O uísque é uma das bebidas mais tradicionais e complexas que existem. E também, uma das mais consumidas. As opções são muitas! Rye, Tennessee, Bourbon, Single e Grain são alguns dos tipos de uísques que existem no mercado. O que os diferenciam? Principalmente o barril em que os grãos foram fermentados. E ele pode ser originário da Escócia, dos Estados Unidos, Canadá e Irlanda. Não parece fácil escolher, não é mesmo?
Mas a gente te ajuda! Veja abaixo a lista dos uísques mais vendidos no mundo. Assim, com essa colinha, fica fácil identificar o que tem mais a ver com seu paladar.
Jhonnie Walker
A marca mais famosa e vendida de uísque foi lançada em 1909, na Escócia, pelos netos do próprio John Walker. A bebida é elaborada com uma seleção de mais de 35 maltes na sua composição.
A marca conta com alguns rótulos que diferem tanto na composição, quanto no tempo que que a bebida descansou em barris. Por exemplo, o Red Label, Blue Label, Black Laber, Green Label, Platinum Label, Swing, Double Black e Gold Label Reserve.
Segundo uma pesquisa realizada em 2013, pela publicação inglesa “The Whisky Magazine”, a cidade brasileira de Recife detém o maior consumo de uísque per capita do mundo, sendo responsável por 40% do consumo mundial de Johnnie Walker Red Label. Com isso, a empresa passou a investir mais em marketing localizado para o Brasil.
Jack Daniels
Uma das mais famosas marcas do mundo, a Jack Daniels é conhecida pelas suas garrafas quadrangulares de rótulo negro. Entre os uísques, ele é classificado como Tennessee, devido ao processo de destilação diferenciado. Uma das suas características mais marcantes é o sabor mais amadeirados.
Além do tradicional rótulo preto, a marca tem a variação que leva mel à bebida, outra com canela picante e até uma versão em homenagem ao cantor Frank Sinatra.
Jim Beam
O americano Jim Beam figura na lista dos mais vendidos. A marca é uma das mais antigas, tendo sido fundada em 1795, em Kentucky. A empresa conseguiu atravessar os anos da lei seca norte americana e se estabelecer como uma das marcas mais importantes de uísque (a primeira no mercado norte americano). Até hoje, a produção ainda é supervisionada por um membro da família de seu fundador.
A versão Black da bebida é envelhecida 8 anos.
Ballantines
A marca de uísque escocesa, criada em 1919, se popularizou mundialmente com sua entrada no mercado norte-americano depois do fim da lei seca, em 1933. Sua primeira criação, o Ballantine’s Finest foi elaborado com a união de mais de 50 diferentes maltes e suas notas predominantes são de chocolate, maçã e baunilha.
Apresentado em garrafas de 750ml e 1L, ele tem versões de até trinta anos de maturação. Há também a opção de 17 anos.
Chivas
O Chivas é um escocês feito com maltes envelhecidos por, no mínimo, 18 anos, e tem um leve toque de defumação ao final. Sua criação foi feita por Colin Scott, Master Blender da família Chivas.
Ele vem em versões de 12, 18 e 25 anos. Além de uma versão comemorativa que vem com um livro contando a história da marca.
Grants
A marca, famosa por suas garrafas triangulares, surgiu em 1887, na Escócia, por William Grant. O atual CEO da empresa, Peter Gordon, é a quinta geração da família a dirigir o negócio. O Grant é o blended uísque de produção familiar mais velho do mundo, e é vendido atualmente em mais de 180 países.
Além da versão de 8 anos de maturação, ele também é encontrado na versão de 12 anos.
E agora, já decidiu qual você vai degustar entre amigos? Mas independente da sua opção, nós, aqui da Banca do Ramon, podemos te ajudar! Além dos mais vendidos no mundo, temos muitas outras marcas que são igualmente incríveis e merecem estar na sua mesa. Confira!