A culinária espanhola é uma das mais ricas e famosas da Europa. Repleta de pratos saborosos e preparados com ingredientes frescos, a gastronomia espanhola é capaz de agradar até mesmo os paladares mais exigentes.
Se você gosta de desbravar a cozinha de diferentes países e experimentar os mais diversos pratos, você precisa conhecer a culinária espanhola, que possui muitos sabores e aromas, que influenciaram as cozinhas de vários países ao redor do mundo.
A Espanha é o quarto maior país da Europa e por causa do seu tamanho, a culinária do país pode variar um pouco de acordo com cada região. Além disso, algumas cidades espanholas possuem os seus próprios pratos e temperos típicos.
Uma receita que faz muito sucesso em Madri, por exemplo, é o cocido madrileño, cujos principais ingredientes são grão-de-bico, vegetais e carnes.
O que todas as regiões da Espanha têm em comum é uma grande oferta de pratos deliciosos e feitos com ingredientes selecionados. Continue a leitura e saiba mais!
Influências e tradições na culinária espanhola
A história da Espanha é muito rica, o país já foi ocupado por gregos, romanos e mouros, e todos esses povos deixaram alguma marca nos costumes e tradições, incluindo a culinária.
Dos mouros, a culinária espanhola herdou o costume de combinar nozes com carnes e peixes, e também o hábito de usar temperos como noz-moscada, açafrão e canela no preparo dos alimentos.
Outra grande influência na gastronomia espanhola é a cozinha mediterrânea, que preza pelo consumo de alimentos naturais e nutritivos, como peixes, verduras e iogurtes.
Conexão Brasil e Espanha
Tanto a culinária espanhola quanto a brasileira têm suas próprias identidades e cada uma desenvolveu uma rica variedade de pratos e sabores ao longo dos séculos.Mas é sempre interessante entender como uma, de alguma forma, influencia a outra.
Falando especificamente do Brasil, vale notar que no nosso país existem pratos específicos da culinária espanhola com toques brasileiros. Por aqui, a paella espanhola tem a sua versão “caipira” que inclui ingredientes locais como frango, linguiça e pequi.
Outro exemplo é o “puchero”, uma espécie de cozido espanhol, que tem semelhanças com o cozido brasileiro. Bem interessante, né?
Por que o azeite da Espanha é um dos melhores?
O azeite de oliva desempenha um papel fundamental na culinária espanhola e é considerado um dos melhores do mundo em termos de qualidade e variedade.
Um ponto muito interessante é que o país possui vários tipos de azeitonas, cada uma contribuindo com sabores e características únicas ao azeite produzido. Algumas das variedades mais conhecidas incluem a Picual, a Arbequina, a Hojiblanca e a Cornicabra.
O azeite é empregado em pratos quentes e frios, desde molhos e refogados até saladas e sobremesas. Na Espanha, muitas vezes o ingrediente é usado como base para frituras, como as famosas “patatas bravas” (batatas fritas com molho picante) ou “croquetas” (croquetes).
Ingredientes típicos da culinária espanhola
Além dos azeites, os ingredientes da culinária espanhola são famosos por serem saborosos, frescos e mais naturais, confira abaixo alguns dos alimentos mais usados para preparar os pratos típicos da Espanha:
- Frutos-do-mar;
- Peixes;
- Especiarias;
- Vegetais;
- Arroz;
- Presunto.
Para completar a lista precisamos falar sobre as carnes. Em geral, os espanhóis gostam e consomem carne e sabem fazer combinações únicas e deliciosas.
As carnes como porco, cordeiro e coelho são apreciadas em todo o país, muitas vezes preparadas com técnicas tradicionais que realçam seu sabor único.
Pratos típicos da culinária espanhola
Quem ama viver novas experiências gastronômicas, precisa conhecer alguns pratos típicos da Espanha, para descobrir sabores incríveis e indescritíveis. Uma das receitas mais famosas desse país certamente é a paella. Originária da região de Valência, esse prato é feito à base de arroz e frutos-do-mar.
