Dentre os principais benefícios do azeite de oliva podemos citar a prevenção à saúde do coração, diminuição do risco de diabetes, ação anti-inflamatória e antioxidante, e combate à depressão. Saiba mais sobre as propriedades e como consumir azeite de oliva.
Os benefícios do azeite de oliva já são conhecidos e você deve ter ouvido falar sobre eles. Por isso, seu consumo é incentivado, porque contribui para toda a saúde do organismo, desde a prevenção ao infarto até o combate às doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Muito além de ser um ingrediente saboroso utilizado em várias receitas, o óleo derivado da azeitona pode — e deve — ser incluído na sua dieta diária. Afinal, as propriedades do azeite de oliva são variadas e incluem muitos nutrientes e vitaminas.
Neste conteúdo, você aprenderá como esse produto pode melhorar a saúde do corpo devido a suas características. Também verá dicas para aproveitar melhor esse tipo de óleo e consumi-lo da maneira correta. Então, que tal saber mais? Continue a leitura a seguir!
15 benefícios do azeite de oliva para a saúde
Os benefícios do azeite de oliva são variados e seus nutrientes protegem o coração e todo o funcionamento do organismo. Veja as principais vantagens de fazer um consumo frequente.
1. Protege o coração
O azeite de oliva é rico em ácidos graxos monoinsaturados saudáveis, como o ácido oleico, que contribuem para a saúde do coração. Seu consumo ajuda a proteger o órgão contra infartos e a reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Isso ocorre porque esses ácidos graxos auxiliam na redução dos níveis de colesterol LDL (ruim) e no aumento dos níveis de colesterol HDL (bom).
2. É anti-inflamatório
Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature, o consumo diário de azeite extravirgem reduz a inflamação no organismo. O motivo é um composto natural que inibe a ação de enzimas inflamatórias.
Ainda, conforme os resultados do estudo, ele ameniza dores crônicas, principalmente nas articulações e nas costas.
3. Possui ação antioxidante
Um dos benefícios do azeite de oliva é ser uma excelente fonte de vitamina E. Esse é um poderoso antioxidante e protege as células contra danos causados pelos radicais livres.
Esses compostos químicos estão associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas.
Portanto, os antioxidantes do azeite de oliva também fazem bem para a pele e o cabelo. Ao mesmo tempo, permitem que a sua saúde geral se mantenha em dia.
4. Melhora a saúde cerebral
Rico em compostos bioativos, como os polifenóis, o azeite melhora a saúde do cérebro, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso acontece porque as substâncias prejudiciais são eliminadas a partir do consumo do alimento.
Além disso, o óleo é fundamental na preservação da memória e aumenta a habilidade de aprendizado.
5. Promove uma melhor digestão
Dentre os principais benefícios do azeite de oliva, temos a melhora da digestão. O óleo estimula a produção de bile no fígado, auxiliando na quebra de gorduras e facilitando a absorção de ingredientes. Além disso, evita problemas de constipação.
6. Controla o açúcar no sangue
Um estudo realizado pela Unicamp aponta que saber como consumir azeite de oliva moderadamente pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Os ácidos graxos presentes podem melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliando no gerenciamento da diabetes tipo 2.
7. Previne artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença crônica, inflamatória e autoimune, que prejudica as articulações. Segundo estudo realizado na Universidade de Londrina, o consumo de azeite e óleo de peixe podem melhorar a dor nas articulações. Combinar com alimentos como frutas e cereais também é uma forma de diminuir as inflamações.
8. Melhora a saúde dos ossos
A presença da vitamina K ajuda a manter os ossos mais saudáveis e resistentes. A quantidade de osteoblastos, células presentes no tecido ósseo, aumenta conforme o consumo regular de azeite, favorecendo a saúde dos ossos. Dessa forma, previne a osteoporose, já que é anti-inflamatório. Os antioxidantes do azeite de oliva também ajudam nesse aspecto.
9. Diminui o risco de depressão
Uma pesquisa publicada no PLoS ONE, identificou que pessoas que consomem gorduras saudáveis, como as mono e poli-insaturadas, têm menos risco de desenvolver quadros depressivos.
Dentre os 12 mil pacientes avaliados no estudo, os que comeram mais gorduras trans tiveram o risco de desenvolver o transtorno mental aumentado para 48%.
Porém, é importante frisar que a depressão é uma condição complexa e o consumo de azeite, por si só, não pode ser considerado um tratamento. Sempre busque ajuda médica.
Leia também: Como usar o azeite para cozinhar da forma correta e qual escolher
10. Retarda o envelhecimento
Como falamos anteriormente, os antioxidantes presentes no azeite combatem os radicais livres. Assim, uma das vantagens do seu consumo é reduzir o processo de envelhecimento.
Além disso, diminui o estresse oxidativo presente no organismo, promovendo a saúde geral. Assim, há vários benefícios do azeite para pele e cabelo, o que gera mais maciez e brilho.
