O queijo parmesão, originário da região italiana, é um queijo de textura granulada e sabor intenso. É amplamente utilizado na culinária, especialmente para gratinar pratos e como condimento. Seu envelhecimento acentua seu sabor e o torna um ingrediente icônico em pratos como massas, saladas e risotos
Um dos produtos essenciais para um jantar especial é o queijo parmesão. Presente em várias receitas, esse é um produto que faz toda a diferença em um prato.
No Brasil, muita gente consome a versão ralada. No entanto, o sabor fica muito aquém do verdadeiro queijo italiano. Por isso, vale a pena conhecer mais sobre esse produto, entender seus benefícios e saber como usá-lo.
Neste post, traremos essas e outras informações. Inclusive, você vai saber, exatamente, o que é o queijo parmigiano reggiano, um tipo específico de parmesão. Então, que tal saber mais?
Qual a origem do queijo parmesão?
A origem do queijo parmesão data do século 12. Quando o século virou e chegou aos anos 1200, o parmigiano reggiano já era bastante reconhecido na Itália. Essa é a versão original do produto, sendo produzido na região de Emília-Romanha.
Todos os diferentes tipos de parmesão derivam dessa versão inicial. No entanto, o nome parmigiano reggiano só pode ser usado para o queijo produzido nessa área do norte da Itália, já que recebeu o certificado de Denominação de Origem Protegida.
Por isso, a versão original sempre tem a indicação na embalagem. Todas as opções com designação de queijo parmesão foram produzidas de forma semelhante, mas em outros locais do mundo.
De toda forma, obtém-se um queijo de cura longa, com sabor marcante. Por isso, pode ser usado em várias receitas e combinado com outros alimentos.
Por que o queijo parmesão é tão caro?
O queijo parmesão é caro por exigir muita precisão em sua receita. A versão original conta apenas com leite, sal e uma mistura de enzimas para coalhar o leite chamada renina. Além disso, são usadas apenas o produto de 4 raças de vacas, sendo que a mais famosa e rara é a vacche rosse.
Outro fator que contribui para o preço é a alimentação das vacas que produzem o leite. Ela deve ser composta por 50% de feno. Desse total, 75% deve ser da área de produção do parmigiano reggiano e 50% precisa vir da fazenda onde o animal nasceu e cresceu.
Com isso, o preço médio costuma ficar entre R$ 80 e R$ 120 por quilo. É claro que isso varia com a marca, a origem e a qualidade. As regras acima são válidas para o queijo italiano verdadeiro.
Quais os sabores e características do queijo parmesão?
Os sabores do queijo parmesão trazem um leve adocicado combinado a uma picância e a notas de castanhas. Já suas características são uma massa compacta, dura e consistente. A textura é arenosa, sendo quebradiça ao cortar. A coloração é amarelada e sua crosta é dura, grossa, lisa e seca.
Essas características se referem à receita original. No entanto, há variações conforme o produtor. Por exemplo, algumas marcas conferem certo amargor. Já outras têm uma massa menos quebradiça e saborosa, porque a matéria-prima usada é o leite de vaca ácido.
Vale a pena reforçar que esse é um queijo maturado. Ou seja, ele passa pelo processo de perda de umidade, aumentando o sabor. Isso faz com que ele seja um bom ingrediente de pratos salgados quando na forma ralada, especialmente massas, risotos e sopas.
Quais são os benefícios do queijo parmesão?
Os benefícios do queijo parmesão são o grande número de nutrientes e alta concentração de proteínas. Alguns exemplos são vitaminas A e B12, que contribuem para a visão e o sistema nervoso, respectivamente. Também tem selênio e zinco, que melhoram a defesa do organismo, e fósforo, mineral utilizado para gerar e usar energia pelas células.
Ainda existem outras vantagens ao consumir o queijo parmigiano reggiano ou o parmesão simples. Entre elas estão:
- Fonte de cálcio, que favorece a saúde dos ossos;
- Rico em proteína, tendo cerca de 38 a 100 gramas. Assim, há melhoria para a reparação de tecidos e construção de músculos;
- Quantidade significativa de fósforo e zinco, que ajudam a manter a saúde de ossos e dentes, além de fortalecer o sistema imunológico e regular o apetite;
- Baixos níveis de lactose, sendo uma opção mais fácil para tolerar;
- Sabor intenso, que combina bem com diferentes pratos e os torna mais saborosos;
- Combinação versátil, já que você pode usar em massas, pizzas, risotos, caldos, sopas e saladas.
