Uma ótima escolha, o vinho para dar de presente no Natal é ideal para a ocasião. Escolha um vinho refinado, equilibrado e com notas distintas para surpreender e brindar à alegria da temporada festiva. Um presente que combina tradição e sofisticação para encantar os apreciadores de bons momentos
Está chegando a época mais festiva do ano, e muita gente gosta de celebrar com a família. Uma forma de demonstrar o amor é escolher um vinho para dar de presente no Natal. Afinal, essa é uma bebida muito escolhida por harmonizar bem com diferentes tipos de receitas.
Além disso, é uma bebida saborosa e existem várias opções na lista dos melhores vinhos tintos, brancos, rosé e espumantes. Basta saber escolher.
Agora, se você não é um sommelier, saiba que existem várias dicas que ajudam a escolher vinhos especiais para presentear no Natal. Neste post, traremos os estilos e 5 rótulos que vale a pena conhecer. Então, que tal saber mais?
Qual a importância e simbolismo do vinho como presente de Natal?
Um dos simbolismos do vinho como presente de Natal é sua representação como sangue de Cristo. Essa foi a bebida usada na Santa Ceia, a última realizada por Jesus enquanto estava vivo.
Além disso, o vinho é frequentemente associado a momentos de celebração e alegria. Durante as festividades de Natal, as pessoas se reúnem para celebrar, e o vinho é visto como uma maneira de aprimorar esses momentos especiais.
A bebida é frequentemente compartilhada em encontros sociais e festas, dar uma garrafa de vinho pode simbolizar o desejo de compartilhar a alegria da temporada com os outros.
É legal dar vinho de presente?
Sim, é legal dar vinho de presente, inclusive no Natal. A bebida é considerada sofisticada, basta saber escolher uma boa opção. Além disso, costuma agradar muitos paladares, sem contar que tem alternativas de diferentes valores. Por isso, você pode comprar uma garrafa que ofereça excelente custo-benefício.
Diferentes estilos de vinho para presentear
Vinho espumante
Caracterizado por ser efervescente ou borbulhante, é o vinho ideal para comemorações. Por isso, vale a pena pensar nele como uma das dicas de presentes de vinho para a época festiva.
A adição de gás carbônico gera o chamado perlage, isto é, as bolhas. Quanto mais persistentes e menores elas forem, mais qualidade o espumante tem. Uma dúvida é se existe diferença entre champagne e espumante.
Na verdade, o primeiro é um tipo do segundo, sendo produzido na região de Champagne, na França. Ainda tem o Cava, da Espanha, e o Prosecco, da Itália.
Vinho tinto
É feito a partir de uvas tintas, cuja casca tem muito tanino. Quando a fruta chega na vinícola, é macerada e a pele fica em contato com o suco na fermentação. Entre os tipos de vinho, é um dos mais consumidos. Isso porque harmoniza bem com massas, queijos, charcutaria, carnes, etc.
Algumas uvas tintas conhecidas, que geram bons vinhos são:
- Cabernet Sauvignon: oferece um vinho seco, com níveis elevados de acidez e taninos. O corpo vai de médio a encorpado, com aromas e sabores de frutas pretas;
- Merlot: produz vinhos de corpo médio a encorpado, taninos leves e acidez média. Costuma ter gosto de frutas vermelhas;
- Pinot Noir: esse estilo de vinho tem corpo leve a médio, baixos níveis de tanino e alta acidez. Tem aroma de frutas vermelhas;
- Syrah/Shiraz: os vinhos têm corpo médio a muito encorpado, acidez média e taninos marcantes. Tem aromas típicos de cereja preta, amora, alcaçuz e pimenta-preta.
Vinho branco
Normalmente produzido com uvas brancas, o vinho branco também pode ser obtido a partir das tintas, sendo feita a prensagem após a retirada da casca. Esse é um estilo ideal para o verão, porque é seco e leve.
Os melhores vinhos brancos também harmonizam bem com peixes. Por isso, é uma boa pedida para quem faz bacalhau no Natal.
Entre as dicas de presentes de vinho para a época festiva, está o conhecimento sobre os diferentes tipos de uvas brancas. Isso ajuda a escolher a melhor opção. Veja quais são eles:
- Sauvignon Blanc: tem aroma de frutas e é do tipo seco de corpo médio. A acidez é elevada, mas é um vinho bastante fresco. Combina bem com mariscos e saladas;
- Chardonnay: é um vinho seco. Se for produzido em cima fresco, tem acidez alta, corpo leve a médio e aroma de frutas. Quando fabricado em clima quente, a acidez é média, o corpo é médio a encorpado e há sabores de frutas tropicais e de caroço;
- Pinot Grigio (Gris): tem alta acidez, aromas de limão e pera, e corpo leve. Costuma ser seco e harmoniza bem com peixes, saladas e frutos-do-mar.
