O vinho é uma bebida que traz muitos benefícios para a saúde: previne desde problemas no coração, diabete, depressão e ainda melhora a imunidade.
O vinho é uma das bebidas mais famosas e consumidas no mundo todo. Mas você sabia que há diversos benefícios do vinho essenciais para a saúde humana?
Estudos científicos comprovam que o vinho possui substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e nutricionais que auxiliam na proteção e fortalecimento do organismo.
Para saber mais, continue a leitura abaixo!
Por que o vinho é uma bebida saudável?
O vinho possui componentes nutricionais essenciais para a saúde humana. Eles são chamados de polifenóis. Quando consumidos, são benéficos para o nosso organismo e causam uma sensação de bem-estar.
Por estarem presentes no vinho, tornam a bebida muito saudável. Mas há outras substâncias que potencializam ainda mais essa bebida.
Flavonoide e Resveratrol são as substâncias que fazem do vinho uma bebida de destaque. São antioxidantes, anti-inflamatórias e vasodilatadoras.
Em conjunto com os polifenóis, essas substâncias atuam em nosso organismo, reduzindo e prevenindo:
- Colesterol e gorduras das nossas artérias;
- Doenças do coração e degenerativas;
- Câncer;
- Osteoporose;
- Envelhecimento precoce.
Além disso, auxiliam no aumento da imunidade, protegem de infecções, aceleram o metabolismo, melhoram a memória, os rins e o sistema gastrointestinal.
É bom tomar vinho todos os dias?
Não há estudos científicos que comprovem que tomar vinho todos os dias faz bem para a saúde.
A única garantia é que o consumo em quantidades moderadas é benéfico. Assim, não se preocupe se você ainda não ingere vinho em sua rotina. Você pode começar gradualmente e ir inserindo na sua dieta.
Agora, se você já consome vinho de forma regular, continue tomando. Não há problema algum e os benefícios são incríveis.
Porém, sempre é importante ter cautela. Como toda bebida ou alimento, a ingestão deve ser feita de forma equilibrada para não prejudicar a saúde do seu organismo.
O motivo está ligado à ingestão de muitos nutrientes e calorias. Quando em excesso, podem causar danos para o bem-estar. Em se tratando de bebidas alcoólicas, o consumo deve ser ainda mais cuidadoso, pois o exagero pode ser mais prejudicial do que benéfico.
Por isso, se você consome ou vai começar a ingerir vinho de forma diária, avalie as suas necessidades nutricionais para não exagerar.
De modo geral, o consumo recomendado de vinho não deve ser maior que 150 mL por dia, para adultos sem comorbidades.
Essa quantidade é o suficiente para aproveitar todos os benefícios do vinho para a sua saúde.
A seguir, saiba mais detalhes!
10 benefícios do vinho para a saúde
Confira, a seguir, as principais vantagens do vinho para a saúde.
1. Protege o coração
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, o consumo moderado de vinho tinto protege o coração devido à presença dos polifenóis em sua composição.
Essas substâncias, além de muito nutritivas, reduzem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL).
Além disso, os polifenóis também atuam na eliminação de placas de gordura das artérias, sendo as maiores responsáveis pelo entupimento das veias e, consequentemente, dos infartos por AVC (Acidente Vascular Cerebral).
2. Previne a Diabete
Os polifenóis aumentam a insulina e reduzem a glicose, trazendo equilíbrio para a quantidade de açúcar no sangue.
Por isso, o consumo moderado de vinho atua na prevenção da diabete, comprovado cientificamente pelos estudos realizados na Ben Gurion University of the Negev, em Israel.
No entanto, depende do funcionamento do organismo de cada indivíduo e sua capacidade de metabolização do álcool.
3. Combate a Depressão e Alzheimer
Um estudo realizado pela BMC Medicine apontou que as pessoas que consumiam vinho de forma moderada, apresentaram menor índice de depressão em relação aquelas que não consumiam a bebida.
A explicação está na composição do vinho: flavonóides, resveratrol e polifenóis atuam no desenvolvimento de neurotransmissores responsáveis pela produção de dopamina, endorfina e serotonina.
Esses hormônios são essenciais para trazer bem-estar, prazer e relaxamento para o organismo.
Além da depressão, o vinho também é um ótimo aliado da memória. Estudos apontam que o consumo regular, tanto de vinho tinto como de vinho branco, reduz as chances de desenvolver Alzheimer e demência.
Isso porque o vinho possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, agindo contra os radicais livres e prevenindo contra doenças neurológicas degenerativas.
4. Auxilia na perda de peso e obesidade
Entre os benefícios do vinho está o combate à obesidade! Segundo estudo realizado pela Washington State University, nos Estados Unidos, o consumo de vinho ajuda na perda de peso e obesidade, devido à presença da substância resveratrol.
Essa substância transforma a gordura branca em gordura bege, sendo facilmente eliminada do organismo.
5. Melhora a digestão
O vinho ajuda o organismo a digerir melhor os alimentos por meio da liberação de óxido nítrico, que relaxa as paredes do intestino.
Além disso, estimula a liberação de ácido gástrico e melhora a absorção dos nutrientes.
Leia também: Como escolher um bom vinho
6. Aumenta a longevidade
O vinho traz vida longa! Sim, entre os principais benefícios do vinho está a longevidade, pois o resveratrol causa efeito antienvelhecimento.
Segundo estudo realizado pela Harvard Medical School, essa substância codifica proteínas e enzimas do nosso corpo por meio do gene SIRT1.
Além disso, o vinho mantém a saúde dos vasos sanguíneos, pois possui substâncias chamadas procianidinas que auxiliam nesse processo de renovação.
7. Previne a acne e faz bem para pele
Os polifenóis, substâncias presentes no vinho, melhoram a circulação e hidratação da pele, já que retardam a ação dos radicais livres.
Além disso, combatem as bactérias responsáveis pelo surgimento de acne no rosto.
8. Aumenta a imunidade
O vinho possui propriedades antioxidantes que auxiliam no processo de desenvolvimento de bactérias saudáveis.
Além disso, auxilia no processo de produção das células T, essenciais para o sistema imunológico do organismo.
O resveratrol também é responsável pela resposta anti-inflamatória do organismo, aumentando a imunidade.
9. Melhora a função cognitiva
Além de prevenir o Alzheimer e o desenvolvimento de doenças neurológicas, o vinho aumenta a função cognitiva do organismo.
Homens e mulheres acima dos 50 anos são os mais beneficiados. Ao consumir vinho de forma regular, novas memórias são armazenadas e emoções são desenvolvidas.
10. Fortalece o Sistema Cardiovascular
Assim como previne o AVC, o vinho também fortifica o coração. Suas substâncias atuam como anticoagulante natural, desentupindo as artérias.
Além disso, por quebrarem as placas de gordura presentes nos vasos sanguíneos, o risco de hipertensão é reduzido, bem como a morte por outras doenças do coração.
Agora que você já sabe quais são os 10 benefícios do vinho, aproveite para inserir essa bebida na sua rotina. Aqui na Banca do Ramon você encontra vinhos de diversas marcas e tipos, perfeitos para você degustar e aproveitar todas as vantagens dessa bebida para a sua saúde!
2 comentários
Muito bom saber essas coisas sobre o vinho 🍷
Eu fiquei pasmo, não sabia que o vinho tinha tantos benefícios.