Popular no Brasil graças às “sakeirinhas”, o saquê, na verdade, é uma bebida muito tradicional no Japão. Feita através da fermentação do arroz, ele é usado, inclusive, em rituais religiosos lá do outro lado do mundo. Sendo oferecida para os deuses xintoístas. Mas também faz parte de festividades como casamentos, aniversários e celebrações.
A História do saquê
Não se sabe ao certo como a origem da bebida, mas um ponto marcante nessa história, foi quando a capital do Japão passou para Kyoto, por volta de 792 d.C. Nessa época, ele passou a ser tido como uma bebida nobre, tendo já registrado 15 variedades. Foi aí que passaram a consumi-lo quente, devido a influência chinesa.
Os templos que possuíam grandes propriedades de arroz passaram a fabricar a bebida. Depois, passaram a fazer parcerias com fabricantes maiores.
Preparação do saquê
Para a produção do saquê, o arroz é lavado e cozido a vapor. Depois, é misturado ao fermento, à água, e ao koji, que é o arroz fermentado separadamente, numa sala com temperatura e umidade controladas. Acrescenta-se à mistura mais arroz, koji e água por três vezes, no período de cinco dias.
A fermentação deve continuar por 18 a 32 dias. Depois desse período, a pasta é amassada e filtrada. Após, o saquê é pasteurizado para matar as bactérias e desativar enzimas que poderiam mudar o sabor e a cor do produto. A bebida ficará descansando por seis meses, e receberá uma adição de água pura, para baixar o nível de álcool de 20 para 16%. Depois, ainda será pasteurizado novamente antes de ser embalado.
Tradicionalmente, ele é consumido quente e puro, mas a bebida vem sendo cada vez mais consumida gelada. E engana-se quem acha que o saquê combina só com comida japonesa. Ele harmoniza com vários tipos de comida, como italiana, alemã e até com feijoada. Tudo depende da opção que você escolhe.
E por falar em tipos de saquê, se você gosta da bebida, precisa conhecer a incrível seleção da Banca do Ramon! Tem opção para todos os gostos! Confira!
Gekkeikan Silver
Gekkeikan prata é fermentado a baixas temperaturas. É seco, com boa acidez, apresenta notas cítricas de luz e um final seco refrescante. Ideal para acompanhar pratos de peixes , mariscos e frutos do mar.
Shochu Nanko
O Shochu é um destilado típico do Japão, à base de cevada da batata doce ou da fermentação do arroz. As variedades de batata doce são essencial no realce do dulçor, mantendo a suavidade característica do conjunto. O resultado é um Saquê Shochu Nanko intenso, com equilíbrio entre sabor e aroma.
Gekkeikan Black Gold
Gekkeikan Black & Gold é uma mistura única de dois saquês, cuidadosamente selecionados feitos com arroz branqueado. Encorpado com dicas de melada, mamão, anis e nozes torradas. Bem equilibrado, termina longo e suave.
Karakuti Hakushika Nadajikomi
O Saquê Hakushika Nadajikomi Karakuti é tomado gelado e tem um processo rigoroso de refrigeração, mas também é bem apreciado quente em grandes comemorações. Se mostra uma bebida muito complexa, apesar de seu principal ingrediente ser o arroz.
Shochu Wanko
O Shochu ganhou grande popularidade por sua imagem saudável. A sua mistura com outras bebidas permite uma variedade de sabores incríveis, utilizando diferentes ingredientes básicos.
ChoTokusen Kuromatsu Hakushika Yamadanishiki
O Saquê Josen Kuromatsu Honjozo-Shu normalmente costuma ser leve se o comparado com outras bebidas fermentadas. A sensação mais prazerosa do Saque Josen Kuromatsu Honjozo-Shu é o seu final. Facilmente de ser tomada por não deixar um gosto forte na boca, é ideal de ser tomado antes das refeições principais.
Snow Beauty Nigori Junmai
Normalmente, este saquê é degustado antes das refeições. Para preservar seu sabor, a melhor temperatura para seu consumo é 35ºC.
Kuromatsu Junmaj Yodan Jikomi
O Yodan Jukomi é um saquê que, além das etapas convencionais da produção de um saquê, passa por uma etapa complementar de fermentação, onde é adicionado o arroz de Mochi. Mochi é um bolinho japonês feito de arroz moído em pasta e moldado. O arroz do Mochi é glutinoso, de consistência viscosa. O resultado é um saquê de sabor agradável, doce e de textura aveludada.
Hakushika Josen Komodaru
Beber saquê é como um ritual que celebra a sorte para os japoneses. Todos os saquês Hakushika são produzidos com água da montanha de Rokko (miyamizu, água sagrada) de Nishinomiya, Japão. O tipo Josen (Especial) é produzido a partir da fermentação de arroz especialmente selecionado. Nesta versão este Saquê Japones acompanha embalagem feita de palha e cordas decorada no melhor estilo japonês com o uso de materiais naturais.
Amayagi Yamadanishiki Honjozo -Shu
O Saquê Amayagi Yamadanishiki Honjozo -Shu é uma bebida refrescante, elegante , encorpada. Mas tem um acabamento suave, ideal para acompanhar refeições leves.
Faça sua escolha e aprecie essa bebida rica e cheia de nuances!