Quantas vezes fomos a festas e nos deparamos com uma mesa maravilhosa, com bolos, cupcakes, docinhos coloridos e sorvetes apresentando uma variedade de cores chamativas e que despertam nosso interesse?
Sim, os corantes presentes cumprem seu papel de forma a chamar nossa atenção para tal. Porém pode fazer muito mal à saúde, podendo ser ligados a transtornos de hiperatividade e até casos de câncer.
Então, até que ponto o corante alimentício é prejudicial à saúde?
Embora os alimentos coloridos artificialmente sejam mais atrativos às crianças, seus males também se estendem aos adultos. E por isso devem ser evitados por toda a família!
Os corantes artificiais, quando consumidos com frequência, podem prejudicar a pele, causando alergias, irritações na mucosa do estômago e podendo até causar problemas respiratórios. Esses aditivos também podem interferir no processo metabólico do organismo.
Em nosso dia a dia, consumimos corantes sem nem mesmo perceber, pois são um atrativo para a comida. Como por exemplo: Quando compramos um suco de morango em pó esperamos que o mesmo seja avermelhado, e não transparente, longe de corantes, tornando-o menos atrativo.
Segundo estudiosos, corantes como tartrazina, contendo um tom amarelado, é apontado como causador de alergias. O caramelo IV por sua vez também tem sido assunto de pauta, pois se faz presente em refrigerantes de cola, pois em sua composição, ingredientes rotulados como cancerígenos estão presentes.
Como forma de amenização de corantes artificiais e seus malefícios, produtos naturais como beterrabas, abóbora, cúrcuma, entre outros, podem ser utilizados em bolos e em cupcakes para extração de sua pigmentação, tornando-os mais saudáveis.
Caso queira se manter longe de corantes industrializados no mercado, basta observar produtos que consistem em seu rótulo com a seguinte informação: “Colorido artificialmente”.
De preferência a produtos naturais, como: Carnes, frangos, peixes, legumes e frutas, assim, podendo tornar sua vida mais saudável!