A ansiedade é um sentimento comum, como qualquer outro sentido pelo ser humano. Todos ficam ansiosos um dia antes de uma entrevista de emprego, no dia do próprio casamento, ou qualquer outra ocasião considerada importante. O que pode ser preocupante é quando essa sensação de ansiedade, que deveria ser rápida e simples, não passa ou é muito frequente.
O transtorno de ansiedade é caracterizado quando a pessoa fica excessivamente preocupada com situações que não exigem grandes preocupações, muitas vezes um simples problema se torna algo muito maior e mais complexo.
Conheça os sintomas da ansiedade:
Uma pessoa com sintomas de ansiedade não consegue realizar suas tarefas no dia-a-dia, já que ela causa muitos pensamentos negativos, preocupação em excesso e sensação de estagnação ou incapacidade.
Pelos sentimentos de peso e excessiva tensão emocional a ansiedade pode chegar a se manifestar com sintomas físicos, como dor de cabeça, mal estar, falta de ar, enjoo ou vômitos e arritmia.
Normalmente se manifesta com vários sintomas ao mesmo tempo, causando crises emocionais e físicas muito frequentes.
Felizmente o transtorno de ansiedade pode ser facilmente controlado e tratado com terapias alternativas, frequente atividade física e uma boa alimentação.
Conheça agora os alimentos que podem auxiliar a tratar o transtorno de ansiedade:
Banana.
Não presente apenas na banana, o triptofano é um aminoácido que ajuda na produção da serotonina (o hormônio da alegria), e é muito importante para melhorar a qualidade do sono e do humor, por isso o triptofano tem um papel muito importante no combate depressão, a ansiedade e a insônia.
Apesar de a banana ser extremamente rica em triptofano ele também pode ser encontrado em outros alimentos, como cacau, chocolate preto, amêndoas e outros frutos secos, salmão, tofu, ovos, carnes e peixes.
Chocolate.
O alimento mais famoso para liberar alegria não poderia faltar neste post. Mas você sabe porque o chocolate é tão importante no aumento do humor? Sim! O chocolate realmente é capaz de aumentar a sensação de alegria, isso porque além da sensação de bem estar causada pelo delicioso sabor do alimento, ele é rico em flavonóides um importante antioxidante responsável pela produção da serotonina, o famoso hormônio da alegria.
Frutas cítricas.
Cortisol é o hormônio liberado no cérebro em resposta à ansiedade e ao estresse. Alimentos ricos em vitamina C diminuem a liberação de cortisol no cérebro, e portanto ajudam no equilíbrio emocional. A mesma técnica é indicada para as mulheres em TPM, pois alimentos ricos em vitamina C além de inibirem levemente a liberação de cortisol eles liberam serotonina, o hormônio da felicidade e tranquilidade.
“Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, existe a necessidade de suprir essas carências”, afirma a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade.
A vitamina C também auxilia no bom funcionamento do organismo causando equilíbrio físico e bem estar.
Taurina.
Taurina é uma substância que aumenta bastante a produção de um neurotransmissor chamado GABA, usado naturalmente pelo organismo para controlar a ansiedade. Muito presente nas carnes e peixes, a taurina é muito recomendada por profissionais da saúde (principalmente nutricionistas e psicólogos) no combate ao transtorno de ansiedade.
Espinafre.
O espinafre é um alimento riquíssimo em folato (ácido fólico), que nada mais é do que uma vitamina antidepressiva natural muito importante na ajuda do equilíbrio hormonal do cérebro. De acordo com estudos da Universidade da Califórnia o cérebro gasta muita energia para funcionar e por isso libera muitas substâncias oxidantes, diminuindo o nível de serotonina no organismo. Por isso quanto mais responsabilidades, ou “coisas na cabeça” nós temos, mais estressados e cansados ficamos.
Alimentos antioxidantes ou ricos em folato, como cereais integrais, feijões, cogumelos, abacate, manga, tomate e manga por exemplo, podem ajudar muito neste equilíbrio.