E conheça os Espumantes e Champagnes Ice, a nova tendência do verão
Você gosta de champagnes e espumantes, e aprecia as novidades que estão chegando? Então, é sempre bom conhecer um pouco mais sobre ela!
Continue com a gente e descubra mais algumas curiosidades e informações sobre essa bebida secular, que está presente em todas as maiores celebrações mundiais!
Como tudo começou
Tudo começou quando os viticultores (hoje famosas casas de champanhe), da região de Champagne, na França, tentaram igualar os vinhos da Borgonha. No entanto, não tiveram sucesso devido aos invernos frios na região, que causaram a interrupção da fermentação do vinho que estava nas caves.
O clima frio garantiu que as células de levedura adormecidas despertassem novamente na primavera e começassem a fermentar, causando a liberação de gás carbônico, que vinha do vinho na garrafa. No início, as garrafas estavam fracas e explodiram, mas as que sobreviveram continham o espumante que conhecemos por champagne atualmente.
O rei da França, Hugh Capet, começou a servir o espumante durante os jantares oficiais no Palácio Real. Nos anos após 1715, o Duque de Orléans apresentou a versão espumante do vinho Champagne aos ricos e famosos.
Uma das muitas histórias diferentes sobre a história da Champagne é que o monge Dom Pérignon inventou a bebida. Ele teria começado a produção de vinhos na região de Champagne em 1668.
Dom Pérignon é o grande inventor da segunda fermentação em garrafa, o que o torna seguramente o fundador do Champagne como o conhecemos hoje. Dom Pérignon foi também o primeiro enólogo que produziu vinho branco de uvas azuis; ele também desenvolveu o Méthode Traditionelle regulamentado (antes de 1994 chamado de Méthode Champenoise). Além disso, é o fundador de várias técnicas de produção de espumantes, como ainda é conhecido pelas pessoas.
Espumante e champagne, a diferença está apenas no nome?
Na verdade, todo champagne é considerado um espumante, no entanto, nem todo espumante pode ser considerado uma champagne.
Os vinhos espumantes (ao contrário dos vinhos tradicionais) são saturados com moléculas de dióxido de carbono, o que os torna efervescentes ou borbulhantes. Durante a produção de um espumante, diversos tipos de uva podem ser utilizadas. As mais comuns são: chardonnay, pinot noir, pinot meunier, Prosecco, Glera, Parellada e Xarel-lo. Já na produção do champagne francês, apenas a principal casta de uva Chardonnay é utilizada.
Durante a produção dos espumantes, a maioria deles utiliza o método desenvolvido por Dom Pérignon, conhecido como Champenoise, o método utilizado na produção do verdadeiro champagne francês. Esse processo utiliza a efervescência (bolhas) na garrafa para que a bebida sofra uma segunda fermentação. É um processo complexo e que obriga o enólogo a manusear a garrafa individualmente, várias vezes.
Já outros tipos de espumantes utilizam o método “Charmat”, que faz com que os espumantes consigam suas bolhas utilizando um gigante tanque de vinho, onde acontecerá a segunda fermentação, e só então a bebida é envasada.
Conheça o champagne ice, a novidade do verão
O verão pede por uma bebida, de preferência algo fresco e efervescente. O mojito teve seu dia ao sol; o spritz de Aperol também, agora é hora de algo novo: que tal champagne com gelo?
Alguns podem recusar a ideia de pedras de gelo na sua taça de champagne. Afinal, vai contra séculos de tradição, seria um sacrilégio incluir os dois na mesma frase. Mas hoje vamos te contar sobre como um enólogo transformou o desdém em deleite com a criação do Moët Ice Impérial. Embora lançado em 2011, parece que o conceito por trás da libação só está pegando agora.
Apreciadores de champagne no sul da França há muito adicionam pedras de gelo a champanhe enquanto aproveitam o sol na Côte d’Azur. Inspirado nisso, Gouez concebeu o Ice Impérial, projetada especificamente para ser servida com gelo.
Após o surgimento desta champagne, apreciação e aprovação, várias outras começaram a ser fabricadas ao redor do mundo, e, agora, é possível encontrar excelentes marcas de champagnes e espumantes ice em vários lugares.
Onde encontrar a minha champagne e espumante ice?
Se você ficou com vontade de experimentar essa nova modalidade de espumantes ou se já experimentou e quer provar novamente, aproveite que a estação mais quente do ano está chegando e venha para a Banca do Ramon! Por aqui você encontra as melhores marcas de espumantes ice com os melhores preços.
Acesse agora mesmo o site oficial da Banca do Ramon e garanta a sua champagne!