Existem várias técnicas de como abrir vinho sem saca-rolhas, usando itens afiados para puxar o lacre, como facas e chaves. Esses métodos alternativos usando objetos domésticos evitam problemas quando você não tiver um abridor à mão e podem ser uma opção segura e eficaz.
Seja em emergências ou improvisações, saber como abrir vinho sem saca-rolhas poderá salvar sua experiência de degustação. A correta embalagem e lacre das garrafas são essenciais para manter o sabor aprimorado do líquido, mas, na falta de um abridor de garrafas, essa pressão se torna uma desvantagem.
No entanto, existem algumas técnicas caseiras que permitem liberar a garrafa com segurança, praticidade e rapidez. Desde sapatos até cabides, simples itens do cotidiano conseguem te auxiliar nessa missão.
Se você está com dificuldades e quer saber como abrir vinho sem saca-rolhas, confira as principais dicas e orientações que separamos para retirar o lacre com facilidade.
9 dicas de como abrir vinho sem saca-rolhas
Embora o abridor de garrafas seja a maneira mais segura e indicada para retirar a rolha, existem outras formas de aprender como abrir vinho sem saca-rolhas.
Entretanto, lembre-se que são opções caseiras e precisam de cuidado na manipulação, além de nem sempre darem certo na primeira tentativa. Por isso, não desista de abrir e teste essas 9 dicas que separamos para te ajudar:
1. Empurre a rolha
A primeira forma de como abrir vinho sem saca-rolhas é a mais comum, e consiste apenas em empurrar a rolha, em vez de puxá-la. Dessa forma, ela irá cair no líquido. Pode parecer estranho, mas é simples fazer com que ela se mova e vá para dentro da garrafa, liberando a passagem para servir.
Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre realizar esse procedimento, mas não existem problemas no contato da rolha com o vinho. Isso acontece, pois ele não terá mudanças no sabor ou na composição, permanecendo igualmente saboroso conforme a sua escolha.
A única questão que pode acontecer é você encontrar pequenos fiapos de cortiça no líquido, que se soltam no momento do impacto. Apesar de não ser o indicado, empurrar a rolha é uma forma prática de aproveitar sem precisar gastar muito tempo no processo, além de ser uma saída para urgências.
2. Faca de serra
Se você preza por um líquido sem sujeiras e quer retirar o lacre definitivamente, a faca de serra é uma maneira de abrir o vinho sem saca-rolhas, já que esse objeto comum nas cozinhas possui a ponta ideal para o processo. Neste caso, escolha um utensílio, de preferência com a base sólida.
Em seguida, posicione suavemente sobre a rolha e empurre com delicadeza. Essa parte do procedimento deve ser lenta, pois fazer muita pressão fará com que caia na garrafa. Gradualmente, faça com que a ponta da faca de serra fique firme na cortiça e comece a girar puxando para cima.
A operação pode demorar um pouco, visto que movimentos muito fortes podem retirar a faca da rolha ou fazer com que o lacre caia no vinho. Contudo, com paciência, conseguirá puxar o objeto. Isso já será suficiente para conseguir segurá-lo com as mãos e puxar definitivamente para fora.
Algumas pessoas realizam esse processo com uma faca de ponta afiada, que entra na rolha mais facilmente. No entanto, isso pode ser mais perigoso, sendo recomendado apenas para quem possui experiência no manuseio.
3. Garfo
Falando sobre alternativas de como abrir vinho sem saca-rolhas usando talheres, o garfo também é uma opção disponível e possui dupla utilidade. Para quem não deseja gastar tempo realizando o lento processo de remoção do lacre manualmente, esse utensílio ajuda a empurrar a rolha.
Dessa forma, não precisará machucar os dedos, e conseguirá liberar a passagem igual à forma anterior, atentando-se também para os fiapos que podem soltar. Enquanto isso, outra utilidade dessa ferramenta é perfurar a rolha e servir como alavanca para puxar ou rodar em direção ao lado de fora.
