Os melhores gins são aqueles com sabor marcante e puro, que podem ser misturados com outras especiarias na hora de produzir e degustar drinks incríveis. É importante escolher marcas reconhecidas pelo mercado na hora de comprar.
Quem não gosta de beber um bom drink para se divertir, relaxar e confraternizar com amigos e família? Nesse caso, o gin é uma boa pedida, já que é uma das bebidas mais comuns em drinks.
Mas é importante saber as diferenças entre eles e também saber quais são os melhores gins para combinar com seu momento.
Essa bebida tem origem holandesa, mas ganhou muita popularidade após chegar na Inglaterra. Os típicos pubs não deixam faltar em seu estoque e, atualmente, o gin é presença garantida nas baladas brasileiras.
Porém, antes de saber quais são os melhores gins, é bom conhecer melhor a bebida e saber os diferentes tipos. Vamos lá?
Do que é feito o gin?
O gin é feito a partir do fruto zimbro, uma conífera de cor azul, encontrada em espécies de Juniperus.
Muito comum na Holanda, país de origem do fruto, possui sabor adocicado e picante, sendo responsável pelo sabor único do gin.
A bebida possui alto teor alcoólico, variando entre 35% e 60% e pode ser produzida a partir de outras plantas, porém sempre tendo o zimbro como base da fabricação.
Essa é a razão pela qual existem diversas variações e perfis de gin, pois tudo depende da quantidade e variedade de ingredientes botânicos utilizados, como ervas, especiarias, adoçantes e outros elementos.
Nesse caso, é possível explorar diferentes variações dos conhecidos estilos de gins, como o London Dry, que possui um perfil mais seco, ou o Old Tom, que apresenta uma doçura característica.
Os gins produzidos nacionalmente buscam incorporar ingredientes característicos de nossa terra, resultando em coquetéis mais refrescantes que combinam perfeitamente com o paladar brasileiro!
No Brasil, o gin pode ser vendido com uma graduação alcoólica entre 35% e 54%.
Uma curiosidade interessante é que o zimbro possui propriedades terapêuticas, com alto poder diurético, sendo utilizado para limpar o rim e prevenir doenças renais.
Assim como outras bebidas destiladas, o gin foi produzido inicialmente para fins medicamentosos, justamente por ter como base o zimbro, fruto conhecido por tratar doenças no rim.
Porém, a bebida se popularizou a partir do século dezenove e na 2ª Guerra Mundial os soldados ingleses foram responsáveis por espalhar a bebida pela Europa e restante do mundo.
Atualmente, o gin é uma das bebidas mais populares do mundo, sendo comercializado em mais de 68 países, com uma variedade de sabores.
Leia também: Gin: a bebida do momento!
Quais são os diferentes tipos de gin?
Como falamos acima, o gin pode ter uma variedade de ingredientes na sua composição dependendo da região onde será produzido.
Por isso, é bem comum variações da bebida com ervas, temperos e outros frutos típicos.
Abaixo, conheça os diferentes tipos e sabores que o gin pode apresentar:
Gin Clássico
O gin clássico tem um sabor mais seco, principalmente porque o zimbro se destaca como o sabor predominante, com aromas mais cítricos e picantes. Por ser mais puro, pode ser usado como base para outros drinks com gin.
Gin Cítrico
O gin cítrico tem como principal composição laranja, limão, morango, abacaxi ou tangerina. Tudo depende da escolha da fruta para deixar o sabor característico.
Gin com ingredientes especiais
A noz-moscada, canela e coentro são ingredientes com sabores diferenciados. Quando combinamos o gin com essas especiarias, a bebida fica ainda mais deliciosa, evidenciando o toque de cada erva.
Gin Herbal
O Gin Herbal combina ingredientes como hortelã, manjericão e alecrim. Semelhante ao gin com ervas, essa bebida fica ainda mais saborosa combinando o sabor da bebida com ervas refrescantes.
Gin Floral
O gin desse tipo traz um aroma de flores e frutos, como hibisco, violeta, jasmim, flor de uva, entre outros.
Gin Picante
Já essa variação leva compostos como gengibre, pimenta, semente de coentro, canela e outros estimulantes com sabor característico.
Sabores e aromas em diferentes gins
Agora que você já sabe quais são os diferentes tipos de gins, vamos falar um pouco sobre os diferentes sabores e aromas.
É importante saber que cada sabor e seu respectivo aroma variam conforme o seu gosto. Há pessoas que preferem saborear o gin puro e outras que adoram drinks com várias frutas.
De modo geral, o gin é uma bebida com sabor forte e marcante, principalmente pelo alto teor alcoólico que já mencionamos ao longo do conteúdo. O que traz a variação de diferentes sabores e aromas é justamente a possibilidade de misturá-lo a outros tipos de ingredientes e bebidas.
Mas se você deseja experimentar o verdadeiro sabor do gin, o ideal é provar a bebida em seu estado puro, sem gelo e em temperatura ambiente. Vale incluir o drink em dias mais quentes, pois a bebida é super refrescante.
Em alguns supermercados é possível encontrar “kits de gin” em sachês. Eles contam com diferentes ervas para adicionar na bebida, trazendo aromas incomparáveis. Porém, você pode incrementar outros sabores com os ingredientes que tem em casa. Quer um exemplo?
Canela, pimenta, anis e outros podem ser adicionados ao gin, aumentando a potência do sabor da bebida. A maioria das pessoas possui esses temperos em casa.
