Tudo o que você deveria saber
Poucas coisas são tão gostosas quanto celebrar as alegrias da vida. E para estes momentos, nada cai melhor do que um bom Chandon! Dentre as muitas opções, que vão desde a tradicional, passando pelo BRUT ROSÉ (bebida rosa, com toques de morango e cereja), o BRUT (resultado da mistura entre as uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico resultaram em um aroma de frutas cítricas, maçã verde e frutas secas) e o EXCELLENCE (caracteriza-se por sua cor amarelo-dourada com reflexos verdes), temos certeza que um agradará ao seu paladar!
A marca, que está atrelada a elegância e requinte, produz espumantes (como é chamada a bebida quando não é produzida na região de Champagne, na França) com frescor e leveza, que remetem à alegria da celebração. Unindo tradição e o desejo de inovar, a Chandon traz diversos rótulos, que vão desde linhas fixas, até lançamentos em parcerias e sazonais. Você pode conferir alguns rótulos na Banca do Ramon, que trabalha com uma seleção dos mais pedidos pelo público.
Aprenda a ter a melhor experiência com o seu Chandon
Agora que você já comprou o seu Chandon, veja algumas dicas para o armazenamento correto:
- Mantenha a garrafa sempre em temperatura constante, entre 10ºC e 20ºC;
- Não as exponha à luz, trepidações e odores fortes;
- Garanta que o local seja ventilado, para evitar a formação de mofo.
Na hora de beber, dê preferência para taças do tipo flute, que são mais alongadas. Elas devem estar secas e nunca mergulhadas em gelo picado ou previamente resfriadas. Na hora de servir, sirva uma pequena quantidade, espere baixar a espuma, e complete com, no máximo, dois terços da taça.
E de acordo com os enólogos da Chandon, experimentá-lo na temperatura correta é essencial para garantir uma boa experiência e fazer com que a bebida libere todos os seus aromas. Nesse caso, então, recomenda-se degustá-la entre 6ºC e 8ºC. Para resfriá-la uniformemente e sem passar do ponto, a dica é usar o famoso balde de gelo. Encha-o com metade de gelo e metade de água, deixando a garrafa dentro durante 30 minutos. Isso garante o resfriamento uniforme.
Dica da Banca do Ramon: Caso queira deixar a garrafa na geladeira, tudo bem! Os experts do assunto garantem que 4 horas são o suficiente para deixar a bebida no ponto certo. Mas eles alertam: evite o freezer!
A História faz parte do encanto
A marca Chandon pertence à vinícola francesa Maison Moët & Chandon, que decidiu expandir sua produção em 1959, quando abriu sua primeira vinícola fora da França – no caso, em Mendonza, na Argentina. O Brasil foi eleito para a segunda parte deste projeto de expansão. Isso ocorreu em 1973, quando a marca se instalou na cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha.
O objetivo da marca era, em terras brasileiras, produzir um espumante com a mesma qualidade que produziam em sua terra natal. E em 1978, a marca lançou sua primeira leva de espumantes produzidos no Brasil.
Hoje, a empresa já tem vinícolas também nos Estados Unidos e na Austrália. Só no Brasil, vende cerca de 3.5 milhões de garrafas por ano e toda produção brasileira é usada para abastecer o mercado interno.