir um prato mais sofisticado e que agrada a todos os tipos de paladar. O mesmo pode ser consumido em sua forma crua, defumada, cozida, assada e até mesmo mal passada. Combinam bastante com molhos brancos tradicionais, além de acompanhar muito bem as batatas, e principalmente, saladas.
Linguado
Um peixe perfeito para quem quer optar por uma carne discreta, assim como o salmão, o linguado também é uma fonte importante de ômega-3 para a alimentação, além de também ter boas concentrações de minerais como o zinco e o ferro em sua composição. Suas melhores combinações vem de técnicas que preparam a carne no vapor, assado, cozido ou empanado. Frutas como o mirtilo ou a uva para harmonizar os molhos é a dica dos especialistas.
Tilápia
Um dos tipos de peixes que é bastante popular no Brasil, por ser considerada uma carne de sabor suave, cheiro discreto e facilidade de preparo. As principais características são de uma carne firme e discretamente rosada, com teor de gordura baixo e uma importante fonte de proteína para nossa alimentação.
Conhecida por ser consumida grelhada, assada, frita ou cozida no vapor, e sempre ser servida com molhos e acompanhamentos com sabor mais acentuado, já que a carne é bastante suave.
Bacalhau
Sem dúvidas é o peixe que mais simboliza a Páscoa em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil, um país que não produz carne desse peixe, e até por esse fator que o valor do bacalhau é sempre elevado nessa época do ano.
Um dos peixes que por exigir uma técnica de preparo impecável para que seja bem aproveitado, divide bem a opinião do público em relação ao gosto e modo de preparo. Um peixe que pode ser preparado com pratos assados e grelhados, mudando completamente de acordo com a receita. Acompanhando muito bem as batatas, cebolas, azeitona, tomate e muito azeite.
Abadejo
Muito interessantes para quem está procurando alternativas similares ao bacalhau, caracterizado por sabor e cheiro bastante marcantes, sempre levam ingredientes e temperos suaves em seu acompanhamento. Podendo ser assado, grelhado ou ensopado, e conta com postas firmes, que não desmancham com qualquer tipo de cocção.
Atum
Esse é um peixe de carne firme, de coloração mais escura, mas extremamente suave. Sendo mais uma opção saudável para aumentar a ingestão de proteínas e micronutrientes como a vitamina B12 e é super prático de preparar. Muito comum acompanhando saladas, pães e legumes refogados, e também queridinho dos recheios para tortas ou para preparar patês.
Pintado
O pintado é um dos peixes com posta mais clara, suave e saborosa do mercado. Sendo macia e sem espinhos, é um dos peixes com maior aceitação por parte dos consumidores e, por isso, favorito nas receitas de Páscoa.