Para aprender como comprar azeite, procure comparar as características de cada produto e ler seus rótulos. Eles deverão indicar critérios como a região de fabricação e se existem químicos na fórmula, que interferem na pureza e qualidade do óleo
Saber como comprar azeite pode parecer uma tarefa simples, mas existem diversos critérios que influenciam nessa decisão e em como o destaque do sabor poderá ser valorizado.
Desde o rótulo, margem de acidez, e até as condições da embalagem, cada componente da fórmula interfere na qualidade do óleo de oliva. Por esse motivo, é fundamental saber o que comparar e como se atentar para os melhores rótulos, garantindo não apenas um produto de excelência sensorial, mas também nutricional.
Conheça mais sobre quais são esses pontos de atenção e aprenda como comprar azeite com confiança, adquirindo a categoria ideal para a sua necessidade.
Como comprar azeite?
Cada tipo de azeite acompanha não apenas uma extração única, mas também elementos que compõem seu rótulo, sendo fundamentais em qualquer análise de qualidade. Se você está começando a aprender sobre esse produto, vale a pena entender o que cada instrução significa e como escolher o ideal. Confira:
Acidez
Um dos elementos mais populares na composição do azeite é a acidez. Inclusive, é esse elemento que distingue, principalmente, os rótulos extravirgem, virgem e refinado. A porcentagem informada em cada categoria informa sobre a quantidade de ácidos graxos livres que estão presentes no óleo.
Esses componentes essenciais das gorduras desempenham um papel fundamental no corpo humano, fornecendo energia e auxiliando nas funções regulatórias. No entanto, as células formam dois tipos de ácidos graxos, e é importante ter um equilíbrio na presença das gorduras saturadas e insaturadas.
Por isso, o azeite extravirgem é o mais indicado, promovendo mais elementos saudáveis em sua margem de acidez. Mas é importante reforçar que esse componente é imperceptível ao paladar, e não deve aparecer no aroma ou no sabor.
Origem
Saber a origem do óleo de oliva é fundamental para aprender como comprar azeite da forma correta, pois a região influencia na composição do produto. O método de produção e o ambiente estão diretamente relacionados com a qualidade que o componente apresenta, considerando, por exemplo, o solo, o clima e os cuidados com as olivas.
Fabricantes especializados, geralmente localizados nos países mediterrâneos, possuem práticas reforçadas para as azeitonas serem mais saudáveis e proveitosas na prensa. Enquanto isso, locais menos abastecidos ou com clima pouco favorável, geram safras de menor qualidade, impactando no sabor, aroma e propriedades da extração.
Assim, procure saber qual a origem do produto, geralmente indicado no rótulo, além de conferir a data de fabricação e a safra.
Teste de autenticidade
Muitas pessoas que estão aprendendo como comprar azeite podem ter dúvida sobre a autenticidade do produto. Nesse caso, existem testes realizados por profissionais que avaliam os elementos sensoriais, além de comparações químicas que identificam interferências na fabricação.
Atualmente, o Ministério da Agricultura no Brasil possui uma equipe de testes formada por 20 especialistas que passaram por dois anos de treinamento para avaliar os produtos nacionais e internacionais.
Essas fiscalizações geram selos de qualidade para cada azeite, também indicando suas principais qualidades, como aroma, gosto e composição, além dos defeitos visíveis, como muita fermentação.
Os testes de autenticidade realizados por profissionais permitem identificar itens verdadeiros e falsos, auxiliando pessoas que buscam aprender como comprar azeite ao barrar óleos que não poderiam ser consumidos.
Qual a importância da escolha criteriosa na compra do azeite?
Aprender como comprar azeite não é apenas uma questão de sofisticação ou seletividade, mas também de saúde, visto que produtos falsos ou de baixa qualidade podem comprometer as propriedades naturais que você busca.
A substituição dos óleos vegetais pelo uso da oliva acompanha inúmeros benefícios para o organismo, reduzindo o colesterol ruim e aumentando o bom, com gorduras saudáveis que equilibram a pressão arterial.
