Existem muitos tipos de queijo e, quando se trata de misturá-los com outros alimentos, as possibilidades são infinitas. Neste post, vamos explorar os mais famosos e como harmonizá-los. Também daremos algumas dicas sobre como escolher o queijo certo para o seu prato e como combiná-lo com o vinho perfeito.
O queijo é um alimento versátil: pode ser consumido sozinho ou usado como complemento para dar um toque especial aos pratos.
Especialistas estimam que existam pelo menos 2.200 tipos de queijo no mundo, incluindo franceses, ingleses, holandeses, italianos e brasileiros. Cada variedade tem seu próprio sabor e textura únicos que a tornam perfeita para diferentes receitas.
Hoje, vamos falar sobre os 10 tipos mais famosos e como harmonizá-los com outros alimentos e bebidas.
Então, se você quer impressionar seus convidados em seu próximo jantar ou apenas quer desfrutar de uma deliciosa tábua de queijos, continue lendo!
Principais tipos de queijo
Os quatro principais critérios utilizados para distinguir os diferentes tipos de queijo são: país de origem, tipo de leite, tempo de maturação e grau de umidade.
O leite de vaca é o mais comum usado na produção de queijo, mas também pode ser usado leite de búfala, cabra e ovelha. Cada tipo de leite confere um perfil de sabor diferente. Conheça os queijos mais famosos a seguir!
1. Queijo Brie
O queijo brie é um queijo macio e cremoso originário da França. É feito com leite de vaca e deve ser maturado por pelo menos seis meses. É mais bem consumido à temperatura ambiente, em fatias finas da borda ao centro.
O brie tem uma textura cremosa e um sabor suave que o torna ideal para espalhar em biscoitos ou pão, mas pode ser apreciado sozinho. Também combina bem com frutas, castanhas e vinho, tornando-se uma escolha popular tanto para aperitivos quanto para sobremesas.
2. Camembert
Camembert é um queijo francês originário da região da Normandia. O leite usado para fazer este queijo vem de vacas e é maturado por quatro semanas.
O Camembert tem gosto semelhante ao brie. É melhor quando servido à temperatura ambiente e cortado em fatias finas. A principal diferença entre os dois é que o Camembert é menor em tamanho e tem menos gordura.
Você pode comê-lo sozinho ou com frutas como peras, maçãs, castanhas ou geleias. Este tipo de queijo tem um sabor incrível com vinhos espumantes como champanhe e rosé.
3. Cheddar
O queijo cheddar é um dos tipos de queijo mais populares do mundo e é originário da Inglaterra. É feito de leite de vaca e tem uma textura semidura.
Seu sabor pode variar de doce a bastante picante, dependendo de quanto tempo foi maturado. O tempo de maturação pode levar de nove meses a dois anos. Sua cor é amarela, devido à adição de urucum.
Esse tipo e queijo é versátil e pode ser usado em uma variedade de pratos (principalmente no macarrão), de molhos a lanches e patês. Combina bem com cervejas e vinhos tintos e brancos.
Veja também como acompanhar queijos e vinhos
4. Gorgonzola
O queijo gorgonzola é um tipo de queijo originário da Itália. É feito de leite de vaca e normalmente tem um período mínimo de maturação de 50 dias, embora possa ser deixado para amadurecer por até 2 ou 3 meses.
O queijo gorgonzola tem uma crosta natural e fina e é macio com uma textura cremosa. Pode ser um pouco quebradiço e tem um sabor e aroma intensos.
Essa variedade é mais comumente usada em saladas, como cobertura para pizzas ou como ingrediente em pratos de massa. Harmoniza bem com vinhos tintos. Se for comê-lo sozinho, prefira-o em temperatura ambiente.
5. Queijo Gouda
Gouda é um tipo de queijo originário da Holanda. É feito com leite de vaca, tem textura macia, cor laranja-amarelada e sabor mais suave que o queijo cheddar.
É perfeito para derreter, por isso é frequentemente usado em molhos ou como cobertura de hambúrgueres e pizzas. Também pode ser usado em tábuas de queijos e como ingrediente em suflês.
Os vinhos tintos Sauvignon Blanc ou Barbera ou Merlot se harmonizam bem com o queijo gouda.
6. Gruyere
O queijo Gruyere é originário do cantão suíço de Friburgo. É feito de leite de vaca e sua textura é bastante única: é, ao mesmo tempo, firme e cremoso. Seu tempo de maturação leva de poucos meses a até um ano.
Pode ser consumido sozinho, mas normalmente é usado em gratinados e fondues, bem como na panificação. Combina bem com vinhos brancos secos, como Sauvignon Blanc ou Chardonnay.
7. Mozzarella (Mussarela)
O queijo mussarela é um dos tipos de queijo mais populares e versáteis. O queijo é originário da Itália e é tradicionalmente feito com leite de búfala. No entanto, a mussarela de leite de vaca agora é mais comumente produzida e vendida.
Este tipo de queijo tem um sabor delicado e distinto, tornando-o ideal para uso em diversos pratos. Pode ser consumido ao natural ou temperado com azeite. Também funciona bem em saladas, como a famosa salada Caprese.
No Brasil, a mussarela é muito comum, amplamente utilizada em pizzarias, lanchonetes e lanches domésticos.
8. Provolone
Existem muitos tipos de queijo, mas um tipo que é especialmente delicioso é o provolone. Este queijo é originário da Itália e é feito com leite de vaca. Leva pelo menos 30 dias para maturar, durante os quais desenvolve seu sabor e características distintas.
É frequentemente moldado na forma de salame, que é popular no Brasil. Também pode ser encontrado em outros formatos, como em garrafa ou em pêra. Alguns queijos provolone são defumados, adicionando outra camada de sabor ao queijo.
A melhor maneira de provar o provolone é consumi-lo em pequenos cubos ou fatias. Também pode ser usado como ingrediente em receitas como sanduíches, pizzas e massas. Esse queijo combina bem com vinhos tintos e cervejas.
9. Queijo Parmesão
O parmesão é um tipo de queijo originário da Itália. É feito de leite de vaca e geralmente leva dois anos para maturar completamente.
O sabor é muito acentuado, tornando-o um dos queijos mais populares da culinária. Pode ser ralado ou raspado em rodelas finas e é uma cobertura popular para pratos de massa e saladas. Combina bem com vinhos tintos, como o Chianti.
Leia também: Conheça o queijo tipo Grana, uma tradição italiana e nacional
10. Cottage
Originalmente da Grã-Bretanha, o queijo cottage tem um sabor fresco, suave e levemente azedo. É feito de grãos de coalhada que são imersos em uma mistura de creme e sal.
Ele também tem uma textura macia e granulada, tornando-o um queijo versátil que combina bem com alimentos salgados e doces. Harmoniza bem com sucos de frutas, smoothies, vegetais, biscoitos e até carne.
Também é considerado um dos queijos mais saudáveis e “magros” da categoria. Isso ocorre porque é baixo em calorias e gordura, mas rico em proteínas.
Principais tipos de queijo do Brasil
O Brasil tem uma grande variedade de queijos, cada um com seu sabor e textura únicos. O tipo mais famoso de queijo brasileiro é o queijo Minas, que leva o nome do estado de origem. Outras variedades populares incluem: queijo canastra, queijo tulha, queijo cedro e mimo da serra.
Existe um tipo de queijo para cada receita, ocasião e também para acompanhar cada bebida. Escolha o que agrada mais o seu paladar e acrescente em suas próximas refeições.
Já escolheu quais tipos de queijo farão parte da sua próxima refeição? Compre os melhores queijos sem sair de casa acessando a Banca do Ramon!