O dendê é fruto de uma espécie de palmeira de origem africana, popularmente conhecida como dendezeiro. Muito comum na Angola e em Guiné, por lá, o fruto também é chamado de “dem-dem”.
Após a colheita, os frutos são cozidos e prensados para a retirada do óleo. Depois, é só engarrafar e está pronto o azeite de dendê! Ele é usado para dar cor e sabor aos alimentos. Na culinária de diversos países africanos, o azeite de dendê é um ingrediente tradicional e está presente em diversas receitas, como a angolana Moamba de Galinha.
No Brasil, as primeiras sementes chegaram no período colonial e foram trazidas pelos escravos africanos, assim como o quiabo, inhame, coco, erva-doce e algumas pimentas. Por aqui, o ingrediente se popularizou na Bahia, no processo em que os escravos buscavam adaptar as suas receitas para o paladar e os ingredientes brasileiros. Foi assim que surgiu a moqueca, o bobó de camarão, o vatapá, o caruru e o xinxim. Todas as receitas afro-brasileiras. E não podemos nos esquecer do acarajé! Um exemplo perfeito de como a culinária africana ganhou o gosto do brasileiro.
O azeite de dendê tem alto valor nutricional, como, por exemplo, as vitaminas A, E e K e é antioxidante. Dentre os seus benefícios, estão a melhoria da circulação sanguínea, o controle do nível de colesterol e a redução da inflamação e dos danos causados por radicais livres.
Hoje, ele a segunda cultura oleaginosa mais comercializada no mundo; ficando atrás apenas da soja.
E depois de tanto falar de dendê, deu até vontade, né? Então, que tal aprender a fazer um típico bolinho de acarajé? A gente te garante que é fácil e delicioso! E se você acha que pode ser difícil encontrar azeite de dendê perto de você, a gente te ajuda! Basta comprar, aqui, no nosso site!
Aproveite e se delicie com essa iguaria regada a azeite de dendê!
Acarajé: o maior representante do dendê
Ingredientes:
- 1 quilo de feijão fradinho
- ½ quilo de cebola
- 1 colher de sopa de sal
- 1 litro de azeite de dendê
Modo de preparo:
Coloque de molho o feijão fradinho de um dia para o outro. Esfregue para soltar as cascas e lave para eliminá-las. Passe num moedor junto com a cebola e, depois, bata até ficar uma massa leve. Tempere com sal, camarão seco moído, pimenta e azeite de dendê.
Agora, coloque o azeite de dendê em uma frigideira e, quando estiver bem quente, frite as colheradas.
Serva quente, com molho de acarajé, que é efeito a partir de camarões secos moídos, pimenta-malagueta e cebola. Esses ingredientes também são fritos no mesmo azeite para aprimorar o sabor.