Escolher um vinho tinto, branco, rosé ou de sobremesa pode ser uma tarefa intimidante, especialmente se você não conhece muito sobre o assunto. Conheça os principais tipos de vinho e veja como fazer a harmonização para sempre acertar na escolha.
Seja para acompanhar uma refeição, seja para celebrar um momento especial ou apenas apreciar uma taça após um longo dia, os diferentes tipos de vinho são uma boa pedida. Com eles, você pode curtir uma bela refeição ou aproveitar um tempo com a família e os amigos.
Porém, com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o vinho certo pode ser uma tarefa desafiadora, principalmente para iniciantes.
Pensando nisso, preparamos um guia sobre os tipos de vinho para te ajudar a entrar nesse universo. Assim, você pode fazer escolhas mais adequadas e satisfatórias, investindo seu dinheiro da melhor forma. Confira!
Tipos de vinho por cor
Vinho branco
O vinho branco é mais leve e fácil de beber, sendo ideal para iniciantes. Pode ser produzido com uvas brancas, verdes ou tintas. Nesse último caso, a semente e a casca são retiradas.
Duas das castas mais populares para a produção de vinhos brancos são Chardonnay e Sauvignon Blanc. Outras variedades que podem ser utilizadas incluem Riesling, Pinot Grigio, Moscato e Viognier.
A harmonização de vinhos brancos deve ser feita com pratos mais leves, como saladas, frutos do mar, peixes e aves. Para garantir a melhor experiência, sirva em temperatura entre 8°C e 12°C e escolha uma taça com bojo menor, para concentrar os aromas e sabores.
Vinho rosé
O vinho rosé é versátil e produzido a partir de uvas vermelhas, mas o tempo de maceração do suco com as cascas é menor do que nos tintos. Com isso, o resultado é uma cor rosada. As principais uvas utilizadas na produção são Grenache, Syrah, Mourvèdre e Cinsault.
Já a harmonização do vinho rosé é ideal com alimentos leves e frescos, como saladas, frutos do mar, sushi e queijos suaves. Também pode acompanhar pratos picantes, pois ajuda a suavizar o sabor.
Geralmente, esse é um dos tipos de vinho servidos gelados, com temperatura entre 8°C e 10°C. Essa temperatura ajuda a realçar a acidez e o frescor, que são ideais para dias mais quentes.
Vinho tinto
O vinho tinto é conhecido por sua cor vermelha escura, que pode variar desde um vermelho rubi até um roxo profundo. É produzido a partir de uvas tintas e tem a presença de taninos, que proporciona a sensação seca na boca e gera uma experiência melhor com o processo de envelhecimento.
As principais uvas utilizadas na produção incluem Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Pinot Noir. A harmonização de vinhos tintos é válida com alimentos mais pesados e ricos, como carnes vermelhas, massas com molhos fortes e queijos mais intensos.
Em geral, os vinhos tintos mais leves devem ser servidos entre 12°C e 14°C, enquanto os vinhos tintos mais encorpados podem ser servidos entre 16°C e 18°C.
Tipos de vinho por método de produção
Vinho espumante
Um dos tipos de vinho é o espumante, conhecido por sua efervescência. Ele pode ser produzido em diversas regiões vinícolas ao redor do mundo, com destaque para Champagne, na França, e Prosecco, na Itália.
Os espumantes podem usar várias castas de uva na produção, como a Chardonnay, a Pinot Noir, a Pinot Meunier e a Glera. Esses vinhos harmonizam bem com diversos pratos, como frutos do mar, peixes, aves, massas leves e queijos. Eles também são ótimos para acompanhar sobremesas, como tortas de frutas e sorvetes.
A temperatura ideal para servir varia de acordo com o estilo. Para os espumantes brut, fica entre 6°C e 8°C, enquanto os demi-sec e doces variam de 8°C a 10°C.
Vinho de mesa
O vinho de mesa, ao contrário do que muitos pensam, pode ser comum, fino, nobre, especial, frisante ou gaseificado. Seu sabor, aroma e coloração são mais intensos e rústicos. A diferença para outros tipos é o fato de não passar por envelhecimento. Por isso, quanto mais jovem, melhor para o consumo.
Costuma ter uma doçura maior e pode ser produzido a partir de diferentes castas de uva, como Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Tannat, Pinot Noir e Chardonnay. É indicado harmonizar esses tipos de vinho com chocolate e sobremesas. Já a temperatura varia entre 8°C (branco doce) e 18°C (tinto encorpado e médio).