11. Previne colite ulcerativa
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica que afeta o cólon e o reto. O consumo de azeite pode diminuir o desenvolvimento dessa condição, conforme estudo realizado no Reino Unido, com pessoas entre 40 e 65 anos. Dentre as 25 mil pessoas participantes da pesquisa, 90% tiveram redução no risco de ter a doença.
12. Ajuda a hidratar os cabelos
Dentre os benefícios do azeite está a hidratação de cabelos danificados. Ele pode ser usado como um hidratante natural, reduzindo o ressecamento e as pontas duplas. Nesse caso, você pode tanto consumi-lo nos alimentos quanto passá-lo diretamente.
Por conter vitamina E e ação antioxidante, ele pode ajudar no fortalecimento dos fios, além de protegê-los contra os radicais livres que causam danos.
É possível adicionar o óleo de azeite em tratamentos capilares, principalmente em cremes de hidratação profunda. Isso ajudará a potencializar a ação nos cabelos. Você pode aplicar uma pequena quantidade nos cabelos úmidos e deixar agir por 30 minutos. Em seguida, basta lavar com xampu e condicionador.
13. Previne câncer de cólon
Há estudos que identificaram a redução de riscos de desenvolver câncer, entre eles o de cólon e o de mama, quando o consumo de azeite de oliva é regular na dieta.
Provavelmente, esse benefício está ligado aos compostos bioativos presentes no óleo de oliva, como os ácidos graxos monoinsaturados e polifenóis, que possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
14. Melhora a saúde da pele
Por ser um emoliente natural, o azeite ajuda a hidratar e suavizar a pele. Além disso, por ser rico em antioxidantes, também ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.
Outro ponto importante está ligado à sua ação a problemas de pele, como a acne. Sua ação anti-inflamatória pode reduzir irritações e diminuir os incômodos gerados por essa condição de pele.
15. Previne doenças neurodegenerativas
Estudos sugerem que o consumo regular de azeite como parte de uma dieta saudável pode ajudar a prevenir algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o declínio cognitivo relacionado à idade.
É importante notar, no entanto, que a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas são áreas de pesquisa ativa. Por isso, não existem soluções claras ou estratégias únicas que possam garantir a prevenção completa dessas doenças.
Apesar das propriedades do azeite de oliva, é importante adotar um estilo de vida saudável e equilibrado, que inclua uma dieta rica em nutrientes, atividade física regular, sono adequado, controle do estresse e estimulação mental, como leitura e aprendizado contínuo.
Pode consumir azeite de oliva todos os dias?
Sim, por conter propriedades saudáveis, você pode consumir azeite diariamente e colher seus benefícios. Porém, como todo alimento, deve ser consumido com moderação, pois ele é uma gordura. O consumo moderado evita o excesso de calorias.
O ideal é que você substitua outras fontes de gordura menos saudáveis, como os óleos vegetais refinados. Assim é possível obter o máximo dos benefícios do azeite de oliva em suas refeições diárias.
Dicas para aproveitar melhor o azeite de oliva
Além de saber como consumir azeite de oliva, vale a pena ver outras formas de usar o óleo das azeitonas. Veja algumas dicas para aproveitá-lo ao máximo:
- Prefira usar o azeite extravirgem para temperar saladas, fazer molhos e refogar legumes;
- Opte pelo azeite trufado ou com ervas para dar mais sabor a pratos leves;
- Tempere o óleo de oliva com pimenta, cebola, alho e ervas frescas ou desidratadas;
- Mantenha o produto em uma embalagem escura, com tampa de qualidade e armazenado em um armário escuro;
- Deixe o recipiente longe de fontes de calor;
- Aplique o azeite no corpo para prevenir estrias e no cabelo para dar maciez e brilho;
- Passe o produto para polir madeira, proteger móveis de vime, arear itens de aço inoxidável, limpar ferramentas de jardim e acabar com o rangido das portas.
Agora que você sabe que o azeite tem todos esses benefícios incríveis para a saúde, não há razão para não adicionar esse superalimento à sua dieta diária. Basta saber onde comprar esse óleo em um lugar confiável, a fim de assegurar que o produto seja verdadeiro.
Na Banca do Ramon, você encontra diferentes opções e marcas para obter ao máximo os benefícios do azeite de oliva para a saúde. Há rótulos trufados, extravirgem, virgem etc. para você usar na cozinha em diferentes preparações e ter todas as vantagens para a sua saúde.
Afinal, os benefícios do azeite de oliva são claros e seu consumo regular é incentivado. Então, por que deixar esse produto de lado em vez de aproveitá-lo?
Compre os melhores azeites aqui na Banca do Ramon, aproveite suas propriedades nutricionais, melhore a saúde do seu coração e sinta-se bem sabendo que está fazendo coisas incríveis pelo seu corpo!