Com isso, as chances de desenvolver doenças cardíacas e neurológicas diminuem, além de ser um aliado para o emagrecimento e bem-estar. No entanto, escolher o azeite errado ou adquirir um produto falso reduz, e até mesmo elimina a existência desses componentes.
Assim, embora você esteja pagando por um óleo mais elaborado, ele não traz todas as vantagens que devem acompanhá-lo. Ainda, é um elemento perigoso também para a culinária. Diversas receitas exigem altas temperaturas ou a inclusão desse ingrediente no preparo.
Contudo, sem a certeza de que se trata de uma extração de alta qualidade, você pode comprometer o cozimento e prejudicar o sabor do prato. Por isso, é fundamental saber como comprar azeite e avaliar os melhores rótulos.
Quais os tipos de azeite?
Antes de aprender como comprar azeite, é fundamental entender como diferenciá-los e saber quais as características que definem cada rótulo. Para te ajudar, separamos as informações mais importantes de cada categoria. Confira:
Extravirgem
O azeite extravirgem é o que possui melhor qualidade, com acidez máxima de 0,8%, além de produção natural. Esse óleo é obtido a partir da primeira prensagens das azeitonas, utilizando equipamentos frios, sob controle de temperatura, sem passar por qualquer processo de refinamento ou inclusão de químicos.
Isso significa que as sementes continuam frescas e toda a extração provém de um procedimento para gerar o melhor resultado possível.
Com isso, o produto não apenas é de alta qualidade, como também mantém as características da oliva, como aromas complexos, várias substâncias nutricionais e espessura sem refinamento, tornando o fio mais grosso no uso.
Ainda, com o azeite extravirgem é possível aproveitar todas as qualidades, uma vez que são naturais e replicam as condições de clima, cultivo e ambientação. Por isso, cada rótulo é único, variando no sabor e aroma.
Por conta do processo sem interferência química, é uma extração recomendada para qualquer uso, seja quente, frio, como acompanhamento ou selagem.
Virgem
Enquanto isso, o rótulo virgem é uma das opções mais populares para quem está aprendendo como comprar azeite, visto que é mais acessível em termos econômicos e existe maior variedade.
Esse óleo de oliva apresenta acidez menor ou igual a 2%, obtido exclusivamente por processos físicos, sem adição química, mas com prensas mecânicas. Após a produção do modelo extravirgem, as azeitonas que ainda puderem ser aproveitadas continuam extraindo o elemento principal, que gera essa categoria.
Ela não acrescenta outros ingredientes na fórmula, mas as olivas não carregam a mesma qualidade que na primeira prensagem. As propriedades nutricionais são as mesmas, sendo igualmente proveitoso para a pressão arterial, controle de colesterol e diabete.
No entanto, o que muda é a quantidade de ácidos e a composição do óleo. Isso o torna ideal para uso em assados, selagem em alta temperatura e até mesmo para acompanhar saladas, apesar do sabor menos pronunciado.
Refinado
Se estamos falando sobre como comprar azeite, é fundamental mencionar o rótulo refinado, que provém de uma série de procedimentos químicos para tornar sua composição mais fina e menos ácida. Na extração, ele passa pelas mesmas prensas, mas com a adição de alguns processos para reduzir sua margem de acidez a 0,1%.
Contudo, nesse processo, ele perde parte da qualidade e dos benefícios nutricionais. Seu aroma e sabor também se afetam, sendo menos pronunciados ou característicos que o modelo extravirgem.
Isso torna o azeite refinado ideal para frituras em imersão, além de receitas que pedem um produto mais neutro, onde a perda parcial dos seus componentes antioxidantes e ácidos exige uma análise mais criteriosa desse composto, para garantir a qualidade de comercialização.
Único
Outro rótulo que você pode encontrar é o óleo de oliva único, que provém da mistura do refinado com a composição virgem ou extravirgem. Dessa forma, consegue manter parte das propriedades nutricionais, mas com menor taxa de acidez e porcentagem de gordura.
