Dentre os principais benefícios do azeite para a saúde podemos citar a prevenção de doenças cardiovasculares, diminui o risco de diabetes, possui ação anti-inflamatória e antioxidante, além de combater a depressão.
Você já deve ter ouvido falar que azeite faz bem para a saúde, certo? Essa afirmação é verdadeira, pois os benefícios do azeite no organismo vão desde prevenção de infarto a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Muito além de ser um ingrediente saboroso utilizado em várias receitas, o azeite pode — e deve — ser incluído na sua dieta diária.
Neste conteúdo, você aprenderá como o azeite pode melhorar a saúde do corpo por meio das suas propriedades saudáveis. Continue a leitura a seguir!
O que o azeite faz no nosso corpo?
Antes de falarmos sobre a ação do azeite no corpo, é importante entender que o azeite é extraído da azeitona, fruto da árvore oliveira, uma das mais antigas do mundo.
Seu consumo é milenar e não há consenso sobre quando começou a fazer parte das receitas culinárias.
O organismo se beneficia dos inúmeros nutrientes contidos no azeite. Um estudo, publicado no New England Journal of Medicine, comprovou que o uso do óleo na dieta mediterrânea reduziu em 30% o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Rico em ácidos graxos monoinsaturados, com o ácido oleico, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL).
A ação antioxidante é outro benefício do azeite no organismo. Por ter diversas vitaminas em sua composição, como a vitamina E, protege as células contra danos causados pelos radicais livres e previne doenças crônicas.
O azeite também possui propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a combater a inflamação no corpo e reduzir o risco de doenças relacionadas à inflamação, como artrite e doenças autoimunes.
Além disso, estudos sugerem que o consumo regular de azeite de oliva pode estar associado a um menor risco de desenvolver doenças neurodegenerativas, como o Mal de Alzheimer.
Leia também: Os 5 melhores azeites para cozinhar
Quais são as propriedades do azeite?
Além de substâncias antioxidantes, podemos citar outras propriedades do azeite como ferro, magnésio, cálcio, potássio, aminoácidos, gorduras monoinsaturadas, vitaminas E, A e K.
Os ácidos graxos monoinsaturados, entre eles temos o ácido oleico, contribuem para reduzir o colesterol ruim no sangue.
Sua ação antioxidante elimina as toxinas presentes no organismo, diminuindo a pressão arterial e reduzindo o risco de obesidade. De modo geral, todas as propriedades do azeite contribuem para a saúde do organismo e prevenção de doenças.
O azeite pode ser consumido todos os dias?
Sim, por conter propriedades saudáveis, você pode consumir azeite diariamente e colher seus benefícios. Porém, como todo alimento, deve ser consumido com moderação, pois ele é uma gordura. O consumo moderado evita o excesso de calorias.
O ideal é que você substitua outras fontes de gordura menos saudáveis, como os óleos vegetais refinados, pelo azeite de oliva. Assim é possível obter o máximo dos benefícios do azeite em suas refeições diárias.
15 benefícios do azeite para a saúde
Agora que você sabe quais são as principais propriedades do azeite, confira os benefícios desse óleo milenar para a saúde.
1. Protege o coração
Por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados saudáveis, como o ácido oleico, o azeite protege o coração contra infartos e reduz o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Isso ocorre, pois os ácidos graxos reduzem os níveis de colesterol LDL e aumentam os níveis de colesterol HDL.
2. É anti-inflamatório
Segundo uma pesquisa publicada na revista Nature, o consumo diário de azeite reduz a inflamação no organismo, pois o óleo possui um composto anti-inflamatório natural que inibe a ação de enzimas inflamatórias.
Ainda, conforme os resultados do estudo, ele ameniza dores crônicas, principalmente nas articulações e nas costas.
3. Possui ação antioxidante
O azeite de oliva é uma excelente fonte de vitamina E, um poderoso antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres.
Esses compostos químicos estão associados ao envelhecimento precoce e ao desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas.
4. Melhora a saúde cerebral
Rico em compostos bioativos, como os polifenóis, o azeite melhora a saúde do cérebro, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson. Isso acontece porque as substâncias prejudiciais ao cérebro são eliminadas a partir do consumo deste alimento.
Além disso, o óleo é fundamental na preservação da memória e aumenta a habilidade de aprendizado.
5. Promove uma melhor digestão
Dentre os principais benefícios do azeite, temos a melhora da digestão, pois o óleo estimula a produção de bile no fígado, auxiliando na quebra de gorduras e facilitando a absorção de ingredientes.
Além disso, evita problemas de constipação.
6. Controla o açúcar no sangue
O estudo realizado pela Unicamp aponta que o consumo moderado de azeite de oliva pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.
Os ácidos graxos presentes no azeite podem melhorar a sensibilidade à insulina, auxiliando no gerenciamento da Diabetes Tipo 2.
