As receitas com bacalhau exigem saber como tirar o sal do pescado. O tempo para esse processo varia conforme o método. Veja como dessalgar o bacalhau de diferentes formas para alcançar o melhor resultado para os seus pratos.
Saber como dessalgar o bacalhau é o primeiro passo para quem deseja fazer esse pescado, seja para a Páscoa, seja para outras datas comemorativas. Afinal, o consumo do peixe é comum no Brasil, sendo o prato principal da mesa de muitos brasileiros. Isso porque é uma tradição herdada dos portugueses que permanece até hoje.
O sabor delicioso e todos os benefícios do bacalhau para a saúde são dois fatores relevantes. Ambos mantêm e aumentam a popularidade desse pescado. Além disso, há uma grande variedade de refeições que podem ser preparadas, desde aperitivos (como o bolinho) até pratos principais (por exemplo, as receitas de Natal).
Por isso, vale a pena saber exatamente como tirar o sal do bacalhau para garantir uma refeição deliciosa. Neste post, vamos apresentar algumas técnicas para fazer o processo e trazer dicas extras para ter um melhor resultado. Leia e confira!
Por que é importante dessalgar o bacalhau corretamente?
Você deve dessalgar o bacalhau corretamente para retirar o excesso de sal e ainda manter a textura e o sabor ideais. Como o tempero serve para conservar a carne, fica entranhado na carne devido ao contato por longo prazo. Com sua retirada, o pescado volta a ser hidratado e fica mais gostoso para o consumo.
Inclusive, o excesso de sal deixaria a receita extremamente salgada, o que prejudicaria o resultado final até mesmo de outros ingredientes. Por esse motivo, é fundamental deixar o bacalhau de molho para que seu consumo seja agradável e você tenha aquela textura e sabor inconfundíveis do pescado.
Quanto tempo devo deixar o bacalhau de molho para tirar o sal?
O tempo que você deve deixar o bacalhau de molho para tirar o sal depende do tamanho da peça. Normalmente, varia de 24 a 48 horas, mas você pode seguir as recomendações:
- Postas normais: exigem 24 horas, com trocas de água a cada 6 horas;
- Postas grossas: requerem 40 horas (com substituição a cada 8 horas) e as muito grossas precisam ficar 48 horas no líquido, com o mesmo tempo de troca;
- Postas finas: devem ficar na água por 12 horas, com trocas a cada 4 horas;
- Lombos muito grossos: devem permanecer por 72 horas, também com substituições da água a cada 8 horas;
- Desfiado ou em lascas: dessalga em cerca de 6 horas, com uma troca de água a cada metade do tempo.
Qual a importância do corte do bacalhau no tempo de dessalga?
O corte do bacalhau é importante no tempo de dessalga, porque quanto mais grosso, mais horas demora para tirar o excesso de sal. Por sua vez, se você usar lascas ou a carne desfiada, precisa deixar um prazo menor, porque o pescado pode ficar sem sabor.
Afinal, lembre-se de que o objetivo é apenas tirar o excesso, não o sal em sua totalidade. Esse é o ponto ideal.
Qual a melhor forma de dessalgar o bacalhau?
A melhor forma de dessalgar o bacalhau é lavar o pescado e colocar em água gelada. Em seguida, insira o recipiente na geladeira. Então, deixe o peixe descansar e faça a troca da água de tempos em tempos — a recomendação varia conforme o tipo da peça.
Para entender melhor como dessalgar o bacalhau, trazemos 3 métodos que vão garantir um bom resultado nesse processo. Confira!
Método tradicional para dessalgar bacalhau
O método tradicional para dessalgar o bacalhau é usar água gelada. Nesse caso, lave bem a peça e retire o excesso de sal. Então, coloque o pescado em um recipiente com água gelada, deixando a carne totalmente submersa para evitar que alguma parte fique salgada.
Em seguida, coloque gelo e deixe o recipiente na geladeira. Quando der o tempo de troca da água, coloque o líquido com gelo em outro recipiente. O ideal não é apenas substituir a água, porque a tigela pode ficar com sal. Dessa forma, você evita qualquer problema.
Faça as trocas conforme recomendado e, para ter certeza, experimente um pedaço pequeno do pescado para saber se está salgado. Caso esteja tudo certo, é só retirar e fazer a sua receita.
Tenha em mente que o tempo para dessalgar bacalhau varia, mas costuma ficar entre 24 e 48 horas. Caso o pedaço seja muito grande ou grosso, deixe até 72 horas, mas você pode experimentar ao longo desse período.
Leia também: 5 receitas de bacalhau para todos os gostos
Método com leite para dessalgar bacalhau
Para saber como tirar o sal do bacalhau com leite, lave a peça e deixe submersa na água, mas essa etapa é opcional. Em seguida, coloque no leite frio e coloque na geladeira para descansar por 6 horas ou mais. No caso de uma posta grossa, deixe de 12 a 24 horas.
Caso o nível de sal do pescado seja muito elevado, troque o leite na metade do tempo. Dessa forma, fica mais fácil evitar o excesso desse tempero. Quando o tempo terminar, retire o peixe do recipiente, enxágue em água corrente e faça a sua receita.
Entre as vantagens de usar o leite para saber como dessalgar o bacalhau estão a capacidade de equilibrar o sabor do pescado sem deixar o sabor de “lavado” que acontece algumas vezes. Esse método também hidrata a carne, sendo ideal para cortes mais espessos.
Por outro lado, o leite muda o sabor do peixe. Essa é a desvantagem principal e o motivo pelo qual os chefs de gastronomia indicam usar apenas a água.
