O bacalhau de Natal é uma receita tradicional, que não pode faltar na sua ceia. Além de ser fácil de preparar, é rico em nutrientes e possui um sabor inigualável. Com os acompanhamentos adequados, certamente agradará a todos os seus convidados. Veja receitas de bacalhau de Natal e ideias de acompanhamentos.
O final de ano é uma época de celebração, união e alegria. E não há nada melhor do que desfrutar de uma refeição farta e saborosa ao lado da família e dos amigos. Uma boa opção para a ceia do dia 24 de dezembro é o bacalhau de Natal.
Essa é uma das comidas típicas dessa data e se destaca como uma tradição em diversos países, especialmente em Portugal e em muitos lares brasileiros. Além disso, existem várias receitas que podem ser reproduzidas. Então, é só escolher aquela que agradar mais o seu paladar.
Quer ver algumas receitas e acompanhamentos para bacalhau para tornar sua ceia de Natal mais saborosa? Continue lendo este post e confira ideias para essa data tão especial!
A tradição do bacalhau no Natal
A tradição do bacalhau no Natal tem origem há séculos, ainda na Idade Média. Na época, as condições de conservação e transporte de alimentos eram bem diferentes das atuais. Além disso, os cristão faziam jejum obrigatório. Nesse cenário, o pescado era uma escolha popular devido à sua capacidade de ser salgado e seco.
Isso permitia que o peixe fosse armazenado por longos períodos. Além do mais, devido à sua natureza nutritiva, preço acessível e conformidade com as regras da Igreja Católica da época — que proibia o consumo de carne em certos dias do ano, incluindo o nascimento de Jesus Cristo —, esse peixe se tornou parte do cardápio da ceia de Natal em Portugal.
Com a colonização do Brasil pelos portugueses, essa tradição gastronômica foi trazida para cá. Com o tempo, o bacalhau se tornou um prato típico das festas de fim de ano por aqui também.
Como dessalgar o bacalhau?
Para dessalgar o bacalhau, deixe o peixe de molho na água fria por 24 a 48 horas, mantendo-o na geladeira. Lembre-se de trocar o líquido algumas vezes para que o sal seja bem retirado.
Essa é a dessalga tradicional, mas você também pode usar leite, vinho branco e farinha de mandioca. Também existem métodos específicos para o bacalhau desfiado ou em lascas.
O que fazer para que o bacalhau não fique borrachudo?
Para o bacalhau não ficar borrachudo, evite cozinhá-lo em altas temperaturas. Deixe o peixe em fogo médio por 5 minutos. Quando começar a soltar as lascas, coloque no forno por 12 minutos a 180°C. Você pode usar batatas ou legumes para ajudar na umidade.
Receitas de bacalhau para a ceia de Natal
Bacalhau à brás
Ingredientes:
- 600 gramas de bacalhau dessalgado
- 200 gramas de batata palha
- 6 ovos
- 1 cebola cortada em rodelas
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- Azeitonas pretas a gosto
- Azeite a gosto
- Salsa picada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Coloque água, louro e 2 dentes de alho em uma panela e aguarde ferver. Então, adicione o bacalhau. Quando ferver novamente, desligue o fogo e deixe reservado por 15 minutos. Em seguida, retire o peixe da água e espere esfriar. Depois, retire a pele e as espinhas, desfiando o pescado em seguida.
Em uma frigideira, coloque o azeite e refogue a cebola e o restante do alho em fogo brando. Acrescente o bacalhau desfiado e espere refogar, deixando por alguns minutos. Então, coloque a batata palha e misture cuidadosamente.
Use uma tigela para bater os ovos e junte metade ao refogado. Misture bem, tempere com pimenta e sal e aguarde o cozimento, sempre mexendo bem. Desligue o fogo e adicione o resto dos ovos. Coloque salsa e azeitonas pretas. O rendimento dessa receita é de 4 porções.
Bacalhau com batatas
Ingredientes:
- 500 gramas de batata
- 4 cebolas grandes
- 1 vidro de azeitona verde
- Sal a gosto
- 500 gramas de bacalhau
- 1 lata de creme de leite
- Azeite a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe a batata na água até ficar macia, retire a casca (se ainda não tiver feito isso) e corte em rodelas. Em seguida, cozinhe o bacalhau dessalgado, espere esfriar e desfie. Então, misture com as azeitonas sem caroço e reserve.
