A harmonização de vinhos é a combinação de vinhos com alimentos para realçar sabores. Considera-se a intensidade e características do prato e do vinho, buscando equilíbrio ou contrastes. Brancos com peixes, tintos com carnes vermelhas. Regras básicas podem ser seguidas, mas a experimentação é bem-vinda.
A harmonização de vinhos consiste em combinar um determinado vinho com um prato, de modo que as características da bebida e do alimento se complementem. É possível fazer combinações baseadas na similaridade entre a bebida e o prato, ou com base no contraste entre os itens, como uma maneira de equilibrar os sabores da refeição.
No entanto, independente do critério que você usar para fazer esse tipo de harmonização, a combinação de vinhos e alimentos bem elaborados deixará as suas refeições ainda mais deliciosas e especiais.
Se você quer descobrir como fazer esse tipo de combinação, continue a leitura deste texto e confira também como fazer uma harmonização com queijos e vinhos e sobremesas.
O que é harmonização de vinho?
A harmonização de vinhos nada mais é do que uma prática de combinar uma bebida com um alimento. Isso é feito para ressaltar, equilibrar ou complementar os sabores do vinho e do prato.
Contudo, na hora de fazer esse tipo de combinação é necessário tomar alguns cuidados, pois a escolha do vinho errado pode alterar, de maneira negativa, o sabor do seu prato. Por exemplo, um vinho tinto muito encorpado pode encobrir os sabores de um prato leve à base de frutos do mar.
Sendo assim, o ideal para quem está iniciando na prática de harmonização de vinhos é combinar bebidas e pratos com características parecidas. Dessa forma, será possível apreciar a refeição e aproveitar ao máximo o sabor e aroma do vinho.
Uma combinação que costuma agradar à maioria das pessoas é a de vinhos tintos encorpados, como o Cabernet Sauvignon, com pratos igualmente encorpados, como as refeições à base de carnes vermelhas.
Veja também: VINHO PARA ACOMPANHAR BACALHAU: QUAL TIPO HARMONIZA MELHOR COM ESSE PEIXE?
5 dicas para uma harmonização de vinhos
A harmonização de vinho e comida pode parecer um pouco intimidante no início, mas com um pouco de conhecimento, você pode criar excelentes combinações. Aqui estão algumas dicas simples para ajudar você a fazer a escolha certa:
- Combinação por harmonização: essa é a forma mais comum, em que você escolhe um vinho que complementa os sabores da comida. Por exemplo, um vinho branco leve, como um Sauvignon Blanc, pode harmonizar bem com frutos do mar ou saladas, enquanto um vinho tinto mais encorpado, como um Cabernet Sauvignon, pode ser uma boa opção para um bife de carne vermelha.
- Combinação por contraste: essa é uma abordagem um pouco mais ousada, em que você escolhe um vinho que contrasta com a comida. Por exemplo, um vinho tinto ácido, como um Pinot Noir, pode ajudar a equilibrar a gordura de um prato com carne vermelha.
- Combinação regional: nessa situação, você escolhe um vinho produzido na mesma região onde a comida é originária. Por exemplo, um vinho Chianti, da região da Toscana, na Itália, pode ser uma boa opção para acompanhar massa italiana.
- Combinação por similaridade: nesse caso, você escolhe um vinho que compartilha características semelhantes com a comida. Por exemplo, um vinho tinto com notas de frutas vermelhas pode complementar um prato de frutas vermelhas, ou um vinho branco com notas cítricas pode ser uma boa opção para acompanhar pratos com limão ou laranja.
- Combinação por contraponto: essa é uma abordagem em que você escolhe um vinho que tem uma característica oposta à comida. Por exemplo, um vinho branco doce pode ser uma boa opção para equilibrar a acidez de um prato picante.
Como escolher o vinho ideal para harmonizar com pratos salgados e doces?
Se você quiser ressaltar o sabor da sua receita, opte por um vinho que apresente algumas características parecidas com o principal ingrediente do seu prato, seja ele doce ou salgado. Por exemplo, para valorizar o sabor de um prato de frutos do mar, os quais são ingredientes leves, o ideal é também optar por um vinho leve, como o Sauvignon Blanc.
No entanto, se você for preparar um prato mais encorpado, selecione um vinho com essa mesma característica, como o Malbec. Já quem deseja suavizar um prato mais encorpado, pode optar por uma combinação por contraste, selecionando um vinho com uma acidez mais acentuada.
O mesmo critério utilizado para selecionar os vinhos para harmonizar com os pratos salgados pode ser repetido na hora de escolher as bebidas para combinar com os pratos doces. Ou seja, sobremesas leves combinam com vinhos leves, e doces mais encorpados harmonizam melhor com vinhos que possuam essa mesma característica.
Como fazer harmonização de vinhos?