Principais usos do queijo parmesão
Os principais usos do queijo parmesão são em sua forma ralada, como acompanhamento de massas, gratinados, molhos de tomate e risotos. Também é possível usá-lo em lascas para acompanhar frutas, como damasco, melão, pera e figo.
As lascas ainda podem ser servidas sobre rosbife ou um carpaccio de carne, ou peixe com um azeite de qualidade. Outra opção é usar o parmigiano reggiano para montar uma tábua de queijos. Nesse caso, você pode harmonizá-lo com um vinho tinto seco.
3 ideias de receitas com queijo parmesão
1. Biscoito medalhão de queijo parmesão
Ingredientes da massa:
- 500 g de manteiga
- ½ copo americano de leite
- 100 g de queijo parmesão ralado
- Farinha de trigo (o suficiente para soltar das mãos)
- 2 ovos inteiros
- 1 colher de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal
Ingredientes do recheio:
- Manteiga
- Queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
- Misture a manteiga, o sal, os ovos, o leite, o fermento e o queijo em uma tigela e forme uma massa.
- Acrescente a farinha até soltar das mãos.
- Em um plástico filme, abra a massa, passe a manteiga e jogue o queijo ralado por cima a gosto.
- Enrole e leve ao freezer até ficar firme, mas não deixe congelar.
- Então, retire, corte em faturas finas e asse até dourar.
- Aguarde esfriar e retire da forma.
2. Pão de parmesão com linguiça
Ingredientes da massa:
- 3 tabletes ou 45 g de fermento biológico fresco
- 1 colher (sopa) de açúcar
- 2 ½ xícaras (chá) de leite morno
- 2 ovos
- ¼ xícara (chá) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Manteiga e farinha de trigo para untar
- 1 gema para pincelar
- 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Ingredientes do recheio:
- 2 gomos de linguiça calabresa picados
- 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
- Comece com o recheio, fritando a calabresa na própria gordura em fogo médio. Depois, retire e coloque em papel absorvente.
- Reserve e pegue uma tigela para misturar o fermento e o açúcar.
- Espere dissolver e acrescente leite, ovos, sal e óleo. Então, misture.
- Adicione a farinha gradualmente até ficar homogêneo e soltar das mãos.
- Quando a massa estiver pronta, coloque o parmesão e a calabresa e sove rapidamente.
- Divida em duas partes, faça pães arredondados e coloque em uma forma enfarinhada e untada. Deixe descansar por 1 hora.
- Assim que o prazo terminar, pincele a gema batida, polvilhe o queijo parmigiano reggiano e leve ao forno preaquecido a 180 °C até dourar. Deixe amornar e sirva.
3. Alcatra com crosta de parmesão
Ingredientes:
- 1 alcatra em peça de aproximadamente 1,5 kg
- 3 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta a gosto
- 500 g de maionese
- 150 g de queijo parmesão ralado
- 1 colher (chá) de amido de milho
- 3 colheres (chá) de água
Modo de preparo:
- Tempere a carne usando sal, pimenta e alho. Quando estiver a gosto, passe 4 colheres (sopa) da maionese por toda a carne e coloque-a em uma forma.
- Leve em forno preaquecido por cerca de 30 minutos. Então, retire e escorra o líquido, deixando reservado.
- Então, misture o resto da maionese com o queijo parmesão e passe sobre a carne. Coloque no forno até gratinar.
- Coloque o líquido reservado em uma panela e coloque o amido de milho para engrossar.
- Mexa até obter a consistência desejada, coe e acerte o sal. Então, sirva o prato acompanhado desse molho.
Agora, você já sabe como usar o queijo parmigiano reggiano, quais são seus benefícios e conferiu até algumas receitas. Então, o que acha de testar essas e outras receitas? Veja as opções de queijo parmesão na Banca do Ramon!