Você sabia que o conhaque (ou cognac, como se diz em francês) é derivado da destilação do vinho? O processo é originário do século XVII e foi descoberto por Chevallier de la Croix-Marrons. Seu nome vem da região francesa em que ele começou a ser produzido, na Vila Cognac.
O conhaque é feito a partir da uva verde, preferencialmente as uvas Colombard, Folle Blanche ou Pinot Blanch, que são colhidas antes que estejam amadurecidas. Mas, uma curiosidade: o conhaque também pode ser produzido com suco de fruta fermentado. Para isso, usa-se maçã, ameixa, pêssego, cereja, amora ou damasco.
Seu teor alcoólico varia entre 40% e 60% e ele pode ser produzido de três maneiras:
- Sem envelhecimento – caso típico dos conhaques de fruta, que apresentam tonalidade clara.
- Single barrel – os que têm tonalidade dourada ou caramelo são normalmente envelhecidos em barris de carvalho.
- Sistema de solera – são envelhecidos no sistema de soleira, especialmente os espanhóis.
Como tomar conhaque
Devido ao seu alto teor alcoólico e uma concentração de odores específicos, o conhaque é uma bebida indicada para se tomar em dias frios.
Tradicionalmente, o copo de conhaque é aquecido com uma vela. Assim, a concentração da bebida aumenta e você pode sentir melhor o calor da bebida. Mas como a técnica não é lá muito prática, você pode simplesmente segurar o copo em que vai bebê-lo com as duas mãos, para manter a bebida aquecida.
Há outras formas bem conhecidas de degustar a bebida também, como o choconhaque. Para prepará-lo, basta derreter, em banho maria, uma barra de chocolate e misturar uma caixinha de creme de leite. Ao final, adicione uma dose de conhaque.
Outra opção é o guaranhaque. Isso mesmo que você leu: guaraná com conhaque! Ele deve ser servido em temperatura ambiente, nem quente nem frio.
Ele também pode ser usado no preparo de receitas, como para flambar carnes, ou em fondues.
Para quem está começando nesta arte, nossa indicação passa pelos deliciosos Osborne, Fundador Solera ou Cortel Napoleon VSOP. Para os que já apreciam um bom conhaque, temos o Rémy Martin XO Excellence, Hennessy e o Cortel XO Superior.
E você, já se rendeu ao sabor do conhaque? Nesses dias friozinhos de inverno parece uma boa pedida, não é mesmo? A gente aposta que você vai apreciar – seja puro, ou em um ótimo choconhaque! Veja nossa seleção de conhaques e garanta já o seu!