Bacalhau: aprenda tudo sobre a diferença entre Lombo, Miolo, Filé e Bombom
Salve seu jantar com pratos maravilhosos e que valorizam cada parte do bacalhau!
Vai dar um jantar em casa para surpreender seus convidados e o prato principal precisa ter bacalhau, mas você não entende muito bem do assunto e nem sabia que existem vários cortes diferentes dessa proteína? A Banca do Ramon ajuda você!
Continue lendo para conferir alguns tipos de cortes desse peixe tão adorado por nós brasileiros e, além disso, salvar o seu jantar com as receitas especiais que selecionamos para cada tipo de corte de bacalhau!
Agora, vamos ao que interessa: Qual a diferença entre lombo, miolo, filé e bombom de bacalhau?
Lombo de bacalhau
O lombo de bacalhau é a parte mais nobre do peixe. Ele possui camadas mais grossas e sem espinhos. É um tipo de carne que se solta facilmente após o preparo, sendo uma opção muito saudável, nutritiva e suculenta.
Uma receita que combina demais com essa parte do bacalhau é o Lombo à Lagareiro! Que tal experimentar?
Para preparar este prato, você vai precisar de:
600g de lombo de bacalhau
1 cebola grande
6 azeitonas pretas
½ pimentão vermelho
½ pimentão amarelo
180 ml de azeite
100g de farelo de pão
3 dentes de alho, sendo 2 inteiros e 1 picado
5 batatas sauté cozidas
Sal e pimenta a gosto
Em uma frigideira, prepare o farelo de pão, azeite e o dente de alho picado. Deixe no fogo até ficar seco, mas não torrado, ok?! Tempere bem com sal e reserve.
Em uma fôrma, você irá colocar a peça de bacalhau, os pimentões, batatas, cebola e alho. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos. Assim que o seu bacalhau estiver dourado, retire os legumes e temperos da fôrma, deixando apenas o bacalhau. Cubra o peixe com a farofa que você preparou e deixe no forno por mais 5 minutos.
Agora, é só montar os pratos de seus convidados regando o peixe com azeite a gosto e servir com um acompanhamento de sua preferência!
Miolo de bacalhau
O miolo de bacalhau é uma opção saborosa e com muitas texturas. Este tipo de corte não possui espinhos e pode ser vendido sem a pele do peixe. Depois de cozido, se desfaz em lascas claras e tenras com um sabor inconfundível!
Essa opção de bacalhau é rica em proteínas, ferro e fósforo, além de possuir vitaminas A, E e D, grandes aliadas da nutrição balanceada; e é claro do Ômega 3.
Quer servir um prato saboroso utilizando esse tipo de corte? Então, que tal experimentar a deliciosa e tradicional receita de bacalhau à moda do Porto?
Você irá precisar de:
1 kg de bacalhau já demolhado por 24 horas e depois cozido
½ copo de óleo
½ copo de azeite
½ kg de cebola cortada em rodelas
8 tomates sem pele cortado em rodelas
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
½ copo de caldo do cozimento do bacalhau
1 copo de vinho branco seco
½ xícara de chá de salsinha e cebolinha verde
800g de batatas cozidas
2 maços de brócolis ou espinafre
3 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
750ml de leite
250ml de creme de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de sopa de manteiga
Pimenta-do-reino, orégano e sal a gosto
2 folhas de louro
Você deve fazer um refogado com ½ copo de óleo, ½ copo de azeite e alho. Feito isso, acrescente a cebola, os tomates, os pimentões e o bacalhau cortado em lascas e refogue novamente. Em seguida, utilize um caldo de bacalhau e o vinho branco; refogue novamente e reserve.
Enquanto o peixe está reservado, cozinhe os brócolis e após o cozimento refogue com três colheres de sopa de óleo e alho.
Em um liquidificador, coloque o leite, amido de milho, manteiga e pimenta, bata tudo até virar um creme.
Sirva em um refratário de sua escolha. Você deve untá-lo bem. Comece colocando as batatas cozidas, e depois uma camada do seu refogado de bacalhau, e assim sucessivamente, acrescente o seu creme no final.
Filé de Bacalhau
O filé de bacalhau é encontrado nas laterais do peixe, e é considerado uma carne extremamente suculenta e leve, pois seu corte é um tanto mais fino do que os outros. Além disso, os filés dessalgam facilmente, portanto o seu preparo é bem mais simples se comparado aos outros cortes.
