Você conhece o couscous marroquino? Se sim, bem-vindo ao fã clube desta delícia! Se não, a gente tem o prazer de falar dessa maravilha para você. Por que ele merece um post aqui no blog? Bom, porque ele é saboroso, rende várias combinações e é super fácil e rápido de fazer! Ideal para aquelas refeições que precisam ficar prontas em vinte minutos, ou para compor aquelas pensadas com carinho. Não acredita?! Continue lendo, então…
O couscous vem do oriente médio e é uma massa feita de semolina. Por lá, ele faz parte da culinária diária – como se fosse o arroz para os brasileiros. E aqui ele vem sendo muito usado exatamente para ser uma alternativa diferente e saborosa ao arroz, ou à quinoa.
Rico em fibras e proteínas e com baixo teor calórico, ele é um grande aliado da alimentação saudável. Tudo vai depender da combinação escolhida. Ele também fornece potássio, fosforo e selênio para o nosso organismo.
Além de um bom acompanhamento para carnes e legumes assados, por exemplo, o couscous muitas vezes é a atração principal da refeição. Preparos que levam proteínas, como frango e camarão, legumes, verduras, frutas secas e até oleaginosas, criam um prato completo, rico em nutrientes e muito bonito. O couscous marroquino rende até saladas diferentes e deliciosas!
Para preparar o couscous, a base é quase sempre a mesma: 1 xícara de couscous para 1 e meia de água fervendo. Aumentando a quantidade de couscous, você aumenta a de água na mesma proporção.
A dica é: quando a água estiver fervendo, você pode temperá-la, seja com sal, ervas finas ou qualquer tempero de sua preferência. Assim, o couscous já começa a pegar sabor ali, enquanto descansa. Quando a água ferver, desligue, misture o couscous, tampe a panela e deixe descansar entre 7 e 10 minutos. Passado esse tempo, use um garfo para soltar os grãos. Pronto! A base do seu couscous marroquino é esta. Fácil, não é mesmo?!
Agora, tudo que você precisa fazer é escolher entre uma infinidade de combinações e montar o seu prato. Para te ajudar, vamos indicar as nossas receitas preferidas! E todas muito fáceis!
- Salada de couscous marroquino com legumes
- Couscous marroquino com camarão
- Couscous marroquino com frutas secas
- Couscous marroquino caprese
- Couscous marroquino com frango e uva passas
Agora, se você quiser ir além e testar outras combinações, neste link você encontra 45 receitas que a gente aposta que também são incríveis! Faz e depois volta aqui para contar para a gente, vai!
E se você não sabe onde encontrar couscous marroquino, a gente leva até você! E na Banca do Ramon você ainda encontra diversos ingredientes para incrementar seu couscous. Corre lá!