Para quem ama um embutido, não pode deixar de conhecer o salpicão português, o defumado tradicional da cozinha portuguesa. Sua origem está nas regiões de Trás-os-Montes, Castelo Branco de Mogadouro e da Vila do Vimioso. Há registros de que sua produção começou em meados do século XVIII.
A primeira vista, ele lembra um salame, por seu formato cilíndrico e cor avermelhada. É feito com carne de porco da raça Bísara e leva condimentos, como sal, vinho branco ou tinto, alho, colorau doce ou picante e folhas de louro. Após ser temperada, a carne repousa durante oito dias para ganhar sabor.
Para ser um autêntico salpicão português, é preciso ter o selo de indicação geográfica, que fiscaliza desde as condições de criação do porto, até seu abate e as regras de preparo.
Por lá, já existem versões menos tradicionais, feitas com carne de frango e a mesma base de temperos e processo de preparo. Para os mais tradicionais, uma afronta à cultura portuguesa!
Os apaixonados costumam comer em fatias grossas, com um bom pão regado no azeite, ou até mesmo como recheio de sanduíches. Já as fatias fininhas, como todo bom petisco, acompanham uma taça de vinho. No caso, os mais indicados são os Cabernet Sauvignon, que por seu sabor mais marcante, harmonizam bem com embutido. Mas uma cerveja gelada também cai bem! A indicação aqui é uma boa Bock, que equilibra perfeitamente a doçura e o amargor da bebida, e harmoniza muito bem com o tira-gosto.
Ficou curioso? Então, não perca tempo e experimente! Aqui na Banca do Ramon, temos uma ótima opção de um autêntico salpicão português e entregamos aí, na sua casa!
Confira nossa categoria especial de embutidos e aproveite nossos ótimos preços!