Whisky, gin e cachaça são alguns exemplos de bebidas destiladas mais consumidas no mundo inteiro. Elas podem ser apreciadas puras, ou usadas como base para fazer diferentes tipos de drinks, incluindo a famosa caipirinha.
Quem gosta de apreciar bebidas alcoólicas já deve ter notado que o teor alcoólico entre elas varia bastante. Isso acontece porque algumas delas passam por um processo chamado destilação. As bebidas destiladas são mais fortes do que as que são apenas fermentadas, o que faz com que elas tenham um sabor mais intenso e marcante.
Essas bebidas são ideais para quem ama fazer drinks ou simplesmente gosta de apreciar uma bebida forte ao final do dia. Se esse é o seu caso, continue a leitura para conhecer os principais tipos de bebidas destiladas e para saber como elas são fabricadas.
Como saber se uma bebida é destilada?
As bebidas destiladas possuem um teor alcoólico de pelo menos 35%, que é um número muito maior do que as bebidas que são apenas fermentadas.
O teor alcoólico de um Whisky, por exemplo, que é um dos destilados mais famosos, pode variar entre 38% a 54%. Já uma cerveja, que passa apenas pelo processo de fermentação, costuma apresentar um teor alcoólico entre 4,8% a 5,2%.
Muitas embalagens de bebidas destiladas trazem no rótulo a informação de que aquele produto passou por um processo de destilação ou informam qual é o teor alcoólico da bebida, se for acima de 35%, trata-se provavelmente de uma bebida destilada.
Como é o processo de destilação e produção de bebidas destiladas?
A primeira etapa de fabricação das bebidas destiladas é a mesma das outras bebidas alcoólicas, a fermentação. Portanto, a matéria-prima, que podem ser grãos, frutas ou vegetais, é misturada com fungos ou leveduras, que vão comer o açúcar presente nesses alimentos e produzir álcool.
Após esse estágio, é iniciado o processo de destilação de bebidas. O líquido então é colocado em um contêiner e aquecido até o ponto de ebulição do álcool, que é 78,5 ºC. Quando a mistura começa a ferver, as moléculas de álcool viram vapor e se separam do líquido.
Esse processo pode ser repetido algumas vezes para obter a quantidade de álcool necessária para fabricar uma determinada bebida. O próximo passo é condensação, que nada mais é do que transformar o vapor em líquido.
Caso a bebida tenha ficado com um teor alcoólico acima do necessário para a categoria dela, será adicionado um pouco de água na mistura.
Em alguns casos, a bebida pode ser levada para envelhecer em barris de madeira. Esse procedimento ajuda a deixar o líquido com um sabor mais complexo.
7 principais tipos de bebidas destiladas
Se você ama fazer coquetéis e explorar novos sabores, confira os principais tipos de bebidas destiladas e as características de cada uma delas.
1. Whisky
O Whisky é uma das bebidas destiladas mais famosas e consumidas no mundo. Ele é dividido nas seguintes categorias:
- Single malt – produzido com cevada maltada em alambiques;
- Single grain – feito de milho ou trigo;
- Blended – produzido a pastéis da mistura do whiskies single malt e single grain.
Essa bebida começou a ser fabricada nos mosteiros escoceses no século XV. Nessa época, os monges destilavam os grãos para fins medicinais.
Para produzir o Whisky é feito o processo de fermentação e em seguida é realizada a destilação em alambiques de cobre. Após esse processo, a bebida é levada para envelhecer em barris de carvalho.
Se você se pergunta como apreciar bebidas destiladas, saiba que o Whisky pode ser consumido puro, com água ou com gelo.
2. Vodka
Proveniente do leste europeu, a vodka é uma bebida incolor e inodora, ela pode ser fabricada com grãos ou com batata.
O sensorial dessa bebida pode variar bastante de acordo com cada marca, algumas são mais oleosas, já outras oferecem uma sensação de frescor. Também é possível encontrar algumas variedades saborizadas.
A vodka é uma bebida muito versátil, o que faz com que ela seja a principal base para vários coquetéis. Contudo, você também pode consumi-la pura. O teor alcoólico dessa bebida varia entre 35% a 60%
3. Gin
Outra bebida destilada muito usada na preparação de drinks é o Gin, que é feito com cevada ou trigo e zimbro. Algumas marcas acrescentam outros ingredientes à receita, como canela, cardamomo e limão. Isso faz com que o gin apresenta sabores e aromas mais complexos.
A graduação alcoólica dessa bebida pode variar entre 35% a 60%. Existem algumas variedades de gins que são mais secos, como o London Dry, e outras mais doces, como o Old Tom. Portanto, você pode escolher a versão que gostar mais para preparar os seus drinks com gin, ou simplesmente para degustar a bebida pura.
4. Conhaque
A história do conhaque, em si, é muito interessante. A bebida é originária da região de Cognac, na França e começou a ser produzida no século XVII, quando alguns vinicultores decidiram destilar o vinho para evitar que a bebida estragasse.
Para fabricar o conhaque, as uvas precisam passar pelo processo de fermentação. Após essa etapa, o líquido é destilado e depois levado para envelhecer em barris de carvalho por, no mínimo, dois anos.
O teor alcoólico dessa bebida varia entre 40% a 60%. Apesar de muitas pessoas consumirem o conhaque puro, também é possível fazer algumas receitas usando essa bebida, como o choconhaque, que leva chocolate e leite condensado.
5. Tequila
Originária do México, a tequila é feita com uma planta nativa da América Latina, a agave azul. Apesar de ser forte, essa bebida traz uma sensação de refrescância, por isso ela combina bastante com as comidas mexicanas, que são conhecidas por serem muito apimentadas.
Você pode fazer vários drinks com tequila ou consumir a bebida pura. Vale ressaltar que existem diferentes tipos de tequila, sendo que alguns dos mais comuns são:
- Reposado Tequila – apresenta uma tonalidade dourada e é maturada em barris de carvalho;
- Plata Tequila – é mais clara e passa por um processo de envelhecimento que dura 60 dias;
- Muy Añejo Tequila – precisa ser envelhecida por, no mínimo, três anos.
6. Cachaça
Uma bebida genuinamente brasileira, a cachaça também é uma das bebidas destiladas mais consumidas no mundo. A cachaça começou a ser produzida no século XVI, quando os portugueses começaram a cultivar cana-de-açúcar no Brasil.
As principais variedades dessa bebida são: a cachaça branca, que não é envelhecida e possui notas mais frescas e frutadas, e a cachaça ouro, que é envelhecida em tonéis de madeira.
Muita gente bebe a cachaça pura, contudo, ela também é muito utilizada para fazer drinks com cachaça, como a caipirinha, que já ganhou fama internacional.
7. Rum
Para finalizar a nossa lista de bebidas destiladas vamos falar do rum, uma bebida proveniente das ilhas do Caribe que começou a ser fabricada no século XVIII e cujo principal ingrediente é também a cana-de-açúcar.
O rum precisa passar por um processo de envelhecimento, que pode variar de alguns anos a algumas décadas.
Essa bebida é muito versátil, pode ser apreciada pura! Você pode fazer vários drinks com rum e até mesmo utilizada para fazer bombons.As bebidas destiladas podem ser uma boa opção tanto para quem gosta de beber algo forte, quanto para aqueles que amam fazer drinks e explorar novos sabores. Gostou das dicas? Acesse agora mesmo o site da Banca do Ramon e confira as bebidas destiladas disponíveis.