Qual a diferença entre champgane e espumante? Esses são dois vinhos efervescentes, mas diferem em sua origem geográfica. Champagne é exclusivo da região de Champagne, na França, enquanto espumante refere-se a vinhos similares produzidos globalmente
Será que existe diferença entre champagne e espumante? Muitas pessoas acreditam que essas bebidas são a mesma coisa. No entanto, existem algumas diferenças entre elas. Por isso, é importante conhecer as principais características de cada um, para que você possa escolher a melhor bebida para cada ocasião.
Apesar de existirem muitas semelhanças entre o champagne e o espumante, eles não são produzidos da mesma maneira. Além disso, para uma bebida ser considerada um champagne, ela precisa ser produzida em um local específico e com determinados tipos de uvas.
Caso esses requisitos não tiverem sido atendidos no processo de produção da bebida, ela não poderá ser classificada como champagne.
Saiba quais são as principais diferenças entre champagnes e espumantes. Dessa forma, você nunca mais irá se confundir e poderá escolher com certeza qual a bebida ideal para acompanhar seus momentos!
Qual a diferença entre champagne e espumante?
Para começar a explicar quais são as diferenças entre essas bebidas, é importante esclarecer que todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne.
Para ser considerado um champagne, a bebida precisa ter sido produzida em uma localidade da França, também chamada champagne. Essa região francesa possui o selo Appellation d’Origine Contrôlée (AOC), o qual certifica essa localidade como a produtora original de champanhe do mundo.
Além disso, para ser classificada como champanhe, a bebida precisa ter sido elaborada com uma dessas três uvas para champagne: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
Outro fator determinante para a bebida ser categorizada como champanhe é o método Champenoise. Essa técnica envolve a criação da efervescência (bolhas) na garrafa. Para isso, a bebida precisa passar por uma segunda fermentação.
Esse processo é complexo e obriga o enólogo a manusear cada garrafa que será produzida, individualmente, várias vezes. Sendo assim, somente as bebidas que atendem a esses requisitos podem ser classificadas como champagnes.
Já o espumante abrange todos os vinhos que possuem gás carbônico dissolvido, ou seja, todos os vinhos efervescentes. Espumantes podem ser produzidos em diferentes regiões do mundo e não estão restritos a uma localização específica.
Características e origem do Champagne
O champagne nada mais é do que um vinho com borbulhas que possui uma acidez alta. Ele é muito consumido em festas e comemorações.
Essa bebida começou a ser produzida entre os séculos IV e V d.C., quando os viticultores da região de Champagne começaram a fabricar bebidas para competir com os vinhos de Borgonha.
No entanto, devido ao inverno rigoroso da região de Champagne, o processo de fermentação do vinho foi interrompido antes da hora. As células de levedura adormecidas despertaram novamente na primavera e começaram a fermentar, produzindo a liberação do gás carbônico, o que chegou a causar a explosão de algumas garrafas.
Entretanto, algumas das garrafas permaneceram intactas durante esse processo, e o líquido que ficou nelas passou a ser conhecido como Champagne.
Características do espumante
O Champagne foi o primeiro tipo de espumante produzido no mundo. Mas, diferente do que ocorre com na produção dele, durante a produção dos outros tipos de espumante, diversas uvas podem ser utilizadas, sendo que as mais comuns são:
- Chardonnay;
- Pinot noir;
- Pinot meunier;
- Prosecco;
- Glera;
- Parellada.
Além disso, o método mais usado na fabricação dos espumantes é o Charmant. As bebidas produzidas por meio dessa técnica passam pela segunda fermentação em um grande tanque de vinho, e só após esse processo é que elas são colocadas nas garrafas nas quais serão comercializadas.
Como apreciar Champagne e Espumante corretamente?
Agora que você já sabe qual é a diferença entre champagne e espumante, vale a pena mencionar que, assim como todo vinho, também é possível encontrar bebidas desse tipo com diferentes sabores e notas.
Portanto, para encontrar uma opção que mais lhe agrade, será necessário experimentar e degustar diferentes tipos de espumante e de champagne.
Alguns espumantes e champanhes apresentam um sabor mais cítrico, já outros são mais frutados. Assim como ocorre com os vinhos tradicionais, é importante que você observe o rótulo da garrafa para saber quais são as notas preponderantes naquela bebida.
Para que você possa apreciar essa bebida da melhor forma possível, saiba que ela deve ser servida à temperatura de 8 °C. Na hora de degustar um champagne ou espumante, saiba que você pode harmonizar essa bebida com diferentes pratos, sendo que algumas das melhores opções são os peixes e frutos-do-mar.
Quais são os melhores Champagnes e Espumantes?
Escolher a melhor opção de champanhe e espumante pode ser uma experiência interessante, mas também desafiadora, dada a variedade de opções disponíveis. Como agora você já sabe qual é a diferença entre champagne e espumante, é importante conhecer algumas boas opções dessas bebidas para quem quer começar a degustar esse tipo de vinho.
Um champagne que costuma fazer muito sucesso entre os apreciadores dessa bebida é o Veuve Clicquot, que tem um sabor bastante equilibrado e fresco. Já um espumante que pode agradar à maioria dos paladares é o Baby Chandon Brut, produzido com três variedades de uvas, e também é uma bebida mais fresca.
Se você quiser conferir outras alternativas de champagnes e espumantes, acesse a Banca do Ramon e confira todas as opções disponíveis no nosso catálogo de vinhos.