O espaguete a carbonara é uma receita italiana (mais precisamente da capital Roma) muito tradicional. Seu nome é derivado da palavra carbone, que significa carvão. A popularidade do prato começou após a Segunda Guerra Mundial, quando muitos italianos comiam os ovos e toucinho fornecidos pelas tropas norte-americanas.
A carbonara está em toda boa casa de massas ao redor do mundo. É verdade que aqui e ali a receita sofre algumas modificações de acordo com o gosto e a cultura culináruia do lugar. Mas uma coisa a gente pode te garantir: a receita original além de fácil, é muito saborosa! Mas, claro, ela tem seus segredinhos… E a gente te conta aqui!
Espaguete a carbonara
Para fazer uma refeição para 4 pessoas, vamos precisar de:
- 320g de espaguete (conte cerca de 80g de macarrão por pessoa)
- 5 ovos
- 1 xícara de panceta
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 1/2 xícara de pecorino ralado
- pimenta preta e sal a gosto
Modo de preparo:
Prepare o macarrão de acordo com a instrução da embalagem. Enquanto isso, frite a panceta em uma panela espaçosa, para que você possa acrescentar o macarrão depois e mexê-lo bem.
Enquanto isso, bata os 5 ovos. E é aqui que está um dos segredos para um carbonara saboroso: a quantidade de ovos é sempre a quantidade do número de pessoas + 1. Nesse caso, como a refeição é para 4 pessoas, usaremos 5 ovos. Depois de batê-los, acrescente os queijos. Tempere a mistura com pimenta preta e um pouco de sal (lembre-se que a panceta já é salgada!).
Quando a paceta estiver no ponto, tire o excesso de gordurada panela e deixe só um fiozinho. Com o macarrão já cozido, use um pegador para tirá-lo da água e juntá-lo à panceta. E aqui está o segundo pulo do gato da carbonara: você não pode escorrer o macarrão. Retire-o da panela com o pegador e coloque diretamente na panela em que está a panceta. O fato dele estar mais molhadinho vai ajudar a encorpar a mistura de ovo e queijo.
Depois de mexer bem o macarrão à panceta, para que ele pegue sabor, é hora de desligar o fogo. E este é o nosso terceiro segredinho: você tem que adicionar a mistura de ovo e queijo ao macarrão como o fogo desligado. Assim, o ovo vai cozinhar apenas no calor da massa, que estará molhadinha, e formará um creme delicioso. Se você fizer essa parte do processo com o fogo ligado, o ovo virará uma omelete esfarelada. É importante, também, misturar bem e rápido o macarrão enquanto você adiciona o ovo e o queijo, para que toda a massa receba a mistura e ganhe sabor.
Harmonização
Pronto! Agora é só servir com um delicioso vinho branco encorpado, como um Chardonnay. Mas se você não abre mão do tinto, a sugestão é um Cabernet Sauvignon mais suave e menos encorpado.
Gostou da nossa dica? Rápido e fácil, ela é uma boa pedida para aqueles dias de pouco tempo e muita vontade de comer uma massa gostosa. Por isso, tenha sempre à mão os ingredientes essenciais para esta receita. É só pedir na Banca do Ramon que levamos melhor da culinária italiana para você se deliciar!