Você já ouviu falar da chia? Há um tempo, a semente se tornou a queridinha da turma do mundo fitness. Mas saiba que além de auxiliar aqueles que querem perder peso, ela traz inúmeros benefícios para a saúde. E sua introdução na alimentação é fácil, podendo acompanhar tantos pratos salgados, como doces e até mesmo nas bebidas.
Originária do México, a chia hoje é muito comum nos supermercados e casas de produtos naturais. Ela é rica em ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes.
07 dicas do que a chia pode fazer pela sua saúde!
Ajuda a prevenir e controlar diabetes
Por conter um alto teor de fibras (duas colheres de chia contêm 8,6 g de fibras), a chia ajuda a aumentar o tempo de liberação da glicose no organismo. Isso faz com que a insulina também seja liberada em pequenas doses. A vantagem de tudo isso é que com menos doses desse hormônio circulando no organismo, evita-se assim uma condição chamada resistência à insulina.
Previne doenças cardiovasculares
O seu consumo regular é capaz de evitar doenças como infarto, derrame e hipertensão. Isso porque a semente tem uma grande quantidade de ômega 3, que reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, além de diminuir o colesterol circulante no sangue. O ômega-3 também ajuda na regulação da pressão dos vasos sanguíneos, evitando o aumento da pressão arterial.
Efeito desintoxicante
Os antioxidantes presentes na chia são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres que agem destruindo as membranas celulares. Com isso, ele ajudar a retardar o processo de envelhecimento.
Regula o colesterol
Rica em ácidos graxos, ômega 3 e 6, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de baixar os triglicérides na corrente sanguínea. Outro ponto importante é que as fibras da semente também ajudam na diminuição da concentração dos lipídios no sangue, que é o caso do colesterol.
Fortalece a imunidade
Por conter minerais como o selênio e zinco, a chia é importante para reforçar as defesas do organismo. Além disso, por ter nutrientes como fósforo, manganês, cálcio, potássio e sódio, a semente é indispensável para a manutenção da integridade e saúde das células.
Protege o cérebro
Ela também pode favorecer as ligações cognitivas no cérebro, de acordo com estudos qie relacionam os ácidos linoleico e alfa-linolênico (presentes na semente) com a formação das membranas celulares, as funções cerebrais e a transmissão de impulsos nervosos.
Redução de peso
O chia ajuda na sensação de saciedade devido a sua grande quantidade de fibras, que absorvem muita água e transformam a semente, quando deixada de molho, em um gel. No organismo, ao estar em contato com os sucos gástricos, suas fibras se transformam nesse gel, que aumentam a dilatação do estômago. É esse mecanismo um dos fatores que favorecem a saciedade e, consequentemente, acarreta um menor consumo de alimentos.
Como consumir a chia
A quantidade indicada para o consumo diário de chia é de duas colheres de sopa – cerca de 25g. Ela pode ser consumida tanto como farinha, sementes e até mesmo o próprio óleo.
A forma mais prática é o óleo, que você pode consumir sobre os alimentos, como saladas, arroz, couscous, ou ingeri-lo puro. O aquecimento do óleo de chia não é recomendado, pois o ômega 3 é facilmente oxidado com o calor, perdendo assim suas propriedades.
A farinha é muito usada no preparo de panquecas, quiches, mingaus e sopas. Ou em vitaminas e shakes.
Mas a forma mais comum é o consumo das sementes. Você pode consumi-la nos lanches ou no café da manhã, batendo com leite e frutas, misturando-a em iogurtes, ou nas saladas de frutas. Nas refeições como o almoço e jantar, você pode salpicá-la por cima da salada, misturá-la ao couscous marroquino, ou até mesmo na quinoa.
Até mesmo doces, como geleias e pudins são feitos usando o gel da chia. E para fazê-lo, basta deixar uma colher da semente em 60ml de água filtrada por cerca de 2h. Assim, ele ficará bem consistente e você poderá misturá-lo ao suco de uva integral, por exemplo, ou a morangos macerados e fazer a sua própria geleia. Mas o gel também pode ser consumido puro.
Agora que você já conhece os benefícios da sua saúde e sabe como introduzi-la na sua alimentação, vai perder a chance de levar mais saúde para o seu dia-a-dia e da sua família? Corra para a Banca do Ramon e escolha a melhor forma de consumir a chia na sua cozinha! E depois, conte para a gente: quais os benefícios que você percebeu na sua saúde depois de adotar a chia na sua alimentação?
1 comentário
Gostei e uso chia todas as manhãs com mamão e banana com aveia e no suco verde e iogurte.