Vinho fortificado
Os vinhos fortificados são licorosos e recebem aguardente vínica durante a fermentação, o que interrompe o processo e deixa a bebida com um teor alcoólico mais elevado. Ao mesmo tempo, têm uma doçura natural e são conhecidos como vinhos de sobremesa. Alguns exemplos famosos são os do Porto, produzido em Portugal, e o Xerez, produzido na Espanha.
As principais uvas utilizadas são a Moscatel, a Malvasia e a Pedro Ximenez. A produção também é muito influenciada pelas condições climáticas e de solo da região de produção. A harmonização é ideal com sobremesas à base de chocolate, frutas secas, nozes e queijos mais fortes, como o Roquefort.
Em geral, os vinhos licorosos mais jovens devem ser servidos entre 12°C e 14°C. Já os vinhos mais velhos podem ficar em temperatura ambiente ou ligeiramente abaixo, entre 16°C e 18°C. Utilize taças menores do que as usadas para vinhos comuns, pois isso ajuda a concentrar os aromas e sabores.
Classificação dos vinhos pelo açúcar
Vinho suave
O vinho suave se caracteriza por ter um nível de açúcar residual entre 25 g/l e 80 g/l. Portanto, esse teor é bem elevado, o que faz com que o sabor seja de um adocicado marcante.
As castas de uva mais usadas na produção são Niágara, Isabel, Concord, Pinot Noir, Merlot, Chadonnay, Gamay, Cabernet Franc e Grenache. Já a harmonização de vinhos suaves é ideal com queijos maduros, carnes vermelhas magras ou defumadas, petiscos, sobremesas e comidas apimentadas. A temperatura ideal para servir é entre 12°C e 15°C.
Demi-sec
O demi-sec é um dos tipos de vinho intermediários, com açúcar residual entre 4 g/l e 25 g/l. Sua produção pode utilizar as uvas Chardonnay, Bordô, Isabel, Niágara, Concord, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Carmenère, Malbec, Sauvignon Blanc e Montepulciano.
A harmonização de vinhos demi-sec pode ser feita com sobremesas, frutos do mar, peixes, grelhados leves, massas de molho médio, carnes vermelhas, vegetais e queijos. A temperatura ideal para servir varia de 8°C a 12°C.
Vinho seco
O vinho seco tem menos açúcar residual, com até 4 g/l. Também conhecido como brut, pode ser produzido com uvas Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Tannat e outras.
O resultado é uma bebida mais encorpada, que combina bem com carnes vermelhas, massas, queijos intensos, frutas e chocolate. A temperatura ideal para servir varia de acordo com a cor. Se for branco ou rosé, opte por deixar gelado. Já o tinto encorpado deve ficar em temperatura ambiente.
Outros tipos de classificação
Região
A classificação dos tipos de vinho por região é válida, porque cada local tem características de clima, solo e técnicas específicas. Um exemplo são os vinhos verdes, que vêm da região de mesmo nome, em Portugal.
Conhecidos por sua acidez, leve efervescência e frescor, são ideais para serem consumidos em dias quentes ou como aperitivo.
Eles são produzidos principalmente com uvas brancas, como a Alvarinho, Loureiro e Arinto, e em menor quantidade com uvas tintas, como a Vinhão.
Os vinhos verdes harmonizam muito bem com pratos leves, como saladas, peixes, frutos do mar e aves. Eles também são ótimos para acompanhar petiscos como amêndoas, azeitonas e queijos suaves. Devem ser servidos bem gelados, entre 6°C e 8°C.
Variedade de uva
Os tipos de vinho classificados pela variedade de uva dependem da casta utilizada. Por exemplo, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. A harmonização e a temperatura para servir depende do rótulo, já que cada fruta tem sua característica.
Encontre os melhores tipos de vinho
Quaisquer que sejam os tipos de vinho desejados, você encontra os melhores rótulos nacionais e internacionais na Banca do Ramon. Você pode filtrar por cor, uva e outras características para buscar exatamente as garrafas que quer beber, seja em uma ocasião especial, seja no dia a dia.
Além disso, você recebe o seu pedido em casa, com conforto e praticidade. Assim, você pode ter os seus vinhos de sobremesa, tinto, branco, rosé e qualquer opção que desejar para fazer a melhor harmonização possível para o seu paladar.
Agora que você conhece os tipos de vinho e suas classificações, é só escolher os rótulos mais adequados. Depois, aproveite para degustar, apreciar e comprar novas garrafas!Então, o que acha de comprar os seus vinhos agora mesmo? Acesse a Banca do Ramon, filtre pelas características desejadas e encontre os melhores rótulos!