Cuidar da saúde é super importante e a gente sabe. E não estamos falando necessariamente sobre emagrecimento, ou a construção de um corpo tido como perfeito. Qualquer corpo precisa de exercícios físicos, hidratação e alimentos saudáveis e nutritivos para continuar funcionando normalmente. Assim, nós conseguimos executar funções básicas, que muitas vezes, nem nos damos conta.
Neste processo de cuidar bem do nosso próprio corpo, uma parte essencial é a alimentação. Ela precisa ser balanceada, sem exageros, com muitos produtos naturais, colorida e, claro, gostosa! Muitas pessoas se esquecem disso e mantêm cardápios muito restritos, ou repetitivos; outro simplesmente preferem passar longos períodos sem comer. Para qualquer decisão acerca da sua alimentação, nossa indicação é: procure um bom profissional! Afinal, o que colocamos no nosso corpo, reflete em vários aspectos da nossa saúde.
Mas se você é adepto dos bons lanchinhos que matam a fome e enganam a vontade de assaltar a geladeira, e está em busca de opções saudáveis, aí a gente pode te ajudar! Afinal, nada melhor do que associar nutrição e sabor para uma alimentação leve e prazerosa.
Para isso, veja abaixo cinco opções práticas, que você pode levar para qualquer lugar, matar a fome e não sair da linha!
Mix de frutas secas e oleaginosas
Esse é um clássico! Mas como em tudo na vida, o clássico tem seu valor – e por isso a gente não poderia deixar de fora. Aqui, a ideia é mesclar frutas secas e oleaginosas para criar o seu próprio mix (de acordo com as suas necessidades funcionais e até mesmo com o seu paladar).
As frutas secas são ótimas, pois além de saborosas e fáceis de transportar, elas mantêm os nutrientes da fruta, como vitaminas e minerais. Algumas vão além e ajudam a regular o intestino, possuem função cicatrizante, ou ajudam a manter a saúde da flora intestinal e vaginal.
Para quem gosta de doces, elas são uma boa opção, pois ao passarem pelo processo industrial para eliminar a água contida, os açúcares naturais presentes nas frutas ficam concentrados, tornando-as mais doces. Por isso é bom lembrar: nada de excessos!
Já as oleaginosas têm a capacidade de fornecer gorduras boas ao corpo. Aqui, assim como no caso das frutas secas, é preciso parcimônia. Afinal, ainda que a gordura fornecida seja uma gordura boa (que faz bem ao coração, por exemplo), é bom evitar exageros. Mas elas também são ricas em nutrientes, fazem bem ao intestino e à pele e cabelos.
Algumas sugestões do que colocar no seu mix?
- Frutas secas: damasco, uva-passa, figo, tâmara, ameixa e banana
- Oleaginosas: amêndoas, castanha de caju, nozes, castanha do Pará e amendoim
Agora, se você fica indecisa e não sabe muito bem como fazer o seu mix, a gente te ajuda! Preparamos o melhor do mix de frutas secas e de oleaginosas para você! Basta misturar os dois e pronto!
Pasta de amendoim integral
Como já falamos, o amendoim é uma oleaginosa que nos fornece uma boa dose de gordura boa, que vira energia e faz bem para o coração. Ainda que com parcimônia, ele deve, sim, ser consumido. E a pasta de amendoim é uma forma prática e deliciosa de fazê-lo. Mas atenção! Ela deve ser integral, ou seja, contem apenas amendoim. Pastas que levam açúcares, aromatizantes, chocolate e outros ingredientes, acabam perdendo as funções benéficas do alimento e oferecendo um alto teor de gordura e açúcares.
E ela pode ser consumida com frutas, biscoitos integrais, como recheio de raps e tapiocas. Mas de novo: não exagere. Uma colher cheia de sopa é a medida ideal para ser consumida durante o dia.
Queijo
Queijo sempre é bom, não é mesmo?! Pena que nem todos são tão saudáveis (por serem mais gordurosos). Mas como a gente trabalha com equilíbrio, a gente sabe que pode comer de tudo, desde que haja equilíbrio. No dia-a-dia, alguns queijos são um grande aliado da alimentação. Isso porque, em geral, são ricos em cálcio, proteína, vitaminas, minerais e fósforo. Os mais indicados são o queijo minas, fetta e coalho.
Você pode incrementá-los ainda com um fio de azeite de oliva, ou com uma colher de chá de geleia sem adição de açúcar, variando, assim, um pouco o paladar.
E aí, gostou das nossas dicas? Viu como é fácil manter uma alimentação saudável e diversificada? Não abra mão da sua saúde e nem do prazer de comer!