Os fãs de queijo, por certo, já conhecem a delícia que é o famoso queijo português Serra da Estrela. Feito a partir de leite de ovelha, ele leva o nome da região onde se concentram os pastos de ovelhas em Portugal. As mais antigas menções a este queijo datam do século XII, tornando-o o mais antigo dos queijos portugueses.
Sua característica mais marcante é a pasta semi-mole e amanteigada, que lhe confere uma casquinha mais firme e um miolo suculento. Ainda hoje, a produção é feita de maneira artesanal: apenas com leite de ovelha da raça Bordaleira e o tempo de curagem é de 60 dias a 120 dias em câmaras com temperaturas e umidades controladas.
E como boa parte dos queijos, ele vai bem de várias formas! Puro, em recheios, petiscos, assado… Mas hoje a gente vai te ensinar uma receita muito especial: o petit gâteau de queijo da Serra da Estrela! Essa é para quem ama doces (mas não tãaao doces) e queijo. A pedida certa!
Ingredientes
Para o bolinho:
- 200g de queijo da Serra da Estrela
- 150g de cream cheese
- 50g de queijo parmesão ralado
- 200g de manteiga
- 4 ovos
- 4 gemas
- ½ xícara de farinha de trigo peneirada
- Manteiga para untar
Para o caramelo:
- 1 xícara de vinho do Porto
- 1 xícara de açúcar
- Raspa de 1 fava de baunilha aberta ao meio
Modo de preparo
Para o bolinho:
Derreta os queijos e a manteiga em banho-maria, misturando bem. Junte os ovos e as gemas e misture bem. Por último, acrescente a farinha e o açúcar e mexa até formar uma massa homogênea. Envolva a massa em filme plástico e deixe descansar por no mínimo 1 hora na geladeira.
Para o caramelo:
Leve tudo ao fogo baixo e ferva por 10 minutos até o ponto de calda rala (quando começar a brilhar).
Montagem:
Unte seis forminhas individuais com manteiga e distribua a massa, deixando um espaço vazio. Leve ao forno preaquecido a 220 graus e asse por cerca de 10 minutos. Desenforme e sirva acompanhado do caramelo de vinho do porto.
É de dar água na boca, né?! Então, corra pra Banca do Ramon e garanta já o seu! Além do autêntico queijo português, também temos a versão nacional, que segue os mesmo padrões de fabricação e possui um custo x benefício incrível. Você não pode perder!