Se você quer acertar na hora de harmonizar vinhos na sua casa, veja abaixo algumas sugestões de pratos para servir com alguns dos vinhos mais conhecidos e consumidos no Brasil.
Pinot Noir
O Pinot Noir é um vinho tinto leve, aromático e com uma acidez marcante. Ele combina com uma grande variedade de pratos, por isso, pode ser interessante sempre ter uma garrafa dessa bebida em casa. Algumas receitas que harmonizam bem com esse vinho são:
- Massas com molho branco;
- Pratos à base de carne vermelha (para quem gosta de contraste);
- Pratos com cogumelos;
- Peixes com sabor forte, como salmão.
Malbec
A uva Malbec produz vinhos encorpados, com acidez equilibrada e sabor frutado. Quem procura opções de pratos para harmonizar com essa bebida, certamente, irá gostar de alguma das alternativas abaixo:
- Pratos à base de carnes vermelhas (incluindo os cortes mais gordurosos, como a picanha);
- Receitas com cordeiro;
- Peixes;
- Comida japonesa.
Cabernet Sauvignon
O Cabernet Sauvignon é um vinho tinto leve, frutado, que possui uma acidez equilibrada. Alguns pratos que combinam bem com essa bebida são:
- Pratos à base de carnes vermelhas magras;
- Massas com molho vermelho;
- Pizzas;
- Moussaka (prato grego).
Chardonnay
O Chardonnay é um vinho branco muito consumido no Brasil. Ele é aromático e encorpado. Essa bebida costuma ser harmonizada com pratos como:
- Frutos do mar;
- Comida japonesa;
- Massas com molho branco;
- Aves;
- Saladas.
Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é uma uva que origina vinhos brancos leves e frescos. Você pode harmonizar essa bebida com pratos como:
- Massas com molho branco;
- Aves;
- Ceviche;
- Pratos à base de carne de porco;
- Frutos do mar.
Vinho rosé
O vinho rosé é uma bebida leve e fresca, que combina muito bem com o verão. Alguns dos alimentos que harmonizam bem com essa bebida são:
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Aves;
- Carne vermelha grelhada.
Harmonização de vinhos com queijos
A harmonização de queijos e vinhos é uma das mais tradicionais que existem. Esse tipo de combinação costuma ser uma excelente opção de entrada para quem irá receber os amigos para um jantar. Portanto, confira a seguir algumas dicas práticas de como fazer essa harmonização:
- Procure combinar queijos e vinhos que tenham características equivalentes, para que um não anule o outro. Por exemplo, queijos mais leves pedem vinhos mais suaves, enquanto queijos mais encorpados combinam com vinhos mais intensos;
- Queijos gordurosos podem ser equilibrados com vinhos mais ácidos, enquanto queijos mais fortes pedem vinhos de igual intensidade;
- Queijos mais salgados ou amargos podem não ser tão agradáveis com vinhos tintos, por isso a sugestão é servir com vinho branco ou espumante.
Algumas sugestões de harmonização de vinho e queijo:
- Queijos cremosos como Brie combinam com vinhos brancos Chardonnay ou tintos leves como Pinot Noir ou Merlot.
- Queijos fortes como Gorgonzola podem ser equilibrados com vinho do Porto para contrastar o sabor salgado e intenso.
- Queijos como Provolone combinam com vinhos tintos de corpo leve ou médio e acidez mais forte, como Bordeaux, Cabernet Sauvignon e Merlot.
- Queijos como Parmesão vão bem com vinhos tintos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon e Barolo.
Harmonização de vinhos com sobremesas
Assim como ocorre na harmonização de vinho com pratos salgados, é fundamental considerar as características da bebida e da sobremesa na hora de escolher um vinho para harmonizar com um doce.
O ideal é selecionar um vinho que complemente a sobremesa, e que não se sobreponha ao sabor dela. Além disso, caso seja possível, tente escolher uma bebida que seja tão doce quanto à sobremesa; dessa forma, será possível apreciar de maneira igualitária o sabor do vinho e do doce.
Quem quiser fazer uma harmonização de vinho com sobremesa com frutas pode escolher uma bebida suave, para que as notas frutadas do doce sejam percebidas; uma boa opção nesse caso é o Sauvignon Blanc.
Já quem quer combinar um vinho com chocolate deve optar pelos vinhos tintos encorpados, pois eles vão ajudar a realçar o sabor do chocolate, como o Malbec.
Saber como fazer uma harmonização de vinho é fundamental para quem aprecia essa bebida e quer servi-la da melhor forma possível para os seus convidados. Se esse é o seu caso, aproveite bem todas as dicas apresentadas aqui.
Conheça os rótulos de vinhos da Banca do Ramon e adquira os melhores vinhos para degustar na sua casa.
1 comentário
Estamos trabalhando em uma ferramenta para trazer dicas de harmonização para qualquer pessoa, no momento em que estiver abrindo seu vinho ou preparando aquele jantar especial.