Conheça o legítimo caviar espanhol Shikrán e descubra ainda mais sabor
Para aqueles que amam caviar, hoje vamos falar um pouco mais sobre essa iguaria luxuosa e extremamente apreciada em diversas culturas.
Se você é um desses apreciadores, que tal ficar conosco e conhecer um pouco mais?!
Origem do caviar
O primeiro registro conhecido do caviar remonta ao estudioso grego Aristóteles. No século IV a.C. Aristóteles descreveu essa iguaria como os ovos do esturjão, anunciados em banquetes entre trombetas e flores. Mas foi a Rússia e os czares russos que catapultaram a iguaria para o mundo do luxo absoluto.
O caviar é basicamente as ovas (ovos, também às vezes chamados de “bagas” ou “pérolas”) do esturjão fêmea, um grande peixe que pode crescer entre 2 e 3,5 metros, com algumas espécies chegando a 5,5 metros. Ele é um peixe migratório que percorreu as águas frias do hemisfério norte há mais de 250 milhões de anos.
O esturjão é encontrado principalmente no Mar Cáspio, que banha a costa dos dois principais países produtores de caviar do mundo, Rússia e Irã, mas também é encontrado no Mar Negro, em algumas partes do Noroeste do Pacífico, regiões da América do Norte, e nos grandes lagos e rios da Europa. Embora seja um peixe de água salgada, o esturjão desova (põe ovos) em água doce.
Durante a Idade Média, os reis britânicos reservavam todo o esturjão para seu consumo e o nomearam de “Peixe Real”, reservado apenas para a realeza. No entanto, foram os persas que primeiro prepararam e saborearam ovas de esturjão.
Um fato interessante é que o nome “caviar”, que vem da palavra persa “khav-yar”, significa “bolo de força” ou “bolo de poder”, porque o povo da Pérsia atribuiu muitos poderes medicinais ao alimento. Os persas coletavam as ovas de peixe no rio Kura, mas a tradição de salgá-las para consumo na verdade se originou na China, onde os ovos de carpa eram preparados dessa maneira.
As ovas douradas do esturjão Sterlet, que infelizmente teve a pesca o levando quase à beira da extinção, produziam o que se tornaria o caviar “imperial”, o tipo mais delicado e cobiçado disponível. Com o passar do tempo, o gourmet se espalhou por todos os países da Europa , valorizado por quase todas as culturas. Um pote dele equivalia a cem ovelhas no século II a.C., tornando-o exclusivo para cidadãos de classe alta.
Hoje, vamos falar de um tipo específico de caviar para todos que gostam de qualidade e sabor. Apresentamos o Mujjól Shikrán, o legítimo espanhol.
Da Espanha para o Brasil
A empresa Eurocaviar é uma empresa especializada na elaboração de esferificações alimentares de alta qualidade. São quase 40 anos de experiência, apostando na inovação, qualidade e sentido de excelência gastronômica em cada toque de sabor, que consolidaram a liderança ao nível nacional e internacional.
O Mujjól Shikrán, o Salmão Shikrán ou o Anchova Shikrán, entre outros, são alguns dos produtos da marca que fazem muito sucesso por todo o mundo e a tornaram referência no segmento de mercado, prevalecendo a mais alta qualidade, textura e sabores agradáveis ao paladar.
Mas afinal, o que é o Caviar Shikrán?
- Ovas de tainha de alta qualidade são da FAO 21 (Mar del Labrador) pela captura extrativista sustentável offshore;
- Pode ser assada, cozida em molhos quentes (croquetes, bechamel), em tortilhas, maionese ou qualquer outra emulsão, massas como ravioli, empanada, etc. Sua versatilidade é inigualável no uso culinário;
- O primeiro produto em esferas comercializado na Espanha foi em 1984;
- Baixo em calorias e extremamente saboroso.
Onde comprar o Caviar Shikrán?
Gostou de conhecer o delicioso Caviar Shikrán e quer garantir o seu? Basta acessar o site da Banca do Ramon! Lá você encontra os melhores produtos da marca e também todas as opções de Caviar Shikrán espanhol.
Conheça todos os outros tipos de caviar que a Banca do Ramon oferece para você no nosso site.