Esse rótulo não é totalmente natural, passando por várias etapas químicas que diminuem a sua qualidade. No entanto, costuma ser um azeite mais acessível para compra, além de unir as características de ambos os modelos.
Como identificar um azeite de qualidade?
Após conhecer mais sobre o óleo de oliva e quais os principais tipos, o próximo passo de como comprar azeite é saber identificar suas características de qualidade. Veja os elementos que influenciam no produto:
Características básicas
Existem três características básicas que influenciam no sabor de um azeite, especialmente o extravirgem, sendo as notas de frutas, amargor e picância. Esses elementos podem ter intensidade suave, média ou intensa.
Cada característica dependerá do método de produção utilizado. Azeitonas muito verdes são mais amargas, além de trazer aromas frutados mais perceptíveis. Enquanto isso, as colheitas maduras são mais frescas e suaves, com sabor adocicado e textura mais delicada.
Para o óleo ser de qualidade, é preciso estar adequado à sua safra e ter essas características perceptíveis na análise. Um azeite extravirgem deve ser reconhecido no uso, cheiro e textura.
Polifenóis
Outra dica para saber como comprar azeite de qualidade é conferir a quantidade de polifenóis existentes na sua composição. Eles são os responsáveis pelo amargor e picância dos óleos de oliva. Dessa forma, quanto maior o índice de compostos fenólicos, maior será a percepção do seu sabor ao paladar.
Por outro lado, isso também indica mais antioxidantes na fórmula, uma característica que define não apenas a qualidade, como também os benefícios para saúde e a conservação do líquido na garrafa.
Essas e outras informações precisam estar na ficha técnica da embalagem, com as devidas quantidades e proporções. Inclusive, é uma dica para saber como comprar azeite certificado, por precisar ser transparente na descrição dos ingredientes.
Conservação
Um dos pontos mais importantes para escolher um azeite de oliva é conferir a sua conservação, uma vez que suas propriedades modificam em contato com luz, ar e altas temperaturas.
Por isso, avalie a embalagem, com preferência para garrafas de vidro escuro. O plástico também pode interferir no sabor e composição da fórmula.
Na hora de ver como comprar azeite, escolha os itens mais ao fundo das prateleiras, que estão longe da luz e em um local fresco e seco. Posteriormente, quando usar, guarde nas mesmas condições, para manter as propriedades intactas e prevenir a oxidação precoce.
Autenticidade dos azeites no Brasil
A região é um dos elementos mais importantes para azeites de qualidade, uma vez que suas características de solo e plantio interferem diretamente na composição. Os países mediterrâneos possuem a maior parte da produção das olivas de todo o mundo, mantendo um padrão a ser seguido.
No entanto, outros locais tropicais também alcançam essas características, como o Brasil, que produz óleos de reconhecimento internacional. Pesquisadores analisam, há anos, a composição química do solo brasileiro, identificando as características que permitem termos extrações de alta qualidade.
O clima e o solo rico em nutrientes geram safras de azeitonas proveitosas, com grau elevado de nutrição. Além disso, somos um país credenciado em termos de testagem, possuindo um grupo de especialistas que avaliam os melhores produtos e autorizam sua comercialização.
Dessa forma, para quem está aprendendo como comprar azeite, tenha confiança nas fórmulas nacionais. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), essa é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária, que garante a existência de poucas alterações químicas no solo.
Atualmente, o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária é o único no Brasil com reconhecimento do Conselho Oleícola Internacional (COI), cujo painel sensorial consegue identificar irregularidades nas importações.
Como a região é um elemento de alta importância na sua escolha, ter confiança nas fórmulas brasileiras é fundamental para uma experiência culinária e nutricional positivas.
Por isso, se possuir dúvidas sobre como comprar azeite, prioriza as comercializações do Brasil, e opte por comércios credenciados com os melhores produtos, como a Banca do Ramon, onde você confere um catálogo especial de azeites de alta qualidade.
E para garantir que está adquirindo azeites da melhor qualidade, conte com a Banca do Ramon.