Se você já foi ao Chile, ou ao Peru, provavelmente já conhece o Pisco Sour. O drink é típico desses dois países, que reivindicam a criação do pisco, bebida feita a partir da uva, que é a base para o Pisco Sour.
Os peruanos afirmam que, no século XVII, o rei da Espanha proibiu o vinho na região. Isso obrigou os moradores locais a criarem uma nova versão de bebida a partir da uva. Já no início do século XX, um bar em Lima teria popularizado a bebida em forma de drinque, que seria o famoso Pisco Sour. Inclusive, desde 2004, o Pisco Sour ganhou um dia para chamar de seu no País. No primeiro sábado de fevereiro, os peruanos comemoram o Dia do Pisco Sour com um feriado nacional.
Os chilenos não negam que o Peru tenha sido o primeiro a usar o nome pisco para o destilado de uva. Oficialmente, o Chile defende a ideia de que a palavra pisco é genérica (como cachaça, tequila) e o Peru defende que o pisco só poderia ser produzido na região de Pisco – à semelhança do Champagne – em seu próprio país.
Os primeiros documentos históricos a respeito do destilado datam de 1613, em Lima, no Peru. E até hoje, as uvas mais utilizadas para o preparo da bebida são as do tipo Colombard e Moscatel, por serem mais abundantes em ambas as regiões e terem maior teor de açúcar.
Agora que você já conhece um pouquinho da história do pisco, deve estar curioso para experimentar a bebida, não é mesmo? Então, corra à Banca do Ramon e garanta já o seu!
E para começar, que tal aprender a fazer um autêntico Pisco Sour?
Piscou Sour
- 1 dose de suco de limão
- 1 dose xarope de açúcar
- 3 doses de pisco
- 1/2 clara de ovo
- Gelo, o quanto baste
- 3 a 4 quatro gotas de angostura
Modo de preparo:
Num liquidificador coloque todos os ingredientes e bata até o gelo se dissolver por completo. Sirva num copo gelado e finalize com as gotas de angostura.