O óleo de oliva é um alimento saudável e muito saboroso. Contudo, como existem muitas variedades deste produto, e sabendo quais são os tipos de azeite, você escolhe o melhor para cada ocasião
Quem tem o hábito de cozinhar, ou simplesmente gosta de temperar bem os alimentos, já deve ter percebido que existem vários tipos de azeite. Mas, afinal, qual é a diferença entre eles?
Alguns óleos de oliva tem uma acidez menor e são mais nutritivos, enquanto outros têm variedade de aroma e sabor. Sendo assim, quem quer investir nesse produto, precisa conhecer os diferentes tipos de azeite disponíveis para compra.
Continue lendo este texto para descobrir quais são as variedades de azeite que você pode encontrar e como usar cada um deles!
Principais tipos de azeite
Entre as classificações dos principais tipos de azeite, temos os azeites virgem, extra virgem e tipo único. No entanto, existem outras variedades de óleo de oliva que podem ser uma boa opção para quem quer variar o consumo desse alimento.
Confira a seguir quais são os principais!
1. Azeite extra virgem
Esse é o tipo de azeite mais puro e nutritivo que existe. Ele é obtido por meio da prensagem a frio das azeitonas. Esse processo ajuda a garantir que o produto apresente uma qualidade superior.
O azeite extra virgem apresenta uma acidez baixa, não podendo ser maior do que 0,8%. Esse óleo também não possui nenhuma rancidez e ainda apresenta uma maior concentração de nutrientes e de substâncias antioxidantes.
Ele pode ser usado para temperar alimentos, especialmente as saladas, e também para cozinhar. Contudo, quando o azeite é exposto a altas temperaturas, ele perde parte dos seus nutrientes.
Sendo assim, pode ser melhor usar o azeite extravirgem apenas para temperar os pratos já prontos, pois, dessa forma, as suas propriedades serão totalmente preservadas.
Leia também: Os 5 melhores azeites para cozinhar
2. Azeite virgem
Para obter o azeite virgem é preciso fazer duas prensagens a frio das azeitonas. Por isso, esse produto apresenta um nível de pureza um pouco menor do que o óleo de oliva extra virgem.
Além disso, o azeite virgem tem uma acidez maior, que costuma variar entre 0,8% a 2%.
Mesmo assim, esse alimento é rico em nutrientes e antioxidantes. O azeite virgem pode ser usado tanto para temperar as refeições quanto para cozinhar.
3. Azeite refinado
Para produzir o azeite refinado é necessário realizar o processo de prensagem das azeitonas e depois refinar o óleo obtido.
Por causa dessa forma de produção, o azeite refinado costuma apresentar uma acidez alta, superior a 2%, e pode ter alguns problemas sensoriais, como rancidez. Além disso, essa variedade possui uma concentração menor de nutrientes.
Sendo assim, esse tipo de azeite pode ser uma boa opção para quem está procurando um óleo saudável para cozinhar. Isso porque ele costuma ser muito usado para fritar, grelhar e assar os mais diversos tipos de alimentos.
4. Azeite aromatizado
O azeite aromatizado é muito utilizado por aqueles que não apreciam o sabor original desse alimento, ou por aqueles que gostam de conhecer novos sabores.
Para produzir esse tipo de alimento, geralmente, é feita a mistura de um azeite tradicional, que pode ser virgem ou extravirgem, com o óleo de algum outro alimento, como manjericão ou alecrim.
Esse tipo de azeite costuma ser utilizado somente para temperar os alimentos que já estão prontos.
5. Azeite especial
Para produzir o azeite especial é adicionado ao óleo de oliva um ingrediente que pode alterar de maneira significativa o sabor e o aroma do produto.
Um dos exemplos mais comuns desse tipo de alimento é o azeite trufado. Nesse caso, são adicionadas trufas ao óleo de oliva para criar um produto com um sabor diferente e mais marcante.
O ideal é que esse tipo de azeite também seja usado para temperar alimentos que já estão prontos.
6. Azeite composto
Esse tipo de produto é produzido por meio da união do azeite de oliva com algum óleo vegetal, como o de soja ou de milho.
Essa composição faz com que esse azeite tenha poucos nutrientes. Além disso, por causa da mistura com algum óleo vegetal, o azeite perde a resistência a altas temperaturas.
O azeite composto pode ser utilizado da mesma forma que o óleo de soja, de milho ou de girassol.
Como escolher o azeite?
Agora que você já descobriu quais são os tipos de azeite, saiba que é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar esse produto.
O primeiro deles é verificar se o óleo de oliva foi envasado no mesmo local onde foi produzido. Por exemplo, se o azeite tiver sido feito em Portugal, o ideal é que ele tenha sido envasado nesse país, pois isso ajuda a garantir a qualidade do alimento.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é a embalagem do produto. O ideal é que o azeite esteja em um frasco de vidro ou em uma lata, pois esses materiais ajudam a preservar as propriedades do óleo de oliva.
O azeite é um alimento rico em nutrientes, saboroso e muito versátil, já que pode ser utilizado de diferentes formas. Sendo assim, vale a pena investir nesse alimento para ter uma vida mais saudável e também para deixar as suas refeições com um sabor especial.
Quem quer ter acesso aos melhores azeites pode contar com a Banca do Ramon, na nossa loja virtual você encontra vários tipos de azeite, como as variações extra virgem, virgem e aromatizados. Acesse o site, confira os produtos disponíveis e escolha o azeite que mais te agradar!