O espumante para Ano Novo deve combinar com a ceia. Você pode optar por um prosecco para a virada do ano ou mesmo um champagne para festas de Réveillon. Veja quais são os tipos de espumante para Ano Novo e 10 opções para escolher o melhor.
O Réveillon é sempre um momento especial, que pede por um brinde com votos de esperança para o novo ciclo que vai começar. E uma das bebidas mais requisitadas para a ceia é o espumante para Ano Novo.
Nada combina mais com a virada do ano do que o som das rolhas estourando e as taças se erguendo para brindar. Essa tradição, que simboliza renovação e celebração, pede uma bebida especial à altura do momento.
Mas, com tantas opções disponíveis, como escolher o espumante ideal para o Ano Novo? Seja para um brinde íntimo em casa ou uma grande festa com amigos, saber identificar o melhor rótulo pode fazer toda a diferença.
Aqui, vamos te ajudar a entender os diferentes tipos de espumantes e dar dicas para você acertar na escolha!
Como é a tradição de brindar com espumante?
A tradição de brindar com espumante é uma forma simbólica de celebrar momentos especiais, especialmente a chegada do Ano Novo. O espumante, com seu brilho e borbulhas, é associado à festividade, prosperidade e sorte, tornando-se a bebida perfeita para acompanhar a virada de ciclos.
O ato de estourar a garrafa e ouvir o “pop” é um momento de expectativa e alegria, que marca o início de uma nova etapa. A espuma e as borbulhas, vistas como sinais de felicidade e fartura, são servidas em taças erguidas ao céu, enquanto se fazem votos de saúde, sucesso e bons tempos no futuro.
Essa tradição remonta a séculos, com o espumante e o champanhe sendo historicamente associados a celebrações da nobreza e grandes conquistas. Hoje, ele se tornou um ícone universal de comemorações em todo o mundo, especialmente no Réveillon, representando otimismo e o desejo de um ano próspero.
Quais são os tipos de espumante?
Os tipos de espumante são definidos pelo método de produção ou pela quantidade de açúcar em sua composição. Normalmente, há duas fermentações, mas o modelo disso ocorrer faz com que as características variem bastante.
Entenda melhor quais são as possibilidades a partir dos dois tipos de classificação.
Tipos de espumante conforme o método de produção
- Método Charmat-Martinotti: costuma gerar vinhos frescos, frutados e jovens, porque a segunda fermentação é feita em tanques de aço inox pressurizados;
- Método Champenoise ou tradicional: consiste em fazer a segunda fermentação na própria garrafa em que a bebida será comercializada;
- Método de transferência: é uma variação do método tradicional, onde a segunda fermentação ocorre em garrafa, mas a remoção dos sedimentos é feita em tanques antes do engarrafamento final.
Tipos de espumante conforme o teor de açúcar na composição
- Espumante Nature:
- Secura extrema;
- Toque levemente amargo;
- Ideal para paladares mais exigentes;
- Harmoniza com frutos do mar, sushi e queijos duros.
- Espumante Extra-Brut:
- Doçura muito baixa;
- Toque levemente adocicado;
- Versátil, combina com diversos pratos.
- Espumante Brut:
- Doçura baixa;
- Mais comum e conhecido;
- Equilíbrio entre doçura e acidez;
- Acompanha uma grande variedade de pratos.
- Espumante Sec:
- Doçura moderada;
- Sabor mais adocicado;
- Ideal para sobremesas leves.
- Espumante Demi-Sec:
- Doçura alta;
- Sabor marcantemente adocicado;
- Combina bem com sobremesas mais elaboradas.
- Espumante Moscatel:
- Doçura muito alta;
- Aromas intensos de frutas;
- Perfeito para acompanhar sobremesas doces.
Leia também: Melhores espumantes do mercado: sabor e sofisticação em cada taça
Qual o melhor espumante para o Ano Novo?
1. Espumante Freixenet Cordon Negro
O espumante Freixenet Cordon Negro é perfeito para quem busca uma bebida com grande frescor. Seus aromas são finos e intensos, com destaque para os frutais.
Suas características marcantes são obtidas por meio da fermentação a 12 ºC e o uso de uva Parellada no coupage.
O espumante é ideal para acompanhar frutos do mar, carnes brancas e risotos.
2. Espumante Baby Chandon Brut
De origem nacional, o Baby Chandon Brut é um espumante para Ano Novo que vai surpreender você ao apresentar uma acidez equilibrada, trazendo uma sensação de frescor e encerrando com frutas secas e cítricas.
O seu aroma predominante é de flores brancas e frutadas. Sua aparência também traz um charme à parte, graças à sua cor amarela e à espuma abundante.
Ele foi criado a partir do assemblage de três variedades da Serra Gaúcha: Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir.
Para harmonizar com a bebida, prefira peixes grelhados, frutos do mar, saladas e, preferencialmente, sushi e sashimis.
3. Espumante Baby Chandon Brut Rosé
O Baby Chandon Brut Rosé se destaca logo por sua composição, em que são usados 4 tipos de uvas: 57% Pinot Noir, 32% Chardonnay, 8% Pinot Blanc e 3% Pinot Meunier.
Este espumante tem cores e sabores vibrantes, que combinam muito com o clima festivo. Seu aroma traz uma deliciosa mistura de frutas, como ameixa, morango e notas de maçã madura.