Apenas tenha atenção quanto à mistura desses ingredientes, pois podem ficar concentrados no fundo da taça, perdendo todo o gosto. Mas é importante selecionar especiarias que combinem com o gin para evitar criar combinações desagradáveis ao paladar.
Para o Gin de frutas vermelhas, por exemplo, você pode adicionar canela em pau e ter uma experiência saborosa e com vários aromas incríveis. O Gin Clássico, que mencionamos acima, pode ser combinado com limão e coentro. Imagine a experiência aromática desse drink.
Alecrim, coentro, manjericão e outras ervas aromáticas podem ser acrescentadas a qualquer gin, pois combinam com a bebida. Independente da sua escolha, é importante escolher os melhores gins para apreciar todas as possibilidades e diferentes combinações.
Confira uma seleção feita especialmente para você.
Quais os melhores gins?
Para beber sozinho ou criar drinks incríveis, é preciso saber escolher os melhores gins.
Aqui, trazemos bebidas nacionais e internacionais reconhecidas, que vão fazer toda a diferença na hora de agradar seus amigos em jantares e festas!
1. Beefeater
O Beefeater é reconhecido como um dos melhores gins do mundo. Essa reputação é resultado do seu sabor rico, que apresenta um início suave e caloroso, combinado com uma complexa mistura de zimbro, cítricos e especiarias em seu aroma.
O Beefeater é extremamente versátil, sendo uma excelente escolha para uma ampla variedade de coquetéis. Por exemplo, o gin 24, que possui infusões de chás orientais, harmoniza perfeitamente com os coquetéis modernos e contemporâneos.
É a melhor escolha para quem deseja explorar novos sabores, além do clássico gin tônica.
2. Gordon’s
Uma bebida saborosa e com um bom custo-benefício, o Gordon’s é uma boa opção para combinar com os grãos de zimbro e sementes de coentro. A junção desses elementos transforma o Gordon’s é um dos melhores gins para fazer gin tônica.
3. Tanqueray
O gin Tanqueray é amplamente reconhecido em todo o mundo por sua extensa lista de prêmios, destacando-se como um excelente representante do estilo London Dry. Sua distintiva nota picante acrescenta um toque delicioso a diversos coquetéis.
A receita tradicional é mantida em sigilo, garantindo a perfeita harmonia entre os ingredientes. Sem dúvida, é um investimento valioso para quem busca a mais alta qualidade em bebidas destiladas!
4. Bombay Sapphire
O Bombay Sapphire é um gin tradicional, com sabor diferenciado. Isso é explicado devido ao processo de vapor e infusão dos botânicos usados na preparação da bebida. Por isso o sabor é único e suave.
É um London Dry ideal para quem aprecia bebidas mais leves ou drinks mais veranis.
5. Hendrick’s
O Hendrick’s foi um dos responsáveis pela volta da popularidade do gin.
Traz uma famosa combinação de rosas e pepinos, proporcionando uma experiência floral muito interessante.
6. Bulldog
O gin Bulldog é uma excelente produção artesanal, que possui uma textura leve e harmoniosa. Suas premiadas notas frutadas e cítricas reinventam o tradicional London Dry.
Além de ficar muito bem como protagonista de vários drinks, o Bulldog é muito gostoso de tomar puro!
7. Pablo
Originário de Portugal, com teor alcoólico de 43%, o Gin Pablo é uma combinação dos ingredientes Zimbro, Angélica, semente de coentro, lima, laranja, cassia, chá-preto e noz-moscada.
Drinks clássicos e contemporâneos para saborear com gin
Agora que você já sabe tudo sobre os melhores gins e especiarias para combinar, aproveite para conhecer outras dicas de coquetéis clássicos e contemporâneos para misturar com essa bebida deliciosa.
Gin tônica
Essa combinação é super famosa, feita a partir da mistura de gin com água tônica. É um drink clássico que agrada a todos, além de ser super fácil de fazer.
Ingredientes:
- 50mL de Gin;
- 2 garrafas de água tônica;
- Ingredientes da sua preferência, como: frutas vermelhas, alecrim, hortelã, entre outros;
- Gelo.
Modo de preparo:
Misture todas as especiarias com gelo, gin e água tônica para aproveitar a explosão de sabor!
Gin Sour
Este é um coquetel diferente e mais elaborado. Sua receita leva clara de ovo, limão e cereja. O sabor é tão único quanto os ingredientes. Para preparar, separe:
Ingredientes:
- 2 doses de Gin;
- Limão;
- 1 clara de ovo;
- Açúcar;
- Cereja.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coe. Depois é só se servir e apreciar.
Dry Martini
Esse drink é um pouco mais sofisticado e intenso. Você vai precisar de:
Ingredientes:
- 3 doses de Gin;
- Meia dose de vermute seco;
- Gelo;
- Raspas de limão.
Modo de preparo:
Misture bem e sirva-se!
Drinks doces
As famosas batidas doces também podem ser feitas com gin. Geralmente a receita leva bastante leite condensado e frutas. Para fazer de forma tradicional, separe:
Ingredientes:
- Leite condensado;
- Água tônica;
- Frutas da sua preferência;
- Gin.
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e aprecie esse sabor incrível!
Você já sabe do que é feito o gin e as formas de fazer combinações saborosas. Agora é hora de escolher os melhores gins aqui na Banca do Ramon!
Navegue pelo nosso site e encontre uma variedade de gins para degustar!
Leia também: 12 receitas de drinks com gin para sair do óbvio