Corte a cebola em rodelas finas e refogue no azeite. Pegue um refratário de vidro, passe azeite no fundo, faça uma camada de batatas e adicione o bacalhau desfiado com azeitonas. Jogue a cebola refogada e cubra com creme de leite. Doure no forno e retire em seguida, servindo quente. Essa receita rende 6 porções.
Leia também: 10 ideias incríveis de receitas com azeitona
Bacalhau com natas
Ingredientes:
- 1 kg de bacalhau
- 2 dentes de alho
- 1 talo de alho poró
- 1 ovo
- Coentro a gosto (opcional)
- Azeitona preta
- 1 cebola picada
- 4 batatas médias
- ½ litro de nata (equivale a 3 latas de creme de leite sem soro)
- Queijo parmesão
- Azeite a gosto
Modo de preparo:
Dessalgue o bacalhau até ficar com a quantidade de sal desejada. Coloque o azeite em uma panela e frite a cebola, o alho e o alho poró. Quando esses ingredientes dourarem, adicione o bacalhau e refogue.
À parte, frite as batatas cortadas em cubos. Coloque-as com o bacalhau depois de dourado e adicione o coentro e as natas ou o creme de leite. Bata o ovo e passe sobre o bacalhau. Salpique queijo parmesão e decore com azeitonas pretas. Deixe gratinar no forno por 30 minutos para ficar crocante. A receita serve 6 porções.
Confira outras receitas de bacalhau:
- Como fazer bolinho de bacalhau rápido, prático e crocante
- Bacalhau espiritual: 7 opções incríveis dessa receita
- Receita de bacalhau do Porto: aprenda a fazer esse tipo tradicional de bacalhau
- Bacalhau à lagareiro: como fazer essa receita famosa
- 5 receitas de bacalhau para todos os gostos
- Receita de bacalhau à portuguesa
- Receita de escondidinho de bacalhau com batata doce
Acompanhamentos para Bacalhau de Natal
Os acompanhamentos para bacalhau de Natal podem variar conforme a receita e a sua preferência. De toda forma, o pescado é um prato completo e delicioso por si só, mas você pode incrementar sua ceia. Veja algumas sugestões de complementos:
- Arroz branco;
- Salada verde;
- Purê de grão-de-bico.
- Farofa;
- Vinhos brancos.
Todos esses acompanhamentos deixarão a sua ceia de Natal ainda mais saborosa. No caso da salada verde, você pode colocar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino e outros ingredientes de sua preferência. Para dar um toque ainda mais fresco e saboroso, ela pode ser temperada com uma mistura de sal, limão, azeite e vinagre balsâmico.
Já a seleção da bebida adequada é essencial para aproveitar ao máximo o sabor do bacalhau. É recomendado um vinho branco que realce o sabor do peixe e harmonize com os demais ingredientes do prato. Algumas opções interessantes incluem o Herdade Grande Reserva ou o Marquesa de Alorna Gran Reserva.
Faça a sua ceia de Natal ser ainda mais deliciosa com bacalhau
Agora que você conhece a história por trás desse prato e tem um guia completo para prepará-lo com perfeição, é hora de surpreender seus convidados na ceia de Natal.
E para garantir que você tenha o melhor peixe para a sua receita, você pode contar com a Banca do Ramon. Em nosso site, você encontra diferentes opções, como bombom, lombo, filé e até mesmo bacalhau já desfiado e dessalgado.
Assim, você pode fazer qualquer uma das receitas de bacalhau de Natal com ingredientes de qualidade. Mais do que isso, poderá encontrar os melhores vinhos para harmonizar com o prato.
Essa é a maneira ideal de tornar o seu evento ainda mais especial.Então, o que acha de encontrar os melhores ingredientes para preparar o seu bacalhau de Natal? Acesse o site da Banca do Ramon e confira nossa seleção de produtos para encontrar tudo o que sua ceia precisa.