É, ainda, ideal para ser preparado com saladas, bolinhos e outras opções em que a carne possa ser desfiada e assada.
Se esse é o seu corte preferido do bacalhau, que tal aprender uma receita incomparável de filé?
Você irá precisar de:
1 kg de filé de bacalhau dessalgado
1 colher (sopa) de colorau in natura
4 batatas em triângulos grossos
3 tomates cortados em triângulos grandes
2 cebolas cortadas em rodelas ou fatias
2 pimentas doces cortadas em fatias (ou pimentão vermelho)
4 ou 5 folhas de couve inteiras, para forrar a panela
150 g de cogumelos Paris in natura
½ copo de azeite
1 colher (sopa) de zimbro
1 copo de vinho branco (Caso você queira utilizar)
Salsinha fresca picada, para enfeitar o prato.
Em uma assadeira ou panela que possa ir ao forno, forre o fundo com folhas de couve, depois acrescente uma camada de cogumelos. Logo em seguida, coloque os filés de bacalhau e despeje o vinho branco por cima. Salpique o colorau sobre o peixe e cubra com batatas, tomates, cebola, pimenta doce e o zimbro. Finalize com o azeite.
Cozinhe em forno médio com a assadeira ou panela tampada, por 40 minutos. Quando o bacalhau estiver pronto, destampe o recipiente para que todos os líquidos sequem. Retire do forno e salpique salsinha, se for de seu agrado! Está pronto!
Bombom de bacalhau
Bombom de bacalhau é um tipo de corte extremamente saboroso e sem espinhos. Como todos os cortes desse peixe, é uma opção extremamente nutritiva e rica em proteínas, ferro, fósforo e Ômega 3.
Além disso, proporciona diversas receitas deliciosas e surpreendentes!
Vamos te apresentar uma receita de Risoto de Bacalhau que fará você querer comer bombom de bacalhau hoje mesmo!
Você irá precisar de:
1 alho-poró grande e tenro cortado em rodelas finas
1 cebola grande picada
5 colheres de sopa de azeite de oliva
500g de bacalhau em lascas
3 tomates maduros sem pele e sementes picados
100 g de azeitonas verdes picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 xícaras de chá de arroz arbóreo
½ xícara de chá de vinho branco seco
1,5 a 2 litros de caldo de peixe fervente
3 colheres de sopa de salsinha picada
Conseguiu encontrar todos os ingredientes para preparar este prato? Então, vamos começar!
Em fogo médio, refogue em 3 colheres de sopa de azeite, o alho-poró e a metade da cebola até murcharem. Logo em seguida, acrescente o bacalhau e deixe fritar por 1 minuto. Acrescente o tomate e abaixe o fogo. Você deve deixar cozinhar por 10 a 15 minutos, mexendo às vezes. Quando obtiver um refogado encorpado, coloque as azeitonas picadas e tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve esse conteúdo.
Em outra panela, refogue o restante da cebola no azeite até que murche. Coloque o arroz e frite tudo por 1 minuto, adicionando em seguida o vinho. Deixe evaporar e adicione uma concha do caldo fervente. Cozinhe sem parar de mexer até o líquido secar. Despeje mais uma concha de caldo e repita o procedimento. Depois de ter acrescentado metade do caldo, junte o refogado de bacalhau e continue o cozimento, incorporando o caldo restante e mexendo bem a cada adição até o arroz ficar cremoso e al dente (cozido, porém firme e úmido). Salpique a salsinha e sirva.
Aqui em nosso Blog, você encontra diversas outras receitas super especiais com bacalhau! Confira!
Escondidinho de Bacalhau com Batata Doce
Leve para casa!
Agora que você conhece mais sobre as características de cada tipo de corte de bacalhau, já sabe que o bacalhau é um peixe extremamente nutritivo, saboroso e com receitas tradicionais e incrivelmente deliciosas. Saiba também que você pode encontrar todas essas opções de cortes de bacalhau na Banca do Ramon! Venha nos conhecer e colocar em prática as receitas novas que aprendeu!
Leia também: 5 receitas de bacalhau para fazer em casa
1 comentário
Sim, em todo o Brasil! =)