Já estamos em setembro e o clima de inverno ainda prevalece em muitas cidades brasileiras. Um tempinho frio sempre pede algo que nos aqueça, certo?! E uma ótima pedida para isso são os chás. Além de nos aquecerem, eles hidratam e trazem diversos benefícios para nossa saúde, até mesmo para nossa pele e cabelos.
Você, com certeza, já deve ter ouvido da sua vó que era bom tomar um chazinho de erva cidreira para acalmar; já deve ter lido em diversas revistas sobre os benefícios do chá de hibisco, ou tomado um chá de boldo para ajudar a curar aquela ressaca… Existem muitos chás que já são velhos conhecidos nossos – e muitos deles, você encontra, aqui, na Banca do Ramon!
Mas, hoje, a gente vai te apresentar três chás diferentes e que são cheios de propriedades medicinais. A gente tem certeza que depois deste post, você vai ter sempre um chazinho desses por perto!
Chá de Quina Quina
O uso desse chá é indicado para tratar casos de anemia, febres, inflamações e infecções urinárias. Ele age como protetor hepático e antidiabético e suas propriedades terapêuticas estimulam as funções intestinais, gástricas e hepáticas.
Para quem sofre com queda de cabelo, é indicado lavar o cabelo com um chá bem concentrado, massageando bem o couro cabeludo com a infusão.
Chá de Barbatimão
O chá de Barbatimão é um ótimo aliado das mulheres, uma vez que ele combate a candidíase. Isso ocorre por conta da presença dos taninos. Como essa substância reforma as defesas do corpo, fica mais difícil para o agente invasor se desenvolver.
Ele também tem ação cicatrizante e auxilia na manutenção da saúde bucal. Alguns estudos comprovaram que o chá consegue reduzir a produção de ácido clorídrico e assim, diminuir a acidez estomacal que promova a gastrite.
Chá de Guaco
Um dos pontos fortes deste chá é auxiliar no tratamento de bronquite. Isso porque ela possui substâncias broncodilatadoras, que trabalham no relaxamento do músculo bronquial e aumentam a passagem de ar pelos brônquios.
Para quem sofre com crises de tosse (ainda mais no frio, quando esses problemas se tornam mais comuns), ele é um ótimo aliado, já que tem propriedades expectorantes, antiasmáticas e anti-inflamatórias.
O guaco é uma erva que também é dotada de propriedades sudoríficas, ou seja, ele estimula a transpiração, combatendo, assim, o inchaço. Também é indicado para aliviar cólicas e incômodos intestinais, assim como dores reumáticas e úlceras.
E aí, já escolheu o seu novo queridinho?
Vale lembrar que nunca se deve ferver a água no preparo do chá. Isso faz com que a água queime a erva. Desligue o fogo assim que começarem a aparecer as primeiras bolhinhas de fervura. Depois, acrescente a erva, tampe e deixe descansar por um período de 5 a 10 minutos.