Quem não gosta de beber um bom drink para se divertir, relaxar ou confraternizar com amigos e família? Nesse caso, o gin é uma boa pedida, já que é uma das bebidas mais comuns em drinks.
Mas é importante saber as diferenças entre eles e também saber escolher o melhor gin para combinar com seu momento.
Essa bebida tem origem holandesa, mas ganhou muita popularidade após chegar na Inglaterra. Os típicos pubs não deixam faltar em seu estoque e, atualmente, o gin é presença garantida nas baladas brasileiras.
Porém, antes de saber quais são os melhores gins, é bom conhecer melhor a bebida e saber os diferentes tipos. Vamos lá?
Do que é feito o gin?
A base da bebida é álcool e zimbro, um tipo de conífera que dá aquele sabor característico ao gin. No Brasil, o gin pode ser vendido com uma graduação alcoólica entre 35 e 54%.
Além disso, os tipos e sabores diferentes vão depender da quantidade e presença de outros ingredientes botânicos, como ervas, especiarias, ingredientes adoçados, entre outros.
Esse último caso permite variações dos famosos tipos de gins, por exemplo, como London Dry (que é seco) ou Old Tom (doce).
Já os gins nacionais procuram explorar ingredientes típicos do nosso país. Por isso, caem muito bem em coquetéis mais refrescantes!
Os diferentes tipos de gin
Abaixo, conheça os diferentes tipos e sabores que o gin pode apresentar:
- Gin clássico: Seco e seu sabor predominante vem do zimbo. Já o aroma traz toques picantes e cítricos.
- Gin Cítrico: Esse tipo de gin possui notas de laranja, limão ou tangerina no seu sabor.
- Com especiarias: Aquele toque diferenciado no sabor é causado pelas especiarias com presença forte, como canela, noz-moscada e coentro.
- Gin Herbal: Quem gosta de gin mais refrescante precisa conhecer o sabor do hortelã, manjericão e alecrim.
- Gin Floral: O gin desse tipo traz um aroma de flores e frutos.
Conheça os melhores gins
Para beber sozinho ou criar drinks incríveis, é preciso saber escolher os melhores gins. Aqui, trazemos bebidas nacionais e internacionais bem reconhecidas que vão fazer toda a diferença na hora de agradar seus amigos em jantares e festas!
Beefeater
Esse é considerado um dos melhores gins do mundo. Isso é decorrente de todo o sabor que ele possui, além de um aroma começa suave e quente e uma complexa composição de zimbro, cítricos e especiarias.
O Beefeater é muito versátil e combina com os mais variados tipos de drinks. O gin 24, por exemplo, leva chás orientais e combina muito bem com os coquetéis contemporâneos. É a melhor escolha para quem deseja explorar novos sabores além do clássico gin tônica.
Gordon’s
Uma bebida saborosa e com um bom custo-benefício, o Gordon’s é uma excelente opção. Ele possui grãos de zimbro, sementes de coentro e um sabor picante bem tradicional.
É um dos melhores gins e um ingrediente ideal para fazer uma gin tônica de respeito.
Tanqueray
O gin Tanqueray é um dos gins mais premiados do mundo, já que é um excelente exemplar de London Dry e traz um sabor picante que compõe muitos coquetéis de maneira saborosa.
Sua tradicional receita é secreta e os ingredientes, equilibrados. Vale muito a pena investir pela alta qualidade!
Bombay Sapphire
O Bombay Sapphire também é bem tradicional, mas possui um sabor único e bem diferenciado. Isso acontece pelo processo de vapor de infusão dos botânicos, que proporciona um sabor mais suave e sofisticado.
É um London Dry ideal para quem aprecia bebidas mais leves ou drinks mais veranis.
Hendrick’s
O Hendrick’s foi um dos responsáveis volta da popularidade do gin. Traz uma famosa combinação de rosas e pepinos (isso mesmo!), proporcionando uma experiência floral muito interessante.
Outra boa notícia é em relação ao seu preço, que normalmente é bem acessível.
Bulldog
O gin Bulldog é uma excelente produção artesanal que possui uma textura leve e harmoniosa. Suas premiadas notas frutadas e cítricas reinventam o tradicional London Dry.
Além de ficar muito bem como protagonista de vários drinks, o Bulldog é muito gostoso de tomar puro! Um dos melhores gins disponíveis.
Virga
A Virga formula seu gin com ingredientes super brasileiros, como a própria cachaça de alambique ou pacová, planta nativa da Mata Atlântica que traz um sabor amadeirado e refrescante.
Portanto, quem curte uma pegada mais experimental – sem falar em premiada -, precisa tentar o Virga.
2 comentários
Adoro um Gin tônica para depois do trabalho chegar em casa e preparar minha taça de fim tônica é relaxar preparando o jantar e nos dias de verão e delicioso e refrescante!!!
Já trabalhei de bartender e sempre gostei muito de preparar gin