Assim como a faca, é uma maneira de girar a cortiça e reduzir a pressão, conseguindo uma margem para segurar com os dedos. Contudo, o garfo pode não ter a mesma perfuração da faca, e essa alternativa se torna mais complicada do que o uso de outro talher.
4. Isqueiro
Outra forma popular de como abrir vinho sem saca-rolhas é o uso de um isqueiro. Essa opção reúne alguns princípios da física e pode ser o caminho mais rápido. Segurando a garrafa com um pano para firmar o vidro nas mãos, o responsável utilizará o objeto acesso próximo do gargalo. É importante aproximar a chama na base da rolha.
Após alguns minutos, será possível ver a cortiça se movendo, e, com sorte, ela irá sair completamente. Se não, apenas uma pequena margem liberada já permitirá puxar com as mãos. Isso acontece porque o calor ajuda a dilatar o material, fazendo com que a pressão mude de lugar e impulsione a rolha para fora.
No entanto, é um processo que muda os resultados em diferentes condições, dependendo da potência do isqueiro, do tamanho da garrafa e do ajuste do lacre. E para quem não tem um abridor de garrafas, essa alternativa pode ajudar a retirar o lacre, ou, ao menos, conseguir puxar com os dedos.
Na falta de um isqueiro, algumas pessoas optam por usar outra chama, especialmente no fogão. Entretanto, essa alternativa pode ser perigosa se não manipulada corretamente.
A recomendação é usar um fogo controlado proveniente do isqueiro, além de permitir aquecer a garrafa em um ambiente seguro, onde outras pessoas conseguirão ajudar a evitar um acidente. Mesmo assim, a manipulação do calor também traz suas ressalvas. Por esse motivo, tenha cuidado ao usar esse método de como abrir vinho sem saca-rolhas.
5. Chave
O uso da chave também é uma alternativa atrativa para abrir sua garrafa sem precisar de saca-rolhas. Esse objeto servirá como uma alavanca, permitindo que a cortiça se mova e possa ser segurada pelos dedos.
Após remover todos os lacres, posicione uma chave, de preferência longa, em uma borda qualquer. Use um ângulo inclinado de 45º. Em seguida, gire a garrafa em um sentido, movendo o metal para o outro. Se precisar, conte com a ajuda de uma segunda pessoa.
Esse movimento fará com que a chave modifique a pressão aplicada sobre a rolha, fazendo com que ela saia do lugar e possa ser retirada com as mãos. No entanto, o processo deve ser delicado, para evitar que a chave danifique um pedaço do lacre e acabe com as chances de abrir a garrafa definitivamente.
6. Parafuso e martelo
Pessoas com habilidades manuais podem ter sucesso com essa alternativa, visto que ela permite imitar um abridor de garrafas com apenas alguns itens. Na sua caixa de ferramentas, localize um martelo e alguns pregos. Se possível, substitua por um parafuso grande.
O objetivo será posicionar os elementos pontiagudos em toda a rolha. Para os pregos, use pelo menos quatro, fornecendo uma área de impacto maior. Com o parafuso, rosqueie até que esteja bem firme. No entanto, tome cuidado para não esfarelar a cortiça.
Com a posição fixa, utilize o lado oposto do martelo como alavanca. Ele será um saca-rolhas improvisado, fixo no parafuso ou prego para puxar junto do lacre. Se for bem-sucedido, a garrafa irá abrir rapidamente.
Essa alternativa precisa de um certo cuidado, para não quebrar o material no meio e faça com que ele caia no vinho. Se possível, selecione um parafuso afiado, girando até a metade para prender sem arriscar rachar.
7. Sapato
O sapato é uma opção popular de como abrir vinho sem saca-rolhas, mas traz um grau de complexidade maior do que as demais alternativas. Isso porque ele demanda não apenas jeito no encaixe, mas também força nos braços e sorte para conseguir a pressão desejada.
Para começar, localize um sapato de salto fino. Geralmente as opções femininas conseguem cumprir a função. Se não puder encontrar um salto fino, opte pela plataforma menos grossa possível.
