Se você é um apreciador de vinhos, o nome James Suckling não deve lhe soar estranho… Suckling é um dos mais renomados e influentes críticos de vinho em todo mundo. Formado em ciências políticas e jornalismo, o americano começou a se aventurar pelo mundo dos vinhos por influência de seu pai.
Ao se tornar colaborador da revista local Wine Spectator, Suckling teve a oportunidade de se aprofundar ainda mais no assunto. Escreveu para a revista por quase 30 anos, morou em países com Inglaterra e Itália e já degustou, até hoje, mais de 200 mil rótulos!
Ciente da importância que a sua opinião ganhou entre os apreciadores da bebida, em 2010, Suckling lançou seu próprio site: www.jamessuckling.com. Por ali, ele conseguiu dar uma alcance ainda maior às suas avaliações. Com a ajuda de mais três colaboradores, ele faz cerca de 15 mil avaliações de rótulos e safras por ano. Os rótulos são classificados em uma escala de 100 pontos.
E só quem acompanha esse mundo dos vinhos sabe como é difícil um vinho receber 100 pontos por Suckling. Imagine a honra de poder tomar um vinho considerado impecável pelo mais crítico da História? Pois agora você pode!
A Banca do Ramon tem três dos vinhos que já receberam a pontuação máxima pelo expert. São eles: Sena 2015, Almaviva 2015 e Chadwick 2014.
Conheça um pouquinho mais de cada um deles:
Seña 2015
Este é um vinho muito equilibrado e fresco, de grande corpo e taninos finos.
Este rótulo chileno usa apenas variedades bordalesas – incluindo a Carménère e a Malbec. Embora ainda seja muito jovem, o cerne do vinho é sua excelente acidez, exibindo notas de cerejas e eucalipto ao primeiro contato com o nariz. Mas ele vai se abrindo conforme o tempo que passa em taça, atingindo aromas florais, minerais e toques de caramelo, mostrando boa integração com a madeira.
Sobre o paladar, é bem estruturado e maduro. Possui bom equilíbrio e potencial de guarda. Harmoniza muito bem com um belíssimo cordeiro no zaatar.
Almaviva 2015
Este rótulo, também chileno, recebeu de Suckling o título de “Vinho do Ano 2017”. Nas palavras dor próprio crítico, “este vinho simboliza a grandeza com a sua intensidade, estrutura e equilíbrio. O movimento que se afasta dos vinhos exagerados, indo para o neoclassicismo com energia e finesse”.
Ele tem exatamente as proporções: Cabernet Sauvignon 69%, Carmenere 24%, Cabernet Franc 5%, Petit Verdot 2%, com 18 meses em barricas francesas. Sua cor é violácea escura e no nariz é frutado, com notas florais, de violetas, alcaçuz e madeira de qualidade. Tem acidez equilibrada e é considerado um vinho complexo.
Chadwick 2014
Este fi o primeiro rótulo chileno a receber a pontuação máxima de Suckling. Um marco na história do País, conhecido pelos vinhos que produz.
Um autêntico cabernet sauvignon, sua complexidade aromática nos faz lembrar frutas roxas maduras e groselha com toque de tabaco, especiarias doces e café. No que se refere ao paladar, é muito elegante, possui taninos finos, uma estrutura rica em textura entrelaçado com uma boa acidez e um longo e saboroso final.
Deguste você também uns dos melhores vinhos do mundo aí, na sua casa! Basta pedir na Banca do Ramon que nós levamos até você! Não deixe passar a oportunidade de se deliciar com o melhor do que o mundo dos vinhos tem para oferece.