Aliados a nossa saúde, o chá está presente em nossos dias de forma positiva, por todos os seus benefícios como hidratação, em algumas ervas têm ação digestiva, por ser uma bebida relaxante e ainda mais presente em dias frios. Em contrapartida, tomar chá demais, faz mal à saúde?
Apesar de seus benefícios, o chá em excesso pode ser prejudicial à saúde. Isso porque muitas de suas propriedades, quando consumidas em grandes quantidades, podem causar danos para o organismo. Os chás preto, verde e mate, por exemplo, possuem cafeína. Essa substância é termogênica e aumenta a concentração e diminui a fadiga, o que é ótimo! Mas, quando consumida em excesso, ela pode causar ansiedade, taquicardia e aumento da pressão arterial.
Não apenas chás energéticos quando consumidos em excesso podem ser prejudiciais à saúde, a camomila, por exemplo, é famosa por ajudar a relaxar e a acalmar a mente, mas quando consumida em grandes quantidades também faz mal à saúde. Isso porque suas propriedades podem causar sonolência, náuseas e vômitos. Chás muito digestivos, como o capim limão, também geram azia quando consumidos em excesso.
Mas quantas xícaras de chá posso tomar por dia?
Estudiosos e especialistas destacam que apesar de “naturais”, algumas ervas utilizadas na preparação de chás podem prejudicar a saúde se consumidas em grandes quantidades, podendo causar desde insônia e náuseas a problemas no fígado. Desta forma, em uma regra geral utilizada, recomenda-se não ultrapassar a marca de 4 ou 5 xícaras ao dia.
Algumas dicas úteis em relação aos chás mais utilizados para sabermos quando devemos tomar cuidado em uso, podendo evitá-los.
- Chá de Camomila: O seu consumo em excesso pode levar ao aparecimento de náuseas, vômitos e sonolência;
- Chá de Canela: Contraindicado para grávidas;
- Chá de Alecrim: Está contraindicado na gravidez e durante a amamentação. Pacientes com doença prostática, gastroenterites e histórico de convulsão não devem utilizá-lo. Também deve ser evitada por alérgicos à aspirina, pois possui substância semelhante que pode causar reação alérgica. Quando consumido por período prolongado ou em doses excessivas, pode provocar irritação renal e gastrointestinal;
- Chá de Sálvia: É contraindicado durante a gravidez e lactação, em casos de insuficiência renal e tumores de mama. Em excesso pode causar convulsões e problemas no fígado;
- Chá de Gengibre: Pacientes que estejam tomando anticoagulante, que sofram de irritação gástrica e hipertensão devem evitar o seu uso; ainda é contraindicado para grávidas e durante a amamentação;