Vinho rosé
A cor característica desse estilo de vinho vem do fato de ser produzido com uvas tintas, mas as peles ficarem em contato com o suco por um prazo curto. Os vinhos rosé são produzidos em todo o mundo e bastante consumidos por terem corpo leve a médio.
Essa é uma boa pedida para dias quentes. Também combina muito com refeições leves. Os mais famosos são da região francesa de Provence.
5 vinhos para presentear no Natal
1. Vinho Seña: para quem deseja presentear com algo exclusivo e ter bom custo-benefício
Um ótimo vinho para dar de presente no Natal é o vinho Seña. Chileno, é produzido com 58% de uvas Cabernet Sauvignon, 15% de Carmenere, 12% de Malbec, 10% de Merlot e 5% de Petit Verdot.
Tem uma cor rubi brilhante e aromas de pétala de rosa, groselhas negras, hortelã, pedras e alfazema. Seu tanino é polido, sendo uma excelente pedida para massas, carnes vermelhas e risotos.
Um destaque desse rótulo é o fato de ter sido convidado para uma degustação de vinhos high-end, o “Vinhos Ícone do Mundo”. Esse pedido foi feito pelo crítico conhecido mundialmente, Robert Parker.
2. Vinho Château Figeac: um dos vinhos especiais para presentear no Natal
Cultivado com 35% de Cabernet Sauvignon, 35% de Cabernet Franc e 30% de Merlot, o Château Figeac é um vinhedo que pode ser datado, sendo do segundo século do antigo período galo-romano.
Por isso, as vinhas mais velhas já têm próximo de 100 anos, mas a média é de 45 anos. Um detalhe é que a produção anual do Château Figeac é de 10 mil garrafas. Portanto, ele é bastante exclusivo.
Esse vinho também tem envelhecimento de 15 a 18 meses em barril de carvalho. O olfato sente aromas herbáceos frescos, como alcaçuz, cânfora e eucalipto, pimenta-verde e creme de cassis.
Já o paladar sente notas de cerejas, bolos de frutas e groselhas negras. Ainda tem meio-corpo com taninos sedosos.
3. Vinho Chablis Billaud Simon: excelente opção de vinho branco francês
Chablis é chamada de “O Portal de Ouro” da Borgonha. Voltada à produção de vinhos brancos, eles são aromáticos, límpidos e frescos. No caso do Billaud Simon, seu corpo é médio e a fabricação usa uvas Chardonnay.
Elas são prensadas em prensas pneumáticas. Então, o mosto sofre maceração a frio por 5 a 7 dias. Somente depois disso é feita a vinificação, com fermentação alcoólica entre 15 e 18 dias.
O vinho ainda matura por 9 meses para ser engarrafado. Ele combina bem com salmão, tartar de atum e caranguejo.
4. Vinho Domaine Ott Rosé: suave, complexo e harmonioso para um presente inesquecível
O vinho Domaine Ott Rosé é francês e tem cor rosa pálido. Com reflexos de cor de açafrão, seus aromas são de frutas brancas e morango, notas leves de cardamomo e raspas de citrinos.
Já o sabor é equilibrado e tem uma nota frutada com ponta de toranja. O acabamento é harmonioso, suave e traz certa complexidade.
É uma boa opção para frutos-do-mar, camarão grelhado, crustáceos, paella e risotos. A produção é feita com 70% de uva Grenache, 20% de Cinsault e 10% de Syrah. Esse é um bom vinho para dar de presente no Natal, por sua garrafa ser belíssima e o sabor, marcante.
5. Espumante Bottega il Vino dei Poeti Gold: aromas florais para combinar com a ceia
Já embalado em forma de presente, esse espumante é ideal para consumir as frutas secas da ceia de Natal. Também harmoniza muito bem com frutos-do-mar.
De vinícola italiana, o Bottega il Vino dei Poeti Gold tem cor amarelo dourado e aromas florais e de maçã. Com isso, o sabor é elegante e harmonioso. Por isso, é um dos vinhos especiais para presentear no Natal.
Qual o melhor vinho para dar de presente?
- Vinho Seña.
- Vinho Château Figeac.
- Vinho Chablis Billaud Simon.
- Vinho Domaine Ott Rosé.
- Espumante Bottega il Vino dei Poeti Gold.
Além dessa lista, existem várias outras opções, depende da sua intenção. De toda forma, essas são boas alternativas de presente de Natal para amantes de vinho.Agora, você já sabe qual vinho dar de presente no Natal. Então, o que acha de comprar esses e outros vinhos especiais? Na Banca do Ramon você encontra a melhor seleção de vinhos do mercado.