Em seguida, posicione a garrafa na horizontal, encaixada na parte de trás, onde se coloca o calcanhar, deixando-a deitada. Lembre-se de segurar firmemente o vinho em uma mão e o sapato em outra.
Para realizar a abertura, comece a bater o salto do sapato contra a parede, movimentando o vidro junto. Se quiser mais firmeza, utilize um pano ou algo que evite escorregar da mão.
O objetivo é criar pressão com o impacto, considerando as leis da física onde toda energia é transferida. Assim, ao bater o sapato na parede, a força volta para a base da garrafa, criando uma pressão que fará a rolha sair.
Contudo, tenha cuidado, pois a garrafa está na horizontal, e o líquido também se movimenta com as batidas. Se der certo, o lacre irá sair sozinho, permitindo servir o vinho.
8. Cabide
Um dos métodos mais criativos de como abrir vinho sem saca-rolhas é utilizar um cabide antigo, transformando-o em uma vara de pescar. Para isso, localize um objeto de arame que possa ser moldado. Geralmente, itens mais antigos permitem ter essa maleabilidade.
Após encontrar o arame, abra ele e forme uma espécie de gancho, como um anzol de pesca. Se o metal for grosso, será mais fácil de encaixar. O próximo passo é posicionar o arame na rolha, de preferência fisgando a cortiça com segurança. Dessa forma, ela ficará presa no cabide.
Em seguida, existem duas alternativas, podendo empurrar ou puxar. Ao fazer com que ela desça, o arame evita cair no líquido, simulando uma pescaria. Para retirar, basta manipular o ângulo no bocal da garrafa. Enquanto isso, se quiser puxar, torça suavemente a rolha, evitando que ela quebre e derrube pedaços.
9. Pano na parede
E para quem ainda quer aprender mais uma técnica, o pano na parede também pode ajudar, já que ele funciona como um sapato, mas sem precisar encontrar um salto fino. Na prática, basta dobrar um tecido grosso e bater a garrafa contra a parede.
Selecione um guardanapo que tenha várias camadas ao ser dobrado em quatro partes. Dessa forma, terá mais segurança para realizar esse procedimento. Em seguida, coloque o quadrado de pano na parede e posicione a base na garrafa exatamente no centro. Isso permitirá bater o vinho sem danificar o vidro.
A intenção é a mesma, criar pressão no impacto e empurrar a rolha para fora. No entanto, existem mais perigos ao manipular o casco diretamente. Por isso, meça corretamente a força empregada, para não se machucar ou comprometer o processo.
Com sorte, a vedação sairá rapidamente após alguns impactos. Para manter o pano fixo, segure junto da garrafa ou peça ajuda para outra pessoa.
Qual a importância de técnicas alternativas para os apreciadores de vinho?
Aprender como abrir vinho sem saca-rolhas é um conhecimento essencial para qualquer apreciador dessa bebida. Afinal, nem sempre você pode ter um abridor de garrafas ao alcance.
Existem diversas situações que permitem aproveitar o sabor de um bom rótulo, seja acompanhado com amigos, familiares ou sozinho, seja em ambientes como em casa ou outros lugares confortáveis além do restaurante.
Entender como utilizar esse utensílio diante desses cenários se torna essencial para uma boa experiência caso não encontre um abridor de garrafas tradicional. Nesse caso, saber técnicas alternativas ajudará a salvar a degustação, além de serem práticas simples, em sua maioria.
Por isso, vale a pena saber como executar algumas dessas alternativas, retirando a rolha com segurança e garantindo que você e suas companhias saboreiem o vinho desejado. Com esse conhecimento, nenhum rótulo ou embalagem serão dificuldades para a sua experiência. Por isso, escolha seu próximo vinho sem preocupações. Confira o catálogo da Banca do Ramon e encontre os melhores produtos para apreciar!
1 comentário
De todos, somente a do parafuso foi satisfatório.