Apreciar um bom vinho é uma arte. É muito mais do que abrir a garrafa e ingerir seu líquido. Uvas, tempo de fermentação, tipos de barris usados, misturas exóticas, como frutas, flores, e até sementes, ajudam a fornecer uma experiência única para os apreciadores dos mais diversos tipos de vinhos.
Raro é achar quem não goste de vinho – nem que seja para acompanhar uma boa massa naquele tempinho frio. Há quem tome uma tacinha ou outra de vez quem quando, quem não fica sem pelo menos uma garrafa do seu vinho favorito em casa e, por fim, existem os apaixonados!
Ficou em dúvida em qual categoria você se enquadra? Se é apenas um degustador, ou a própria encarnação de Baco, o deus do vinho na mitologia romana? Não se preocupe! A gente te ajuda.
Veja abaixo 5 sinais de que você é expert apaixonado por vinhos:
1. Você não abre mão do uso do decanter para apreciar um bom vinho
Nós já falamos da importância do uso do decanter para uma melhor experiência ao degustar um vinho – principalmente os tintos. Basicamente, ele serve para aerar o vinho, ou como dizem popularmente: deixá-lo respirar. Esse processo exalta os aromas e notas principais da bebida, deixando-a mais suave.
Se você se considera um expert, a gente tem certeza que, pelo menos, um decanter em casa você tem. Se não, corre lá na Banca do Ramon e adquira já o seu! Não perca a oportunidade de apreciar o melhor do vinho que você tem em casa.
2. Bons vinhos pedem taças de cristal
Ao contrário do que muitos dizem, você sabe que, sim, a taça faz toda a diferença na hora de tomar um bom vinho. E como um apaixonado, sabemos que você conhece todas as vantagens de usar uma taça de cristal, se comparado à taça de vidro.
As de cristal possuem características que permitem melhor visualização do vinho, como o brilho e a transparência, e apreciar melhor a cor e os aromas que a bebida exala. O material traz leveza para o vinho e faz com que seu sabor se intensifique.
Na taça de vidro é comum que as notas não se abram e por possuírem paredes mais grossas, pesadas e muito lisas, a aderência do vinho é menor.
3. Você sabe harmonizar os vinhos de acordo com as uvas
Como bom admirador, você já sabe quais uvas combinam com carne vermelha, com peixes, saladas… Até com cada tipo de queijo!
Com o tempo e o conhecimento que só muitas garrafas de vinho te proporcionam, a arte de harmonizar se tornou uma diversão e hoje você já consegue com facilidade. Até pratos que muitos julgam não combinar com vinho, você tem uma ideia da uva que mais se encaixa.
E a gente aposta que na sua cabeça já tenha um infográfico igualzinho esse abaixo, para facilitar inclusive as indicações aos amigos.
4. Você é capaz de detectar os aromas existentes no vinho
Quando se é um iniciante, se alguém diz que tal vinho tem uma nota específica, vocêcostuma mergulha o nariz na taça para tentar reconhecer esse aroma. Quando se é um expert, porém, você reconhece esses aromas no primeiro girar de taça (que serve exatamente para exalar esses aromas e dar uma leve oxigenada na bebida).
5. Taça se segura pela haste!
Uma das primeiras coisas que os apaixonados por vinhos descobrem é que a taça de vinho deve sempre ser segurada pela haste, nunca pelo bojo. Isso porque o calor das mãos pode, além de esquentar a bebida, alterar a percepção dos aromas. Isso porque o suor, perfumes, cremes e até o aromo de alimentos que ficam nas mãos podem interferir na identificação das notas presentes no vinho.
E agora, já pode se considerar um expert? Bom, tanto para os que estão começando, quanto para os grandes amantes da bebida, a Banca do Ramon tem uma vasta carta de vinhos que atendem a todos os gostos! Dá uma passada no site e fique, você também, com água na boca!