Outra receita espanhola muito popular é o gazpacho, uma sopa fria feita à base de tomate, pimentão e alho. Já em relação aos acompanhamentos, as tapas ganham destaque, elas são bolinhos fritos que podem ter diferentes tipos de recheios ou coberturas.
Uma receita de origem árabe muito consumida na Espanha é o Marzipã, um bolinho feito de pasta de amêndoas, ovos e açúcar. Outro doce típico da culinária espanhola é a Crema Catalana, que lembra um pouco o crème brûlée.
Alguns outros pratos típicos do país que merecem um destaque especial são:
- Tortilla española;
- Jamón;
- Polvo a la gallega;
- Bocadillo;
- Tortilla;
Como preparar as receitas clássicas da culinária espanhola?
Se você ficou com vontade de experimentar alguns pratos típicos da culinária espanhola, confira a seguir três receitas tradicionais desse país ibérico.
Paella
Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 250g de camarão sem casca;
- 250g de lula;
- 150g de mexilhões;
- 500g de arroz;
- 1 fio de azeite;
- 3 tomates picados;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 colher de chá de páprica defumada;
- 1 colher de chá de açafrão;
- 250g de ervilha;
- 1 litro de caldo de peixe
- Cebolinha a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Comece limpando as lulas e cortando-as em rodelas. Reserve na geladeira;
- Em seguida, dissolva o caldo de peixe em 1 litro de água; reserve;
- Aqueça um pouco de azeite em uma panela grande e refogue o alho e o tomate. Tempere com sal e pimenta;
- Acrescente a lula e o camarão. Mexa bem;
- Adicione o arroz, a páprica e o açafrão e misture mais um pouco;
- Depois, acrescente o caldo de peixe. Deixe cozinhar por 30 minutos;
- Quando faltar 5 minutos para ficar pronto, acrescente as ervilhas, os mexilhões e a cebolinha, misture bem.
- Sirva.
Polvo a la gallega
Tempo de preparo: 1h20
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
- 1 polvo de 1,5 kg;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 folhas de louro;
- 6 batas inglesas;
- 50 ml de azeite extra virgem;
- 1 colher de sopa de páprica doce ou picante;
- Sal grosso a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Coloque 2 litros de água em uma panela grande, acrescente os dentes de alho, as folhas de louro e o polvo. Deixe cozinhar por 50 minutos;
- Após esse tempo, retire o polvo da panela. Reserve;
- Lave e corte as batatas em pedaços grossos e leve-as para cozinhar na água do polvo até ficarem macias;
- Enquanto isso, corte o polvo em rodelas e coloque os pedaços em uma tigela grande;
- Quando as batatas estiverem macias, coloque-as também na tigela;
- Acrescente os temperos e o azeite. Misture bem;
- Cubra a tigela com uma tampa ou pano e deixe o polvo marinar por 10 minutos;
- Sirva.
Gazpacho
Tempo de preparo: 2h
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
- 500g de tomate pelado picado;
- 1 pimentão vermelho picado;
- 1 pimentão verde picado;
- 1 pepino descascado e picado;
- 1 cebola picada;
- 1 dente de alho picado;
- 3 xícaras de chá de suco de tomate;
- 2 colheres de sopa de vinagre;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 pães franceses cortados em pedaços pequenos;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto o pão, até obter um creme uniforme;
- Despeje em uma vasilha e leve à geladeira por 2h;
- Antes de servir, toste os pedaços de pão em uma frigideira com um pouco de azeite ou manteiga;
- Sirva a sopa acompanhada do pão.
A culinária espanhola é famosa no mundo inteiro por causa dos seus pratos deliciosos feitos, majoritariamente, com ingredientes saudáveis e frescos. Além disso, a mistura de temperos e especiarias deixa esses preparos ainda mais especiais e saborosos.
Se você ficou interessado em fazer alguma das receitas da culinária espanhola que apresentamos neste artigo, acesse a Banca do Ramon e adquira os principais ingredientes desses preparos de uma forma prática e segura.