O arroz vermelho, originário da China, vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, principalmente na Paraíba, onde já faz parte da culinária local. Isso porque, além de muito saboroso, ele é extremamente saudável, sendo considerado um medicamento natural.
Sua cor avermelhada é devido ao seu alto teor do antioxidante antocianina, que também está presente em frutas e legumes vermelhos ou roxos. Uma de suas propriedades é a monocolina, responsável por diminuir os índices de colesterol ruim no sangue e assim evitar derrames cerebrais e infartos.
Se consumido regularmente, ele também melhora as funções intestinais e digestivas, por ser uma rica fonte de fibras. Ele ainda possui duas vezes mais zinco e cinco vezes mais ferro do que o tradicional arroz branco; o que ajuda a prevenir e combater anemias. Também possui vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.
E o preparo é tão fácil quanto o arroz branco! Assim, como todo brasileiro está acostumado!
E se você se interessou em experimentar essa versão do nosso tradicional arroz, mas não sabe muito bem como harmonizá-lo, a gente te ajuda! Veja a seguir duas receitas fáceis e rápidas que, com certeza, vão agradar seu paladar e fazer sucesso na sua mesa!
Arroz vermelho com linguiça caramelizada no balsâmico
Ingredientes:
- 3/4 de xícara de arroz vermelho
- 2 xícaras de água
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- 2 linguiças calabresa defumadas cortadas em rodelas
- 3 colheres de sopa de balsâmico
- Azeite, sal e pimenta do reino
- Ervas frescas picadas a gosto
Modo de preparo:
Leve a panela de pressão ao fogo alto, aquela um fio de azeite e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o arroz e refogue. Em seguida, adicione a água e o sal. Tampe a penela e espere pegar pressão. Abaixe o fogo e marque 25 minutos para que o arroz fique al dente.
Quando faltar 5 minutos para os 25 minutos recomendados, aqueça a panela pequena e coloque as linguiças para soltarem gordura. Se precisar, regue com um fiozinho de azeite. Quando começarem a dourar, acrescente o balsâmico e mexa até que reduzir.
Após o cozimento do arroz, desligue o fogo e espere que a pressão saia. Abra a panela e misture a linguiça ao arroz e deixe cozinhar mais 5 minutos. Para servir, salpique as ervas por cima.
Arroz Vermelho com Camarões e Panaché de Legumes
Ingredientes:
- 2 xícaras de arroz vermelho
- 1 abobrinha cortada em quadradinhos (sem as sementes)
- 1 de shitake cortado em tiras (+- 200g)
- 1 bandeja de shimeji separados em pedaços menores (+-200g)
- 3 dentes de alho bem picadinhos
- 1 cebola picada bem miudinha
- Salsa picadinha para decorar
- Azeite o quanto baste
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Camarões (calcule uma média de 10 unidades por cabeça)
Modo de preparo:
Comece cozinhando o arroz. Leve uma panela com cerca de 400ml de água ao fogo . Quando ferver, coloque uma colher de sobremesa de sal e o arroz. Enquanto o arroz cozinha (o que leva +- 400), corte a cebola e o alho bem picadinhos. Depois, separe o shitake, lave-os e corte-os em tiras fininhas. Faça o mesmo com o shimeji e separe-o em pedaços menores. Pique a abobrinha e escorra o arroz. Quando estiver tudo separado comece o preparo do panaché.
Numa panela aqueça um pouco de azeite e coloque a cebola e alho para refogar. Coloque primeiro a abobrinha. Misture para que ela pegue gosto. Coloque os camarões na panela e misture. Deixe refogar um pouco. Agora, acrescente o shimeji e o shitake. Misture um pouco e deixe que tudo cozinhe por uns 10 minutinhos. Coloque um pouco de pimenta-do-reino e acerte o sal. Reserve.
Em outra panela, coloque um pouco de azeite e o restante da cebola e do alho. Deixe branquear e coloque o arroz já cozido. Misture bem. Agora misture bem o panaché que estava reservado. Sirva o arroz quente enfeitado com a salsinha.
Gostou? A gente aposta que deu água na boca! rs Então, corra para a Banca do Ramon e garanta já os seus ingredientes!