O espumante é ideal para harmonizar com peru e carnes vermelhas.
4. Espumante Chandon Passion
O Chandon Passion traz um delicioso sabor meio doce e uma coloração levemente salmão. Sua composição ousada possui Malvasia Bianca, Malvasia de Cândia, Moscato Canelli e Pinot Noir.
Ao servir, ele forma uma espuma abundante, além de borbulhas finas. Seu aroma traz maracujá, pêssego, lichia, jambo, além de toques florais de rosa.
A melhor harmonização com espumante Chandon Passion é com salmão, sobremesas e saladas de frutas.
5. Espumante Terranova Moscatel
Este espumante para Ano Novo é perfeito para quem procura uma bebida deliciosa e com baixo teor alcoólico. Ele é brasileiro, feito a partir de uvas moscato do Vale do São Francisco/BA. A bebida é ideal para ser servida na sobremesa, mas também funciona bem como aperitivo.
O Terranova Moscatel traz um sabor doce e leve, combinado a um aroma intenso e fresco, em que é possível identificar jasmim e outras flores brancas, guaraná, cítricos e mel.
Para acompanhar, dê preferência a frutas, como morango, uvas, carambola, romã, abacaxi e pitanga. Ele também vai bem como tortas de limão, sorvetes de frutas cítricas, geleias de laranja com queijos frescos de massa mole (por exemplo, brie e camembert), bolos de casamento recheados de frutas, gelatinas e suflê de limão.
6. Espumante Chandon Rosé
Outra opção para ver como escolher o melhor espumante para Ano Novo é o Chandon Rosé. Ele foi elaborado a partir de 4 tipos de uvas: 57% Pinot Noir, 32% Chardonnay, 8% Pinot Blanc e 3% Pinot Meunier.
A bebida harmoniza bem com carnes vermelhas e de aves, como o peru. Seu aroma marcante contém traços de ameixa, morango e maçã.
7. Espumante Cava Freixenet Carta Nevada Demi Sec
O Cava Freixenet Carta Nevada Demi Sec é um espumante para Ano Novo ideal para acompanhar frutos do mar, risotos e carnes brancas. Ele é feito de um coupage equilibrado das variedades autóctones do Penedés.
Ele tem uma coloração amarelo palha e produz borbulhas de tamanho médio, que formam uma bela coroa. Seu aroma é levemente floral.
8. Espumante Fontanafredda Asti
Para quem deseja um belo espumante italiano para passar o Réveillon, essa é a melhor pedida. O Fontavafredda Asti é feito de uvas moscato e possui um sabor doce equilibrado.
Ele tem baixo teor alcoólico e perfume agradável. É perfeito para harmonizar com sobremesas.
9. Espumante Chandon Demi-Sec Riche
Aqui temos um espumante nacional feito a partir de 3 variedades de uvas: Chardonnay, Riesling e Pinot Noir.
Ao paladar, o Chandon Demi-Sec Riche tem um toque de acidez seguida por uma boa cremosidade. O aroma marcante lembra doce de laranja e frutas secas. Também é possível sentir um ligeiro toque de mel.
Para fazer a harmonização com espumante Chadon Demi-Sec Riche, dê preferência a sobremesas, peixes com molhos amanteigados e massas com molho branco.
10. Espumante Segura Viudas Reserva Heredad Brut
Se você gosta de um bom espumante espanhol para o Réveillon, precisa experimentar o Segura Viudas Reserva Heredad Bru. Ele é feito a partir das melhores colheitas de dois tipos de uva: 67% Macabeo e 33% Parellada.
Ao paladar, ele é suave e ligeiramente ácido. Seu aroma traz a combinação de açúcar e acidez.
Para harmonizar com essa bebida, dê preferência a queijos suaves, mariscos, carnes brancas e petiscos.
Como escolher o espumante ideal?
Na hora de escolher o espumante ideal para o Réveillon, muitas características podem ser levadas em consideração, como as uvas usadas, os aromas, o gosto, a quantidade de açúcar e os alimentos com os quais é possível harmonizá-lo.
Dessa forma, você conseguirá saber se será feita uma boa harmonização com espumante. De qualquer modo, o que mais interessa é o seu paladar. Assim, você pode definir a melhor opção.
Como harmonizar o espumante para Ano Novo?
A harmonização com espumante para Ano Novo depende do tipo de bebida. Se for mais ácida, vale a pena optar por pratos mais gordurosos, como carnes vermelhas, queijos e aperitivos fritos. Por sua vez, caso seja frutado e doce (como o moscatel), a combinação é válida com pratos leves, frutas frescas e sobremesas.
Você também pode verificar as recomendações no próprio rótulo, já que costuma ser indicado. Além disso, você pode conferir os detalhes e diferentes opções de espumante para Ano Novo na Banca do Ramon, que tem uma grande variedade de opções.
Ao observar esses detalhes, mesmo aqueles que não são grandes conhecedores do assunto, podem fazer a escolha que mais combina com o seu perfil. Assim, você terá um espumante para Ano Novo de qualidade e que vai agradar o seu paladar.Ainda está na dúvida sobre qual espumante escolher? Então, faça uma visita à Banca do Ramon e veja mais opções de espumantes!