O vinho, com sua complexidade de sabores, complementa perfeitamente a doçura e textura macia do panetone. Essa harmonia de aromas e gostos cria uma experiência gastronômica, tornando a combinação de vinho e panetone uma escolha clássica, especialmente durante as celebrações de fim de ano
Você sabe como harmonizar vinho e panetone? Esses dois elementos, muito comuns no final do ano, podem ser combinados — e, acredite, fica uma delícia. Muito tradicionais no período do fim do ano, você pode combiná-los na ceia de Natal. Por mais que você nunca tenha experimentado essa possibilidade, vale a pena conhecê-la.
Então, que tal saber mais sobre harmonização de vinho e panetone e ver detalhes sobre esses itens tão tradicionais para essa época do ano? Continue lendo e confira!
Qual é a origem do vinho e panetone no Natal?
A história e a tradição de vinho e panetone na gastronomia natalina têm origens diversas. A bebida simboliza o sangue de Cristo, mas não existe nenhum tipo específico associado a essa data festiva. Já o panetone foi criado na Itália, em Milão, tendo supostamente sido inventado nessa época do ano.
A lenda diz que um jovem teria se apaixonado pela filha do padeiro e acabou criando essa receita de pão doce para tentar conquistar o pai e cortejar a amada. O panetone teria sido inventado justamente no Natal, o que o fez ser uma das comidas festivas dessa época.
Outra história diz que Toni, um ajudante na cozinha de um padeiro, deixou uma sobremesa queimar. Como ela seria servida no banquete ducal de Ludovico, o Mouro, foi substituída por um pão de trigo macio com frutas cristalizadas, uvas-passas, ovos e açúcar.
A receita teria agradado Ludovico, que batizou a receita de Pan de Toni, de onde surgiu o nome panetone.
Em relação ao vinho, a tradição no Natal surgiu na Suécia, quando a receita de vinho quente era conhecida por glögg. Por lá, os comerciantes vendiam receitas próprias em garrafas que representavam o Papai Noel.
Daí surgiu a ideia. Ela acabou se espalhando pela Europa e recebeu vários nomes. Por exemplo, na Alemanha, é conhecida por glühwein. Aos poucos, os imigrantes levaram as receitas, e o vinho passou a ser consumido no Natal.
Como escolher o melhor vinho para harmonizar com o panetone?
Os vinhos para o Natal podem ser harmonizados com diferentes tipos de panetone, mas essa combinação é difícil. Isso porque o pão doce deve ser ressaltado; então, o ideal é que a bebida não acabe com a doçura. Ou seja, é melhor evitar os rótulos mais secos.
Apesar disso, é possível tomar vinho tinto com panetone e também a bebida na sua versão branca. Veja algumas dicas para ter sucesso nessa combinação:
- Considere as diferentes versões de panetone. O que harmoniza com um tipo de vinho, pode não combinar com outro;
- Analise os ingredientes usados no panetone;
- Evite os vinhos muito secos. Eles tendem a não combinar bem com o doce do panetone;
Qual tipo de vinho combina com panetone?
O vinho que combina com panetone é o suave, para harmonizar com a doçura do pão. Os espumantes moscato estão entre os mais indicados para harmonização por serem aromáticos, terem certa doçura e serem refrescantes para o Natal.
No entanto, para acertar mesmo na sua escolha, é importante avaliar os diferentes tipos de panetone e o que faz mais sentido. Além disso, existem várias receitas com panetone e vinho que podem ser criadas a partir desse conhecimento. É só ter criatividade. Então, que tal ver algumas boas combinações?
Qual vinho combina com o panetone de frutas cristalizadas?
O vinho que combina com o panetone de frutas cristalizadas é o Asti e Moscato d’Asti. Ambos são italianos, produzidos com uva moscatel e pouco teor alcoólico. A diferença entre eles é que o segundo tem menos gás e, por isso, é considerado um frisante, não espumante.
Algumas opções de espumante Asti e frisante Moscato d’Asti são:
- Espumante Fontanafredda Asti;
- Espumante Asti Riccadonna;
- Espumante Batasiolo D.O.C.G. Asti;
- Vinho Batasiolo Moscato d’Asti Branco.
Outra opção são os espumantes nacionais. Eles têm características semelhantes e apresentam boa qualidade. Duas boas opções são o espumante Terranova Moscatel e Salton Moscatel. Inclusive, o primeiro é fabricado pelo processo italiano Asti.
Qual vinho combina com chocotone?
O vinho que combina com chocotone é o do Porto, especialmente do tipo ruby devido ao seu toque floral. Caso queira amenizar a doçura, opte por um vinho do Porto 10 anos. Outra opção é Jérez, que apresenta o dulçor com mais taninos.
Algumas opções de vinho do Porto Ruby são:
- Vinho Fonseca Porto Ruby;
- Vinho Porto Ramos Pinto Ruby;
- Vinho Porto Taylor’s Ruby;
- Vinho Royal Oporto Ruby.
Já entre os vinhos do Porto 10 anos, você pode escolher:
- Vinho Fonseca Porto Tawny 10 anos;
- Vinho do Porto Quinta do Noval Tawny 10 anos;
- Vinho do Porto Graham’s 10 anos Tawny;
- Vinho do Porto Quinta das Carvalhas 10 anos.
Ainda tem os Jérez. Nesse caso, duas opções são harmonizar o vinho branco com panetone escolhendo entre o Tio Pepe Jérez Branco Licoroso e o Jérez Fino La Ina.
Qual vinho combina com panetone recheado de doce de leite?
O vinho que combina com panetone recheado de doce de leite são aqueles de colheita tardia. Eles são chamados de vinhos de sobremesa, que apresentam uma doçura razoável. Mais alternativas são o vinho do Porto e o Tokaji.
Entre os vinhos de colheita tardia estão:
- Vinho Casa Silva Late Harvest Semillón-Gewurztraminer;
- Vinho Grandjó Late Harvest DOC;
- Vinho Late Harvest Sauvignon Blanc Errazuriz;
- Vinho Casa Silva Late Harvest Semillón-Gewurztraminer.
Algumas boas opções de Tokaji são o Vinho Royal Tokaji Late Harvest e o Vinho Oremus Tokaji Late Harvest.
Qual vinho combina com panetone com nozes?
O vinho que combina com panetone com nozes é o moscatel. O espumante Batasiolo Moscato é a melhor opção por ser frutado e floral, fresco e apresentar paladar doce.Agora você já sabe exatamente como combinar vinho e panetone e deixar sua ceia mais saborosa e elegante. O melhor é que você pode encontrar todos esses produtos, com as melhora qualidade na Banca do Ramon.