Pode até ser que os pratos de peixes dividem opiniões em quesito de paladar e até mesmo por conta de seu preparo que muitas vezes não é tão agradável, mas o que muitas pessoas não sabem é que esse alimento traz muitos benefícios para o nosso corpo!
Acontece que a carne do peixe quando bem limpa e preparada (cozida, assada ou até mesmo crua) oferece uma grande quantidade de proteínas boas para nosso organismo, fazendo um papel importante para nossa saúde.
Apesar de ser um tipo de carne mais cara, vale muito á pena incluir essa proteína na nossa dieta, ao menos, duas vezes na semana. E vamos te explicar o motivo disso.
Vamos apresentar os benefícios que a carne de peixe traz para nosso organismo e pode ser que se você não gosta tanto assim desse animal, até mude de idéia!
Fornece proteínas para o nosso corpo
Os peixes são uma das maiores fontes de proteínas que pode ser colocado na nossa mesa. Eles podem facilmente substituir carnes de frango, vaca e porco na dieta sem perder a parte saudável dos alimentos substituídos.
As proteínas são fontes importantes para a formação da nossa massa muscular, da pele, do cabelo, das nossas células e até mesmo para o nosso sistema imunológico.
Carne de peixes magros são fontes menos calóricas de proteínas. Alguns exemplos são: robalo, linguado e garoupa.
Já alguns peixes gordos, dos quais possuem mais calorias, são: salmão (https://www.bancadoramon.com.br/peixaria?category=213) , atum e sardinha.
Previne doenças cardiovasculares
As gorduras boas estão presentes na carne do peixe, principalmente aqueles que são de água salgada como o atum (https://www.bancadoramon.com.br/peixaria?category=73%2C213), a sardinha e o salmão (peixes de carne gorda), no entanto, os outros peixes também possuem esse beneficio, só que em uma quantidade bem menor.
Os peixes são ricos em Ômega-3, um nutriente presente nas águas salgadas dos oceanos. Esse nutriente atua em nosso organismo reduzindo o colesterol ruim e aumentando o colesterol bom.
A carne do peixe também atua como um bom anti-inflamatório, além de melhorar nosso sistema imunológico.
Com tudo isso, o consumo regular de peixe previne doenças cardiovasculares como o infarto, a aterosclerose e também o AVC.
Fonte de vitamina D
Todos nós sabemos que precisamos de uma boa dose de todas as vitaminas em nosso corpo para não apresentarmos problemas de saúde como a anemia. Mas quase ninguém sabe que os peixes (especialmente os de carne gorda) são ricos em vitamina D.
A vitamina D funciona como um tipo de hormônio esteróide no nosso organismo, sendo uma peça muito importante para prevenir problemas de saúde graves como a diabetes, o câncer, a infertilidade e até doenças cardíacas.
Além disso, essa vitamina também aumenta a absorção do cálcio no nosso intestino, ajudando a prevenir problemas nos ossos como osteoporose, por exemplo, e até mesmo a menopausa.
Alivia os sintomas de artrite
Peixes que são ricos em ômega-3 como o salmão, a cavala e o atum ajudam a aliviar os sintomas de artrite por terem propriedades anti-inflamatórias em sua carne.
Quando aumentamos o nível de ômega-3 no nosso organismo, qualquer tipo de inflamação nas articulações é reduzida e as dores causadas por elas podem ser mais suportáveis.
Melhora a memória e ajuda a prevenir o Alzheimer
O consumo regular de carne de peixe ajuda a prevenir perda de massa cinzenta no cérebro (que é uma das grandes causadoras de doenças degenerativas como o Alzheimer).
Esse tipo de benefício está diretamente ligado ao ômega-3, o cálcio e o fósforo que estão presentes na carne dos peixes que consumimos.
E os peixes crus? Quais os benefícios para o nosso corpo?
Assim como os peixes assados e cozidos, os que são consumidos em sua forma crua também oferecem benefícios para o nosso corpo, desde que a carne seja limpa de forma correta.
Os peixes crus oferecem a prevenção contra o surgimento de doenças cardíacas e ajudam a contribuir com o desenvolvimento cerebral, a regeneração das células nervosas, além de formar os nossos tecidos.
Consumir peixes crus também evita o aparecimento de doenças ósseas e combate a anemia, já que eles também são ricos em ômega-3, vitamina D, cálcio, ferro, proteínas e vitamina B12.
Apesar de acontecer com muitos alimentos, a carne de peixe não perde suas propriedades quando é submetida ao calor (assar ou cozinhar), permitindo que você opte pela forma que mais gosta de consumir essa proteína.
O peixe é bem vindo durante a gravidez?
Comer carne de peixe durante a gravidez é muito saudável e benéfico para a mãe e para o seu bebê que está se formando.
No entanto, o ideal é consumir o peixe confeccionado e não o cru, já que se trata de um alimento que se contamina com grande facilidade, mesmo quando é limpo corretamente.
Alimentos crus que apresentam contaminação podem oferecer risco á saúde da mãe e principalmente do bebê. Uma das doenças mais recorrente desse tipo de comida é a toxoplasmose, da qual provoca defeitos na formação do feto.
As gestantes também devem evitar peixes que correm risco de contaminação por metal pesado (mercúrio, por exemplo) como o bagre, o atum e o pintado.
Como escolher o peixe ideal?
No momento da compra de um peixe, é preciso se atentar a alguns sinais para evitar a carne mal conservada e até mesmo contaminada.
- Peixes frescos: observar se estão bem refrigerados, com as escamas bem aderidas ou com o couro íntegro e com os olhos brilhantes e transparentes.
- Peixes congelados: precisam estar bem embalados, conservados em temperatura adequada e sem acúmulo de água e gelo na sua embalagem.
- Peixes secos: precisam estar armazenados em um local limpo, protegidos de poeira e insetos, sem ovos, mofos e larvas de mosca, sem limosidade e odor desagradável.
Viu como o peixe é uma das carnes mais benéficas para o nosso corpo? Que tal começar a incluí-lo mais vezes na sua dieta? Lembrando que comer essa proteína todos os dias, não fará mal algum.
No site da Banca do Ramon (https://www.bancadoramon.com.br/peixaria) você encontra diversas espécies de peixes para preparar os melhores pratos para você e sua família!