O arroz branco não pode faltar na mesa do brasileiro. Se não, quem iria fazer par com o feijão? A versão integral vem ganhando espaço na alimentação, graças aos seus benefícios para a saúde. Mas você sabia que existem outras diversidades deste cereal tão popular? Uma delas é o arroz negro, que além de ser uma opção muito saborosa, é extremamente saudável.
Os primeiros cultivos desta diversidade de arroz aconteceram na Ásia. Há mais de quatro mil anos na China consomem o arroz negro, que por lá também era conhecido como “arroz proibido”. O apelido surgiu porque ele era muito difícil de ser encontrado e por causa do seu sabor bem peculiar. Hoje, ele já pode ser encontrado em diversos supermercados.
Comparado com a versão branca, que ainda é a mais consumida no Brasil, o arroz negro tem mais potássio, cálcio e magnésio. Essas substâncias tornam mais lenta a absorção de nutrientes, evitando picos de glicose no sangue. Outro benefício são as antocianinas. Elas impedem o acúmulo de placas nas artérias, ajudando a evitar ataques cardíacos.
20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra, se comparado ao arroz integral. Com isso, ele ajuda no bom funcionamento do intestino e trabalha a favor da redução do colesterol. E ainda aumenta a saciedade, tornando-se um aliado de quem deseja perder peso. Seu poder antioxidante é bem maior que o do integral, o que ajuda a retardar o envelhecimento e o surgimento de doenças. Além disso, ele é rico em vitaminas do complexo B, muito importantes para o metabolismo do nosso corpo.
E para os que ficam de olho nas calorias, 100g de arroz negro tem apenas 359 calorias.
Na cozinha, ele vai muito bem com frutos do mar, cogumelos, carne vermelha e até para compor saladas frias. Para os apreciadores de um bom vinho, um rosé, ou um Sauvignon Blanc harmonizam muito bem, devido à leveza do sabor deste tipo de arroz.
Ficou curioso para experimentar esse arroz exótico e que cada vez mais vem ganhando fãs mundo a fora? Então, corra para a Banca do Ramon e garanta já o seu! Lá você encontra tanto a granel, quanto pacotes de 1kg e 500g.
Aproveite e prepare essa deliciosa receita de risoto de arroz negro. Depois vem aqui contar para a gente o que você achou!
Risoto de arroz negro
Ingredientes:
- 2 sachês de caldo de carne
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena ralada
- ½ colher (chá) de pimenta-do reino
- Sal a gosto
- 1 xícara (chá) de vinho branco
- 150g de queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Coloque o arroz de molho por três horas para facilitar o seu cozimento. Em seguida, passe-o pela peneira. Reserve a água e o arroz. Em uma panela, ferva 1 litro dessa água que você reservou, juntamente com os sachês de caldo.
Em outra panela, refogue no azeite o alho e a cebola. Acrescente o arroz e deixe refogar até secar. Tempere com pimenta e sal e, por último, coloque o vinho. Mexa até secar. Acrescente na panela com o arroz, o caldo de carne aos poucos, 150ml de cada vez. Vá mexendo até secar. Repita até acabar o caldo de carne.
Quando o caldo estiver quase secando, o arroz já estará macio. Acrescente o queijo ao arroz e espere derreter. Sirva quente com o acompanhamento de sua preferência.
É de ficar com água na boca, não é?!
1 comentário
faltou informar a quantidade de arroz na sua receita, calculei que sao 500g.