Muita gente se confude e é até normal esse mal entendido. Afinal, poucas pessoas sabem o que é a Anchova e o que é o Aliche. Há quem troque o nome de um pelo outro, ou quem ache que sejam coisas complemente diferentes…
Hoje, a gente vai te ensinar a diferença de um para o outro e temos certeza que não vai mais se confundir! E claro, vai adotar também! A gente, aqui da Banca do Ramon, não fica sem esse ingrediente tão versátil.
Entenda a diferença
O Aliche também é conhecido através do mundo como Anchois, Boqueron, Bocarte, Xouba, Seito ou Aladroc… São muitos nomes para o mesmo peixinho azul que, quando adulto, mede no máximo 10 cm. Ele é encontrado no mar Mediterrâneo, nas águas do Cantábrio (Golfo de Viscaia) e em alguns mares do hemisfério sul.
Na Europa, a Espanha é o maior país responsável pela pesca do Aliche. Seguida da Itália, Grécia e França. Alguns cardumes de Aliche também podem ser encontrados na costa da Califórnia e outros pontos do Pacífico, perto da Argentina e do Chile.
O que muitos não sabem é que o Aliche passa por um processo de salmora parecido com o Bacalhau. Neste caso, ele é salgado e armazenado em toneis por um período que varia de seis a doze meses. Depois, ele é dessalgado, filetado, retira-se as espinhas e enlata com azeite.
E é a partir do momento em que o Aliche é curtido em salmoura que ele passa a ser identificado como Anchova! Essa é a diferença entre os dois: um é o peixe in natura, e o outro é ele salgado, em conserva. Fácil, né? E as Anchovas pode ser produzidas tanto artesanalmente, quanto de forma industrial. As artesanais são menos salgadas. Já as industrializadas tem mais espinhas e uma textura mais mole.
No Brasil costumamos encontrar apenas a anchova enlatada nos supermercados. E vale lembrar que não existe Aliche na costa brasileira! O que encontramos por aqui é a Sardinha Anchovada. Ou seja, a sardinha que passou pelo mesmo processo que o Aliche para virar Anchova.
Como usar Anchovas na sua cozinha
As Anchovas podem ser servidas como aperitivos e casam perfeitamente com diversos pratos, como saladas, massas, antepastos e até no tempero de carne. É um ingrediente essencial da salada francesa Niçoise e do molho italiano Putanesca.
Aqui, neste post do blog, nós demos algumas dicas de pratos que ficam deliciosos com esse ingreditente! Você não pode perder!
Além do mais, vale lembrar que a Anchova é uma boa fonte de ácidos graxos poliinsaturados e cálcio e vitamina A. Isso sem falar que ajudam na dieta balanceada, uma vez que têm baixa caloria e são fonte de proteína.
Vai deixar de adicionar saúde e sabor à sua mesa?! Não, né? Então, conheça nossas opções de Anchova e se delicie! Temos certeza que você vai gostar!
5 comentários
Morei na Sicilia/Itália e pude provar essa delícia. Porém não encontro aqui no Brasil. Já peocurei bastante, para poder preparar um pene à putanesxa, que pede o aliche.
Qual rede de supermercados posso encontrar o aliche?
.
Vou testar algumas receitas com anchivas ou alinhe sei lá
O peixe chamado de Anchova em Florianópolis é diferente.
Adorei as explicações
gosto e amo o aliche e procurei informaçao na banca do ramon ok