Os azeites trufados são um requintado ingrediente no mundo da culinária. Ele nada mais é do que um azeite no qual são conservadas lascas de trufas, transferindo, assim, seu sabor para o azeite. Dessa forma, é possível experimentar e harmonizar pratos com a trufa, um ingrediente raro e caro, de uma forma mais acessível e prática.
Ele pode ser feito a partir de trufas brancas, originárias da Itália, ou de trufas negras, encontradas na França.
Sua principal finalidade é finalizar pratos, uma vez que, caso o azeite trufado seja exposto ao calor, no momento da preparação dos alimentos, isso compromete o sabor das trufas. Outra dica é não exagerar e usá-lo em todos os pratos da refeição. Isso faz com que o encanto da experiência de sabor único seja diminuído ou mesmo perdido ao tornar-se tão “banal”.
Na Banca do Ramon, nós temos ótimas opções de azeites trufados que garantirão essa explosão de sabor no seu prato.
Agora, se você está curioso para saber onde você usar essa iguaria tão falada. Nós te ensinamos 5 maneiras de usar o seu azeite trufado na sua cozinha:
Regue batatas, massas, polenta ou risoto
O azeite trufado é considerado uma ótima base de sabor suave para amidos, seja batatas, massas, polentas e risotos. Aqui, não faz diferença se é o azeite à base de trufas pretas, ou brancas.
Finalize pizzas de presunto de parma ou de cogumelos
Aqui, dê preferência para azeites de trufas negras, que combinam perfeitamente com os sabores desses dois ingredientes.
Não deixe de experimentá-lo com ovos
Esta é uma harmonização clássica! Borrife um pouco de azeite trufado sobre ovos mexidos ou uma omelete de queijo e tenha uma experiência única de sabor. Embora os grandes restaurantes europeus costumem fazer essa combinação diretamente com trufas frescas, essa é uma forma mais barata e fácil de desfrutar dessa harmonização clássica.
Finalize seu carpacio de carne
A combinação de carpacio, queijo parmesão, rúcula, limão e azeite misturado com azeite de trufas é imperdível!
Faça seu próprio vinagrete de azeite de trufas
Use uma colher de chá ou duas de azeite de trufas combinado com azeite de oliva, suco de limão ou vinagre, sal, pimenta e mostarda Dijon. Use esse vinagrete de azeite de trufas para saladas com cogumelos ou presunto cru e queijos duros.
E para você que já adquiriu o seu, que tal uma receita para testar seu paladar para essa nova delícia da sua cozinha?
Polenta mole com mignon e azeite trufado
Ingredientes do picadinho
- 350g de filé mignon em tiras
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola ralada
- 1 cenoura em cubos
- 1 dente de alho
- 1/2 xícara de vinho tinto
- 1/2 xícara de caldo de carne
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- Sal e Pimenta do Reino
- Tomilho folha
Ingredientes da polenta
- 800ml de caldo de legumes
- 8 colheres de sopa de fubá
- 1/2 xícara de parmesão ralado
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sal e Pimenta do Reino a gosto
- Azeite trufado
Modo de preparo do picadinho
Aqueça o azeite e refogue a cebola e a cenoura em fogo brando. Acrescente o alho picado e a carne, fritando bem, até que fique ligeiramente dourada. Acrescente o vinho, deixe ferver, mexa bem. Coloque o caldo de legumes e deixe cozinhar. Corrija o sal, polvilhe a pimenta do reino e o tomilho folhas.
À parte, misture a farinha de trigo com a manteiga até formar uma pasta. Coloque no caldo, mexendo bem, até que a farinha de trigo cozinhe e deixe o molho mais espesso. Reserve.
Modo de preparar a polenta
Leve o caldo ao fogo e, sem parar de mexer, vá colocando o fubá. Mexa o tempo todo até que fique bem cozido. Tempere com sal e pimenta e ao desligar o fogo coloque a manteiga e o parmesão, mexendo vigorosamente.
Modo de servir
Coloque a polenta em prato fundo e, por cima, borrife um pouco de azeite trufado. Em seguida, acrescente uma porção do picadinho. Você pode decorar com um raminho de tomilho sobre o picadinho e mais algumas gota do azeite.
1 comentário
Uma pergunta. Azeite trufado combina com qual queijo?