Método rápido para dessalgar bacalhau
O método rápido para dessalgar e fazer suas receitas com bacalhau combina água e leite. Primeiro, lave bem o pescado em água corrente. Em seguida, coloque dentro de uma panela média, cubra com água em temperatura ambiente e leve ao fogo médio/alto.
Quando a água começar a se mexer, desligue o fogo sem deixar ferver e deixe descansar de 3 a 5 minutos. Isso fará as postas do bacalhau se separarem. Esse é o ponto certo.
Feito isso, descarte a água quente e salgada, e cubra o peixe com água corrente novamente. Separe as postas, transfira para um recipiente com água fria e passe as mãos delicadamente para retirar um pouco mais de sal.
Descarte essa água e transfira o bacalhau novamente para a panela, cobrindo com leite integral. Leve ao fogo médio/alto e deixe cozinhar, sem ferver. Quando o leite começar a mexer, desligue e tampe.
Deixe o conteúdo descansar por 20 minutos. Após esse período, experimente um pedaço do peixe para conferir a quantidade de sal. Se estiver do seu agrado, é só preparar a sua receita. Se achar que ainda está salgado, deixe mais alguns minutos no leite.
O tempo para dessalgar bacalhau de molho no leite é de, no máximo, 50 minutos. Esse método é ideal para situações em que você deseja fazer uma receita de última hora. Porém, existem alguns riscos. Um deles é a piora no sabor e na textura, mas também pode haver a proliferação de bactérias. Então, todo cuidado é pouco!
Como dessalgar bacalhau sem perder o sabor?
Você pode saber como dessalgar o bacalhau sem perder o sabor é deixar de molho na água gelada por um período entre 24 e 48 horas, com a substituição do líquido a cada 8 horas, no máximo. De toda forma, tenha em mente que o tempo indicado varia conforme as peças e sua quantidade de sal.
Dicas extras para um melhor resultado ao dessalgar bacalhau
Existem várias formas de dessalgar bacalhau. Algumas dicas ajudam a garantir um resultado ainda melhor. Veja quais são.
- Se colocar o bacalhau no fogo, deixe a chama em modo brando. Tenha cuidado para não começar a cozinhar.
- Tenha sempre dois recipientes com água na geladeira. Um deve conter o bacalhau e o outro fica na espera. No momento da troca, tire o pescado de uma tigela e coloque na outra.
- Lave sempre a tigela depois de retirar o bacalhau.
- Caso congele o bacalhau, sempre retire o sal primeiro.
Como escolher o bacalhau certo antes de dessalgar?
Para escolher o bacalhau certo antes de dessalgar, siga as dicas que apresentamos a partir de agora.
- Verifique se o aspecto está seco e a textura é firme. Caso esteja limosa, úmida ou amolecida, não compre;
- Confira a existência de manchas rosadas ou vermelhas e pintas marrons ou pretas. Esses sinais indicam que a refrigeração foi inadequada e o peixe está com excesso de umidade. Também pode sinalizar a presença de bactérias e fungos;
- Veja se a cor da carne está amarelada, porque significa que o tempo de cura é maior. Portanto, a textura e o sabor são mais apurados.
A popularidade desse peixe é grande e escolher o melhor bacalhau para preparar suas receitas pode trazer algumas dúvidas. Por isso, esteja sempre alerta e busque comprar apenas de lugares credenciados e que realmente trabalham com bacalhau de qualidade.
Sempre analise a cor e textura do bacalhau que está comprando. Fique esperto, a legislação atual brasileira apenas define como bacalhau três espécies desse peixe, a Gadus Morhua, conhecido tradicionalmente como bacalhau tradicional do Porto, Gadus macrocephalus e Gadus ogac.
Então, atente ao nome, pois existem outros tipos de peixes salgados vendidos no país que não são considerados bacalhau. Ou seja, é preciso cuidar para não levar “gato por lebre”.
Leia também: 7 dicas para comprar bacalhau e escolher a melhor opção
Como armazenar o bacalhau dessalgado para manter a qualidade?
Você pode armazenar o bacalhau dessalgado no congelador por até 8 meses. Nesse caso, divida em porções menores e pincele azeite. Por sua vez, se for o pescado ainda salgado, mantenha na geladeira, em um recipiente hermético, de preferência.
Quer o melhor bacalhau? Veja como comprar
Com todas essas dicas, você já sabe como dessalgar o bacalhau. Agora, só falta conhecer um bom lugar para comprar o seu pescado.
Na Banca do Ramon, existe o verdadeiro bacalhau disponível para você aproveitar e criar refeições deliciosas! É possível comprar o bombom, o filé, o miolo, o lombo e até o pescado já desfiado.
Sem contar que também existem kits prontos, que já vêm com um vinho de boa harmonização. Dessa forma, você já tem os principais ingredientes para as suas receitas com bacalhau e pode focar apenas os acompanhamentos.
Afinal, saber como dessalgar o bacalhau é apenas o primeiro passo. Mais do que esse processo, você deve ter um pescado de qualidade, com sabor e textura ideais. Desse modo, o resultado dos seus pratos será o melhor possível!
Gostou da dica de hoje? Então lembre-se, o legítimo bacalhau do Porto você encontra na Banca do Ramon. Aqui você tem diversos tipos de cortes e ainda pode receber o seu peixe na sua casa, em qualquer parte do país.
2 comentários
Na opção pela dessalga com farinha de mandioca, esta deve ser a crua ou a torrada
Olá senhor Milton, agradecemos pela sua resposta pode ser a crua mesmo.