7. Previne artrite reumatoide
A artrite reumatoide é uma doença crônica, inflamatória e autoimune, que prejudica as articulações. Segundo estudo realizado na Universidade de Londrina, o consumo de azeite e óleo de peixe podem melhorar a dor nas articulações.
Combinar o óleo com alimentos como frutas e cereais também podem diminuir as inflamações.
8. Melhora a saúde dos ossos
A presença da vitamina K ajuda a manter os ossos mais saudáveis e resistentes. A quantidade de osteoblastos, células presentes no tecido ósseo, aumenta conforme o consumo regular de azeite, favorecendo a saúde dos ossos.
Além disso, previne a osteoporose, por ser anti-inflamatório e anti-oxidante.
9. Diminui o risco de depressão
Uma pesquisa publicada no PLoS ONE, identificou que pessoas que consomem gorduras saudáveis, como as mono e poli-saturadas, têm menos risco de desenvolver quadros depressivos.
Dentre os 12 mil pacientes avaliados no estudo, os que comeram mais gorduras trans tiveram o risco de desenvolver depressão aumentado para 48%.
Porém, é importante frisar que a depressão é uma condição complexa e o consumo de azeite, por si só, não pode ser considerado um tratamento. Sempre busque ajuda médica.
10. Retarda o envelhecimento
Como falamos anteriormente, os antioxidantes presentes no azeite combatem os radicais livres. Assim, uma das vantagens do seu consumo é reduzir o processo de envelhecimento.
Além disso, o azeite diminui o estresse oxidativo presente no organismo, promovendo a saúde geral.
11. Previne colite ulcerativa
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória intestinal (DII) crônica que afeta o cólon e o reto.
O consumo de azeite pode diminuir o desenvolvimento dessa condição, conforme estudo realizado no Reino Unido, com pessoas entre 40 e 65 anos. Dentre as 25 mil pessoas participantes da pesquisa, 90% tiveram redução no risco de desenvolver a doença.
12. Ajuda a hidratar os cabelos
Dentre os benefícios do azeite está a hidratação de cabelos danificados. Ele pode ser usado como um hidratante natural, reduzindo o ressecamento e pontas duplas.
Por conter vitamina E, e ação antioxidante, ele pode ajudar no fortalecimento dos fios, além de protegê-los contra os radicais livres que causam danos.
É possível adicionar o óleo de azeite em tratamentos capilares, principalmente em cremes de hidratação profunda. Isso ajudará a potencializar a ação nos cabelos. Você pode aplicar uma pequena quantidade nos cabelos úmidos e deixar agir por 30 minutos. Em seguida, basta lavar com xampu e condicionador.
13. Previne câncer de cólon
Há estudos que identificaram a redução de riscos de desenvolver câncer, entre eles o de cólon, quando o consumo de azeite de oliva é regular na dieta.
Provavelmente isso está ligado aos compostos bioativos presentes no óleo de azeite, como os ácidos graxos monoinsaturados e polifenóis, que possuem ações antioxidantes e anti-inflamatórias.
14. Melhora a saúde da pele
Por ser um emoliente natural, o azeite ajuda a hidratar e suavizar a pele. Além disso, por ser rico em antioxidantes, também ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres.
Outro ponto importante está ligado à sua ação a problemas de pele, como a acne. Sua ação anti-inflamatória pode reduzir irritações e diminuir os incômodos gerados por essa condição de pele.
15. Previne doenças neurodegenerativas
Estudos sugerem que o consumo regular de azeite como parte de uma dieta saudável pode ajudar a prevenir algumas doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e o declínio cognitivo relacionado à idade.
É importante notar, no entanto, que a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas são áreas de pesquisa ativa, e que não existem soluções claras ou estratégias únicas que possam garantir a prevenção completa dessas doenças.
Além de consumir azeite, é importante adotar um estilo de vida saudável e equilibrado que inclua uma dieta rica em nutrientes, atividade física regular, sono adequado, controle do estresse e estimulação mental, como leitura e aprendizado contínuo.
Leia também: Os 11 melhores azeites para acompanhar as refeições
Como escolher um bom azeite de oliva?
Escolher o azeite certo é fundamental para manter a qualidade e os benefícios esperados.
Na hora das compras, prefira o azeite de oliva extravirgem, feito por processo mecânico e livre de aditivos químicos. Escolha uma marca confiável e verifique a data de validade para garantir que o produto esteja fresco.
Agora que você sabe que o azeite tem todos esses benefícios incríveis para a saúde, não há razão para não adicionar esse superalimento à sua dieta diária.
Compre os melhores azeites aqui na Banca do Ramon, aproveite suas propriedades nutricionais, melhore a saúde do seu coração e sinta-se bem sabendo que está fazendo coisas incríveis pelo seu corpo!
1 comentário
Sim a muito tempo, desde que comecei ler sobre saúde alimentar. Já vai pra mais de 20 ano, eu tenho 80 anos e me sinto muito bem não tenho nem um problema de saúde. Acredito que o azeite de oliva extra virgem tem contribuído consideravelmente. Obrigado pelas informações que Deus abençoe a todos.